Marcadores

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Condor dos Andes


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Cathartidae
Gênero: Vultur
Espécie: Vultur gryphus

O condor dos Andes é uma ave de rapina  encontrada normalmente em altitudes superiores a 3000 metros, mas também frequenta as terras baixas do litoral. Vive ao longo da Cordilheira dos Andes até a costa da Argentina. Forma grupos de aproximadamente 20 indivíduos, exceto na época do acasalamento, quando vive em pares. Pode avistar uma presa a quilômetros de distância.
Sua envergadura de asas é de 3 metros. Graças a isso, é capaz de planar aproveitando as correntes de ar. É uma vantagem, pois não gasta muita energia ao voar. Alimenta-se de carniça, mas pode atacar animais fracos, doentes e filhotes. Também pode se alimentar de ovos de aves.
O macho corteja a fêmea e ela põe um único ovo geralmente num ninho feito na beira de um penhasco. A eclosão do ovo demora de 54 a 58 dias. Após isso, o casal cuida do filhote por um ano. Por esta razão que um casal só se reproduz geralmente de dois em dois anos.
Um parente próximo do condor dos Andes é o condor da Califórnia ( Gymnogyps californianus). Infelizmente, o condor da Califórnia corre risco de extinção.




Condor da Califórnia






Todas as imagens foram retiradas dos livros da coleção Mundo dos Animais, Editora Nova Cultural
Curiosidades:
  • Na América do Sul, acredita-se que os condores têm poderes curativos. Diz-se que comer ossos de condor ajuda no reumatismo, seus estômagos curam câncer de mama e seus olhos melhoram a visão.
  • Quando está calor, o condor urina nas próprias patas. A urina evapora e o ajuda a se refrescar.
  • Geralmente o condor põe apenas um ovo, mas ocasionalmente acontece de nascerem dois filhotes. Eles brigam até que sobre apenas um filhote no ninho.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Coala

Imagem retirada da coleção Mundo dos Animais, Editora Nova Cultural
Classificação

Reino: Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Marsupiais
Família: Phalangeridae
Gênero: Phascolarctos
Espécie: Phascolarctos cinereus

Apesar de se parecer com um urso, o coala é um marsupial, ou seja, é do mesmo grupo (ordem) ao qual pertence o canguru. Todos os marsupiais possuem marsúpio, uma "bolsa" onde o filhote fica após o nascimento. 
Seu habitat são as florestas de eucalipto da Austrália. Alimenta-se somente de folhas de eucalipto, árvore na qual passa praticamente sua vida inteira. É das folhas de eucalipto que retira toda água que necessita. Raramente desce ao chão.
Sua gestação dura de 33 a 36 dias. O filhote de coala passa 6 meses dentro do marsúpio. Ao sair do marsúpio, ele passa mais 6 meses nas costas da mãe. Depois desse tempo, torna-se independente.

Curiosidades:
  • O coala passa 14 horas por dia dormindo, devido ao baixo valor nutritivo das folhas. Passa o restante do dia praticamente comendo.
  • Os filhotes de coala ingerem fezes da mãe para poderem absorver os seus primeiros anticorpos.
  • O coala apenas se alimenta de 3 espécies de eucalipto, por isso pode se tornar difícil de conservá-lo em cativeiro, devido à sua dieta bastante específica.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tigre

Imagem atualizada. Foto tirada no Zoológico de Sorocaba.


Classificação
Reino: Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnívoros
Família: Felidae
Gênero: Phantera
Espécie: Phantera tigris

O tigre é um mamífero do grupo dos grandes felinos. Este grupo difere de outros felinos pelo seu tamanho e pelo formato especializado de sua garganta que lhe permite rugir. Seu comprimento varia de 1,40m a 2,60 m. Pode ter de 90 centímetros de altura até 1 metro. O tigre é caracterizado pela disposição de suas listras, que funcionam da mesma maneira da impressão digital humana, ou seja, cada tigre tem sua padrão de listras. Elas também são utilizadas para camuflagem, isto é, para se confundir com o ambiente. Isso é de grande ajuda em suas caçadas.
Seu habitat são as florestas temperadas da Ásia. Originalmente da Sibéria, espalhou-se por outras localidades como Índia, Sumatra, Cáspio e China.Seu distribuição pela Ásia deu origem a diversas subespécies, que se distiguem umas das outras pelo tamanho e também pela aparência: tigre da Sibéria (Panthera tiguis altaica), tigre da China (Phantera tigris amoyensis), tigre do Cáspio (Phantera tigris virgata), tigre de Bengala (Phantera tigris tigris)  e o tigre de Sumatra (Phantera tigris sumatrae). O tigre da Sibéria ainda é a subespécie mais comum. Infelizmente, o tigre do Cáspio encontra-se atualmente extinto.
Leva uma vida solitária, exceto na época do acasalamento. Seu período de gestação é de aproximadamente 100 dias.Gera de um a três filhotes. Os filhotes brincam entre si, desenvolvendo comportamentos que terão quando adultos. Após três anos de idade, o tigre pode ser considerado independente.
Sua alimentação inclui principalmente suínos, bovinos e cervídeos selvagens.



Tigre de Bengala






Tigre de Sumatra



Tigre da Sibéria




Tigre da China









Tigre do Cáspio


Imagens retiradas dos livros Mundo dos Animais Editora Nova Cultural