Marcadores

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Planária

Imagem retirada da Internet
Classificação:
Reino Animal
Filo: Platelmintes
Classe: Rhabbditophora
Ordem: Tricladida
Família: Dugesiidae
Gênero: Girardia
Espécie: Girardia tigrina

Esta é uma das espécies de vermes platelmintos de vida livre, ou seja, não são parasitas. Estes vermes são conhecidos popularmente como planárias. São vermes com aproximadamente 1,5 cm de comprimento. Seu habitat são córregos, lagos e ambientes úmidos. Alimentam-se de moluscos, outros vermes e cadáveres de outros animais.
São animais bastante simples. Respiram e eliminam seus excretas pela pele. Possuem sistema nervoso também muito simples. Possuem dois ocelos na região da cabeça que são apenas capazes de perceber mudanças de luz.
São hermafroditas, isto é, possuem estruturas masculinas e femininas. Quando duas planárias adultas se encontram, elas trocam espermatozóides. Após isso, elas se separam e põe ovos. É a reprodução sexuada.
Podem se reproduzir assexuadamente por divisão binária.

Curiosidades:

  • Se uma planária for cortada em pedaços, cada um deles pode se regenerar, formando uma planária completa, mostrando uma capacidade espantosa de regeneração.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Rato Canguru

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Rodentia
Família:  Heteromyidae
Gênero: Dipodomys
Espécie: Dipodomys deserti

O rato-canguru, apesar do nome, não é parente do canguru, mas sim um roedor. As patas posteriores são muito desenvolvidas, enquanto as anteriores são pouco desenvolvidas. Movimenta-se aos saltos, como faz o canguru. É um animal bastante ágil, que está bem adaptado ao ambiente hostil do deserto. Vive nos Estados Unidos e parte do México.
Sendo um animal que vive no deserto, retira dos seus alimentos (pequenas frutas e grãos), toda água de que necessita. Além disso, produz fezes secas e produzindo urina bem concentrada. Durante o dia, fica em tocas profundas e sai à noite para procurar alimento.
Pode acasalar de duas a três vezes por ano. Sua gestação é de aproximadamente 32 dias e pode dar à luz até 7 filhotes. Vive de  3 a 5 anos.

Curiosidades:
  • Quando ameaçado por predadores, joga areia no inimigo. Utiliza este recurso até mesmo com cobras.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Piranha Vermelha

Devido à onda de ataques de piranhas a pessoas no Piauí, este peixe será o tema desta postagem.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online


Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Cypriniformes
Família: Characidae
Gênero: Pygocentrus
Gênero: Pygocentrus nattereri

À primeira vista, a piranha não parece um peixe perigoso, pois é um peixe pequeno. Mas o verdadeiro perigo está nos dentes extremamente afiados, no fato de viverem em cardumes numerosos e ser  um peixe extremamente voraz. Há quem diga que podem devorar uma vaca em apenas alguns minutos.
A piranha vermelha vive em rios e lagos no norte e no centro da América do Sul, incluindo a região amazônica, a bacia do rio São Francisco e Rio Paraná. É a espécie mais comum. Alimenta-se de outros peixes, anfíbios, aves e mamíferos. É considerada a mais agressiva das espécies de piranha.
Por incrível que pareça, a mãe piranha é extremamente zelosa e protetora no cuidado com os ovos. Pode pôr cerca de mil ovos com período de incubação de aproximadamente 9 dias. Pode viver cerca de dez anos.
Piranhas tem sido um grande problema em rios onde não existem tucunarés e traíras, que são predadores dos ovos da piranha. Outros predadores da piranha são jacarés e garças.

Curiosidades:
  • Seu nome tem origem no tupi-guarani, língua dos indígenas brasileiros. Significa literalmente “peixe cortante”.
  • Em algumas regiões do Brasil existe o “boi de piranha”, que é uma prática adotada pelos criadores de gado. Quando precisam atravessar um rio infestado por piranhas, eles escolhem algum animal que seja velho ou esteja doente e o colocam na água. Enquanto as piranhas devoram o boi escolhido, os demais fazem a travessia sem dificuldade.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Orca

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Cetacea
Família: Delphinidae
Gênero: Orcinus
Espécie: Orcinus orca

A orca é conhecida como “baleia-assassina”, apesar do nome popular é parente mais próxima dos golfinhos do que das baleias. É o maior membro de sua família. Seu habitat são os oceanos e mares de todo o mundo, porém prefere viver nas águas costeiras frias e temperadas. Vive em bandos. Alimenta-se de mamíferos marinhos (focas e leões marinhos), peixes e moluscos, como a lula e o polvo. Algumas vezes ataca baleias. Faz isso em grupo. 
Sua gestação é de aproximadamente 16 meses e dá à luz a apenas um filhote por vez. O filhote é cuidado muito bem pela mãe até os 18 meses de idade. Pode viver aproximadamente 50 anos.
Graças a programas de conservação, a orca não se encontra em risco de extinção.

Curiosidades:
  • A fama de “baleia assassina” veio do fato de ter sido vista, algumas vezes, caçando focas ou leões marinhos e sacudindo suas presas com violência.  

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Rinoceronte Negro

Essa postagem é em homenagem à Exposição "Rino Mania" que está ocorrendo na cidade de São Paulo.

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe:Mamíferos
Ordem:Perissodactyla
Família:Rhinocerotidae
Gênero: Diceros
Espécie: Diceros bicornis
O rinoceronte negro é conhecido por ser um famoso "tanque" da natureza. Pode atingir até um metro e meio de altura e pesar duas toneladas. Sua visão é deficiente, mas o olfato é bastante aguçado. Poucos são seus inimigos naturais, pois além de forte e pesado, seu corpo é coberto por uma pele bem espessa. Seu habitat são os desertos, savanas, pradarias e regiões montanhosas da África oriental. Alimenta-se sobretudo de plantas arbustivas.
Geralmente vive solitário. Forma pares apenas na época do acasalamento, quando o macho faz uma violenta corte com a fêmea. Sua gestação é de até 16 meses e gera apenas um filhote. Pode viver até 40 anos. Infelizmente encontra-se em crítico risco de extinção.

Curiosidades:
  • Seus chifres são constituídos de queratina, a mesma substância que forma as unhas e cabelos.
  • Por ser muito pesado, numa corrida o rinoceronte tem muita dificuldade para se desviar de obstáculos. Apesar disso, pode atingir uma velocidade de 50 km/h.
  • A palavra rinoceronte significa "chifre no nariz".
 Links:
Fotos da Rino Mania no Yahoo

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Salangana

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
 Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Apodiformes
Família: Apodidae
Gênero: Collocalia
Espécie: Collocalia maxima

Esta ave é parente próxima do andorinhão preto. Seu habitat são as florestas subtropicais da Indonésia, Malásia, Cingapura, Filipinas e Vietnã. Faz seus ninhos em cavernas. A matéria-prima para sua construção são algas, que são unidas com ajuda de sua saliva. Põe de 2 a 3 ovos, com período de incubação de 28 dias.
Alimenta-se de insetos que captura em pleno vôo.

Curiosidades:
  • Na China, seu ninho é um prato caro e considerado fino. É a “sopa de ninho”.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Gambá


Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
 Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Marsupialia
Família: Didelphidae
Gênero: Didelphis
Espécie: Didelphis marsupialis

Este animal é um marsupial, assim como o canguru e o coala. Não deve ser confundido com o cangambá. Apesar disso, é um dos marsupiais americanos mais conhecidos. Tem aproximadamente o tamanho de um gato, mas curiosamente sua aparência se assemelha a de um rato.
Seu habitat são as florestas desde a Argentina até os Estados Unidos.
Procria três vezes por ano e pode dar à luz de 10 a 15 filhotes. Os filhotes nascem pouco desenvolvidos e passam dois meses de suas vidas dentro do marsúpio. Após esse tempo, são carregados nas costas da mãe.
Alimenta-se de ratos, pássaros, lagartos, rãs, insetos, ovos e frutas.
Pode viver até 5 anos.

Curiosidades:
  • Quando perseguido por predadores costuma se fingir de morto. Outro recurso é expelir um líquido fétido das suas glândulas axilares.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Tubarão Branco


Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
 Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Chondrichthyes
Ordem: Lamniformes
Família: Lamnidae
Gênero: Carcharodon
Espécie: Carcharodon carcharias

O tubarão branco é um dos maiores peixes predadores marinhos. No seu ambiente, é o topo da cadeia alimentar. Seu habitat são os oceanos temperados e tropicais de todo o mundo. Alimenta-se de mamíferos marinhos como focas e leões marinhos, e também de peixes e golfinhos. Capta suas presas através de ondas elétricas e também pelo olfato muito aguçado. Pode sentir uma gota de sangue a quilômetros.
É uma espécie ovovivípara, isto é, seus filhotes são gerados a partir de ovos e posteriormente “dão a luz”, depois de um período de aproximadamente um ano. Gera apenas um filhote por vez, pois este, ainda dentro do corpo da mãe, alimenta-se dos ovos que gerariam seus irmãos, num processo conhecido como oofagia. Pode viver até 40 anos. Infelizmente, esse formidável predador encontra-se em risco de extinção.

Curiosidades:
  • O tubarão não gosta de carne humana, pois esta não possui muita gordura. Acredita-se que quando humanos são atacados, foram confundidos com animais marinhos.
  • Possui várias fileiras de dentes em sua boca. Os dentes de trás vão se erguendo à medida que os dentes que estão na frente caem.
 Links:

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Esturjão

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural


Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Acipenseriformes
Família: Acipenseridae
Gênero: Acipenser
Espécie: Acipenser sturio

O esturjão é um peixe de grande porte que vive nas águas costeiras do hemisfério norte. A exemplo do salmão, passa sua fase juvenil em água doce e em seguida vive no mar. Durante a primavera, deixa o mar e parte para a cabeceira dos rios para reprodução. A fêmea põe milhares de ovos nas águas calmas e pouco profundas. Depois de uma semana, os filhotes nascem. Estes permanecem no rio por três anos e após esse período migram para o mar. Existem algumas espécies de esturjão que são exclusivamente de água doce e outras que vivem uma parte da vida em água doce, migrando posteriormente para água salgada. Alimenta-se de pequenos crustáceos, moluscos e peixes. Existem outras 22 espécies de esturjão.

Curiosidades:
  • Infelizmente, praticamente todas as espécies de esturjão estão em risco de extinção. Isso porque as ovas desse peixe são usadas na fabricação do caviar, considerado uma iguaria “fina”. É um prato caro, chegando a custar cerca de três mil dólares, o quilo. Os peixes são mortos para a extração de suas ovas.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Diabo da Tasmânia

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Marsupialia
Família: Dasyuridae
Gênero: Sarcophilus
Espécie: Sarcophilus harrisii

O diabo da Tasmânia é um marsupial, assim como o canguru e o coala, conhecido por sua ferocidade lendária. Seu habitat são as florestas e montanhas da Tasmânia. É um poderoso predador e possui maxilares muito fortes. Alimenta-se de rãs, cobras, cangurus, ovelhas e coelhos. Não despreza carniça.
Geralmente vive solitário, em pares apenas na época do acasalamento. Acasalam-se em março e um mês depois dão à luz até 4 filhotes. A mãe cuida sozinha dos filhotes. Pode ter uma expectativa de vida de aproximadamente oito anos.
É abundante hoje em dia, graças a leis de proteção.

Curiosidades:
  • O diabo da Tasmânia existia também na Austrália há muitos anos atrás, mas foi exterminado neste país  por ser acusado de atacar ovelhas e animais domésticos.
  • Ganhou o nome popular de “diabo” em razão dos seus fortes maxilares e de seus urros.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Sabiá Laranjeira

No Dia da Independência do Brasil, nada mais justo que escrever sobre a ave-símbolo do país.
Foto atualizada.

Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Turdidae
Gênero: Turdus
Espécie: Turdus rufiventris

É encontrado por todo o Brasil, exceto na região amazônica. Seu habitat original são as florestas e matas abertas, mas é facilmente encontrado em ambientes urbanos. É um pássaro bem territorial, não aceitando a presença de outras espécies de aves em seu território. Alimenta-se de frutos e insetos.
O macho e a fêmea são muito parecidos. Na natureza, procria entre os meses de setembro a janeiro. Põe de 2 a 3 ovos, com período de incubação de 13 dias. Procria até 3 vezes por ano. Vive cerca de 30 anos.

Curiosidades:
Abaixo um vídeo do canto do sabiá:



Agradeço ao usuário do Youtube pelo belo vídeo.


    terça-feira, 6 de setembro de 2011

    Leão Marinho da Califórnia

     
    Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
     Classificação:
    Reino Animal
    Filo: Cordados
    Classe: Mamíferos
    Ordem: Pinnipedia
    Família: Otariidae
    Gênero: Zalophus
    Espécie: Zalophus californianus

    O leão marinho da Califórnia é um animal bem adaptado à vida aquática e à terrestre. É um bom nadador e também pode se deslocar com desenvoltura em terra firme. Seu habitat são as águas oceânicas e costeiras desde o Canadá, passando pela Califórnia até o México. Alimenta-se de peixes, polvos e lulas.
    Normalmente vive em grupos. Na época da reprodução, é feroz a disputa dos machos pelas fêmeas. Um macho pode ter um harém de até vinte fêmeas. A gestação é de 11 meses e dá à luz a apenas um filhote. A fêmea cuida sozinha do filhote. Pode viver até 20 anos em liberdade e até 34 anos em cativeiro. É protegido por lei.

    Curiosidades:
    • É facilmente encontrado em aquários, zoológicos e circos, pois pode ser treinado para aprender truques.
    • Quando uma mãe morre, o filhote dificilmente sobrevive sozinho. Outros perigos consistem em ser atacado por predadores e ser pisoteado por machos adultos.
    • Ao contrário da foca, o leão marinho é capaz de se movimentar em terra usando as patas traseiras.

    segunda-feira, 5 de setembro de 2011

    Ariranha

    Esta postagem é em homenagem ao sargento Sílvio Delmar Hollenbach. Super heróis não precisam de super poderes para praticar o bem. Que seu feito seja lembrado hoje e sempre.
    Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

    Classificação:
    Reino Animal
    Filo: Cordados
    Classe: Mamíferos
    Ordem: Carnivora
    Família: Mustelidae
    Gênero: Pteronura
    Espécie: Pteronura brasiliensis

    A ariranha é o maior representante das lontras. Também é conhecida como lontra gigante. Seu habitat são os rios das florestas tropicais úmidas da América do Sul (Venezuela, Guianas, Suriname, Bolívia, Equador, Paraguai, Peru e Brasil). É um animal social. Alimenta-se de peixes e caranguejos de água doce. Nada muito bem, graças às membranas interdigitais que tem nas patas. Seus bigodes ajudam a detectar suas presas, que são capturadas com ajuda de suas patas fortes. Utiliza uma secreção produzida por suas glândulas anais para marcar território.
    A ariranha se reproduz na estação seca. Sua gestação dura até 70 dias e pode dar à luz até 5 filhotes por ninhada. O macho e a fêmea cuidam juntos da ninhada. Pode viver até 14 anos.
    Infelizmente encontra-se em risco de extinção, devido à caça, poluição e destruição de seu habitat.

    Curiosidades:
    • No Equador, o povo indígena acredita que a ariranha seja portadora de poderes mágicos e que ajudam os xamãs. Por isso, eles não a incomodam de maneira alguma.
    • Em 1977, no zoológico de Brasília, o sargento Sílvio Delmar Hollenbach, foi morto em decorrência do ataque de ariranhas. Ele passeava pelo zoológico com sua família. Quando ficou sabendo que um garoto de 13 anos havia caído no recinto das ariranhas, sem hesitar, pulou para dentro. O menino se salvou, mas o sargento Sílvio morreu em conseqüência das mordidas das ariranhas. Especialistas acreditam que os animais o atacaram por terem se sentido ameaçados, pois de acordo com a literatura são muito raros ataques desse tipo.

    sexta-feira, 2 de setembro de 2011

    Tamanduá Bandeira


    Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

    Classificação:
    Reino Animal
    Filo: Cordados
    Classe: Mamíferos
    Ordem: Xenarthra
    Família: Myrmecophagidae
    Gênero: Mymercophaga
    Espécie: Mymercophaga tridactyla

    O fato de não possuir dentes, não atrapalha o tamanduá bandeira em suas refeições. Primeiro localiza um formigueiro ou cupinzeiro e escava um buraco com suas patas anteriores fortes. A seguir, enfia sua língua comprida e pegajosa no buraco. Possui o olfato muito apurado em contraste com sua visão deficiente. Seu habitat são os cerrados da Guatemala até a Argentina.
    Geralmente vive solitário, só procurando companheiro na época do acasalamento. A gestação é de 190 dias e dá a luz a apenas um filhote. A fêmea cuida sozinha dele e o carrega nas costas. Vive cerca de 20 anos.
    Infelizmente, está ameaçado de extinção.

    Curiosidades:
    • A língua atinge cerca de um metro de comprimento e pode ser projetada para fora da boca e recolhida até 160 vezes por minuto.
    • A expressão “abraço de tamanduá” vem do fato de que quando ameaçado, crava suas garras fortes no adversário.

    quinta-feira, 1 de setembro de 2011

    Golfinho Nariz de Garrafa


    Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
     Classificação:
    Reino Animal
    Filo: Cordados
    Classe: Mamíferos
    Ordem: Cetacea
    Família: Delphinidae
    Gênero: Tursiops
    Espécie: Tursiops truncatus

    É um mamífero aquático extremamente inteligente. É um dos maiores dos golfinhos conhecidos. Deve seu nome ao seu focinho comprido, que lembra o gargalo de uma garrafa.
    Seu habitat são as águas temperadas e tropicais do Oceano Atlântico, mas é possível encontrá-los próximo do Havaí e da Flórida. Vive em pequenos grupos sociais. Comunicam-se com seus companheiros de cardume utilizando-se de sons distintos e linguagem corporal. Alimentam-se de peixes e lulas.
    Procria num intervalo de dois ou três anos. Seu período de gestação é de 12 meses e dá à luz a apenas um filhote. Pode viver aproximadamente 40 anos.

    Curiosidades:
    • Contam os mitos gregos, que o imperador Poseidon, deus dos mares, atribuiu ao golfinho um lugar entre as constelações. Isso se deve ao fato de ter salvado o bardo Arion de morrer afogado.
    Links: