Marcadores

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Morcego Pescador


Para comemorar o Halloween, ou melhor, o Dia do Saci ( aqui no Brasil), estou postando o vencedor da última enquete. Obrigado aos que votaram, por terem participado!

Imagem retida de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Chiroptera
Família: Noctilionidade
Gênero: Noctilio
Espécie: Noctilio leporinus

O morcego pescador é um excelente caçador que retira com eficiência suas presas da água com ajuda de suas garras afiadas em forma de gancho. Assim como as outras espécies de morcego, utiliza a ecolocalização para encontrar suas presas. Para isso, emite guinchos que refletem nos obstáculos e são captados por suas possantes orelhas. Alimenta-se de peixes, caranguejos e insetos aquáticos. Vive em grandes grupos e tem hábitos noturnos, como todos os morcegos.
Seu habitat são as áreas úmidas e tropicais, sempre próximas aos cursos de água, pois é um morcego adaptado para capturar presas aquáticas. Está presente também em áreas urbanas. Pode ser encontrado na América Central e do Sul, do México à Argentina e também ilhas do Caribe.
Dá à luz a apenas um filhote na estação úmida, na qual as presas são mais abundantes. Sua gestação é de aproximadamente 16 semanas. Pode viver até 11 anos.
Apesar de ser relativamente uma espécie comum, pode futuramente sofrer um declínio na sua população devido à poluição das águas.

Curiosidades:
  • É conhecido também como “morcego buldogue”, devido aos seus lábios carnudos e inchados.
  • Os sons emitidos pelos morcegos não podem ser ouvidos pelos humanos.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Rã Touro Americana


Como faz um bom tempo que eu não posto um anfíbio, então resolvi postar esse animal hoje.
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Ranidae
Gênero: Lithobates
Espécie: Lithobates catesbeianus

A rã touro americana recebeu esse nome porque seu coaxar é semelhante a um touro mugindo. É um predador voraz. Engole quase tudo que possa caber em sua boca. Pode devorar pequenas cobras, insetos, crustáceos, peixes, pequenos mamíferos e aves, e até outras rãs. Ao contrário dos adultos, que são carnívoros, os girinos são vegetarianos, alimentando-se exclusivamente de algas.
Seu habitat original são os cursos d’água e áreas úmidas dos Estados Unidos. Porém, já foi introduzida em outras partes do mundo, como Europa, Ásia e América do Sul.
Geralmente é um animal solitário, só procurando companheiro na época do acasalamento. A fêmea põe cerca de 20 mil ovos na água. Seu período de incubação é de até 20 dias. Torna-se adulta por voltados 3 anos de idade. Pode viver até 15 anos
Hiberna no inverno. Utiliza-se das reservas de gordura que acumulou durante o restante do ano.
São considerados animais úteis porque combatem insetos nocivos, mas seu apetite voraz tem prejudicado o desenvolvimento dos outros tipos de rã em muitos locais onde foi introduzida. É um animal bem comum.

Curiosidades:
  • No prato feito com pernas de rã, geralmente é utilizada essa espécie.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Aranha Marrom

Eis o resultadado da enquete em homenagem ao Halloween. No total foram 16 votos. Em primeiro lugar ficou o morcego pescador com 8 votos (ou 50%), em segundo lugar ficou o morcego frugívoro com 7 votos (ou 43%) e em último ficou o morcego insetívoro com um voto (ou 6%). Então o morcego pescador será postado no dia do Haloween, 31 de outubro. Obrigado a todos que participaram votando! Sua participação é muito importante para mim!
Imagem retirada da Internet

Classificação:
Reino Animal
Filo: Artrópodes
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Família: Sicariidae
Gênero: Loxosceles sp

A aranha marrom é um gênero de pequenas aranhas não agressivas, porém são muito perigosas. É considerada uma das aranhas mais venenosas do mundo. Mede aproximadamente 3 milímetros. Os acidentes mais frequentes ocorrem dentro das casas, quando é comprimida dentro de roupas, sapatos, toalhas e camas.
Produzem dor pouco intensa no momento da picada. Após 12 a 24 horas, ocorrem, no local da picada,  bolhas e escurecimento da pele (necrose). Também pode ocorrer escurecimento da urina, febre, vermelhidão e coceira na pele. A vítima deve ser levada com urgência ao pronto-socorro.
Em seu ambiente natural vive dentro de frestas e cascas de árvores, embaixo de folhas e pedras. A fêmea põe cerca de 130 ovos por vez. Alimentam-se de pequenos insetos como pulgas, traças e formigas.
Existem cerca de 80 espécies conhecidas só na América e oito no Brasil.

Links:

Assistam também ao video abaixo, achei bem didático: 





terça-feira, 18 de outubro de 2011

Lontra Marinha


Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
 Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Mustelidae
Gênero: Enhydra
Espécie: Enhyda lutris

A lontra marinha, de acordo com os cientistas, evoluiu de ancestrais terrestres para viver na água. Apresenta muitas características de animal marinho: corpo cilíndrico, cauda achatada, membranas entre os dedos e músculos especiais que fecham as narinas e as orelhas, para evitar a entrada de água. Seu habitat são as águas costeiras da Rússia, Alasca e Califórnia. Alimenta-se de peixes, crustáceos, estrelas-do-mar e moluscos.
Geralmente é um animal solitário, mas ocasionalmente vive em pequenos grupos. Sua gestação é de 4 a 5 meses, dando à luz a apenas um filhote. Vive até 23 anos.
Seus principais inimigos naturais são os tubarões e as orcas.
Infelizmente, encontra-se em perigo de extinção, devido à caça e ao derramamento de óleo.

Curiosidades:
  • É um dos raros animais que utilizam ferramentas. Quando se alimenta de crustáceos e moluscos, como caranguejos, ostras e mariscos, utiliza uma pedra para quebrá-los. Faz suas refeições nadando deitada de costas.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Onça Parda


Devido a alguns casos de aparecimento de onças em cidades da Grande São Paulo, este belo animal é o tema da postagem de hoje. Segundo especialistas, esses animais têm sido encontrados nas cidades devido à destruição de seu habitat.
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Felis
Espécie: Felis concolor

Esse felino é conhecido também como suçuarana,  leão da montanha ou puma, dependendo da região em que é encontrado. Seu habitat são as florestas tropicais, áreas áridas, montanhas e áreas pantanosas desde o Canadá até a Patagônia. Pode atingir até 2,4 metros de comprimento e pesar até cem quilos. Sua alimentação é bastante variada, dependendo da região em que habita. Pode alimentar-se de cervos, esquilos, lebres e  ratos.
É um animal tímido e solitário. Evita contato com outros membros de sua espécie durante quase toda sua vida, exceto na época do acasalamento. Sua gestação é de 90 a 96 dias e dá à luz até seis filhotes. Pode viver até 12 anos em liberdade e mais de 20 em cativeiro. Infelizmente encontra-se ameaçada de extinção.

Curiosidades:
  • Emite miados como o gato doméstico, porém mais altos.
  • Os nativos americanos adoravam a onça parda como a um deus.
  • Seu nome científico significa "gato de uma só cor".
 Links:

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Lêmure de Cauda Anelada

Postando hoje o vencedor da enquete do Dia das Crianças! Feliz Dia das Crianças a todos!

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
 Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Primates
Família: Lemuridae
Gênero: Lemur
Espécie: Lemur catta

O lêmure-de-cauda-anelada é um primata, assim como o gorila e os outros macacos. Pertence a um grupo primitivo conhecido como próssimos, ao qual também pertence o társio. Seu habitat são as florestas de Madagascar, uma pequena ilha da costa sudeste da África. Alimenta-se de frutas, folhas, flores, cascas de árvores e seiva. É diurno.
É um animal bem social, vivendo em grupos de até 14 indivíduos.  São animais muito territoriais. Marcam território usando secreções odoríferas expelidas por glândulas situadas nos antebraços. Sua gestação é de até 138 dias. Geralmente dão à luz a apenas um filhote. Se o alimento for abundante, têm gêmeos. Vivem até 20 anos.
Encontram-se em extinção na natureza.

Curiosidades:
  • Seu nome deriva da linguagem dos nativos de Madagascar e significa “fantasma”. Era chamado assim devido aos seus gritos assustadores e sua cara que parece estar coberta com uma máscara.
  • Apesar de estar em extinção na natureza, é bem sucedida sua reprodução em cativeiro.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Preguiça de Três Dedos


Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Xenarthra
Família: Bradypodidae
Gênero: Bradypus
Espécie: Bradypus tridactylus

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
As preguiças são animais conhecidos pela sua lentidão e pelo hábito ficar penduradas de cabeça para baixo nos galhos das árvores. São parentes dos tamanduás. Seu habitat são as florestas tropicais da América do Sul. Passam praticamente toda sua vida nas árvores. Só descem ao chão para urinar e defecar.  Alimentam-se de folhas de árvores da floresta. É um dos animais de metabolismo mais lento da natureza. Mesmo para comer não demonstram nenhuma voracidade. Até mesmo seu sistema digestório funciona lentamente. Defecam apenas uma vez por semana. Sua digestão é auxiliada por bactérias que vivem em seu estômago. Apesar de lentas, defendem-se muito bem dos inimigos utilizando-se de suas fortes garras.
Geralmente é um animal solitário. Só forma pares na época do acasalamento. Após acasalar, macho e fêmea se separam. A fêmea dá à luz a apenas um filhote numa gestação de até seis meses. Vive cerca de doze anos.

Curiosidades:
  • No pelo da preguiça crescem algas, que tornam seu pelo esverdeado, proporcionando-lhe uma excelente camuflagem. Nos seus pelos também vivem traças, carrapatos e outros pequenos invertebrados.
  • A preguiça é uma excelente nadadora.
  • Se a preguiça disputasse uma corrida de 100 metros, demoraria mais de uma hora para percorrer essa distância.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Límulo

Imagem retida de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação
Reino Animal
Filo: Artrópodes
Classe: Merostomata
Ordem: Xiphosura
Família: Limulidae
Gênero: Limulus
Espécie: Limulus polyphemus

Este animal também é conhecido como caranguejo ferradura. Apesar de seu nome popular, seus parentes mais próximos são os escorpiões. Seu corpo é coberto por uma "armadura"(concha dura) que protege seus órgãos internos, muito sensíveis. De tempos em tempos troca de concha para crescer. Seu habitat são as águas costeiras, mares e oceanos desde a costa leste da América do Norte até a península de Yucatan. Alimenta-se de moluscos, peixes mortos e algas. Aves marinhas são predadoras de seus ovos.
Os límulos procriam durante as marés altas da primavera e início do verão. Os adultos migram até a costa para desovarem.  A fêmea põe cerca de oitenta mil ovos, com período de incubação de até 30 dias. As larvas tornam-se adultas por volta dos 9 anos de idade. Pode viver até 18 anos.
Felizmente o límulo não se encontra em perigo de extinção, mas a destruição de seu habitat pode torná-lo uma espécie em perigo de extinção.

Curiosidades:
  • O límulo é utilizado em pesquisas científicas. Proteínas encontradas em seu sangue são usadas para testar remédios e vacinas e para garantir que os fármacos não estão contaminados com agentes que possam comprometer a saúde das pessoas.



terça-feira, 4 de outubro de 2011

Baiacu


Atenção leitores! Hoje estarei colocando uma nova enquete! Por favor votem!

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Tetraodontiformes
Família: Tetraodontidae
Gênero: Sphoeroides
Espécie: Sphoeroides rubripes

Este peixe é conhecido principalmente pelo hábito de se inflar, enchendo-se de ar e água. Ele se infla graças a uma bolsa extensível que possui, ligada ao sistema digestório. Durante o período em que está inflado, a passagem do estômago para o intestino é fechada por um esfincter (músculo) especial. O fato de nadar mal e ter dificuldade de fugir dos predadores, torna o ato de se inflar uma ótima defesa contra inimigos. Inflado, torna-se difícil de ser engolido. Além disso, sua carne é venenosa. O veneno se acumula sobretudo no fígado.
 O habitat dos baiacus são as águas tropicais. Existem espécies de água doce e água salgada. A espécie descrita neste artigo povoa os mares do Japão.
Curiosidades:
  • No Japão, o baiacu é conhecido como "fugu". É considerado uma iguaria e é muito caro. Há registros de muitas pessoas que morreram após a ingestão de sashimi de baiacu.
  • Em algumas localidades do Japão, baiacus criados em cativeiro foram alterados geneticamente para não produzirem veneno. Constatou-se que os baiacus sem veneno ficavam doentes mais frequentemente que os baiacus venenosos. Acredita-se que o veneno seja uma boa defesa contra agentes infecciosos.
  • O veneno produzido pelo baiacu é conhecido como tetrodotoxina.