Marcadores

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Rato

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Rodentia
Família: Muridae
Gênero: Rattus
Espécie: Rattus novergicus


Assim como a barata e o pombo, este roedor beneficiou-se da convivência com o ser humano e se tornou uma verdadeira praga urbana. É hospedeiro de inúmeras doenças. O rato é encontrado em todo o globo, exceto nas regiões polares. Originalmente era encontrado no norte da China. Chegou ao resto do mundo dentro dos navios. É onívoro, ou seja, alimenta-se praticamente de tudo que encontra: cereais, restos de comida humana e até carniça.  Tem hábitos predominantemente noturnos. O rato é um ótimo nadador e escalador.
Normalmente, o rato evita contato com os humanos, mas é um animal social. Vive em grandes grupos, refugiando-se em tocas. São animais com grande capacidade de reprodução. Reproduzem-se várias vezes por ano. Sua gestação é de aproximamente 21 dias. Dá à luz de 2 a 14 filhotes, em média 8. Uma fêmea pode ter aproximadamente 250 crias em um ano.Vive até 3 anos.

Curiosidades:
  • Os ratos também são utilizados em pesquisas científicas para testar medicamentos. Algumas pessoas os tem como animais de estimação. Neste caso, são conhecidos como twister ou mercol.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Xexéu

Créditos da foto ao biólogo Gabriel Morand. Clique na foto para enxergar melhor a ave.
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe:  Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Icteridae
Gênero: Cacicus
Espécie: Cacicus cela

Esta ave é encontrada na Amazônia, Nordeste do Brasil e Minas Gerais. Também encontrada no Panamá e demais países amazônicos (Guianas, Equador, Venezuela, Peru, Colômbia e Bolívia). Seu habitat são as florestas, campos com árvores, cerrados e florestas de galerias.
Vive em bandos de tamanho variável. Atinge a maturidade sexual ao torno dos 24 a 36 meses. Reproduz-se em colônias. O macho é polígamo, ou seja, acasala-se com várias fêmeas. Faz seu ninho usando folhas de palmeiras, capim e gravetos. O resultado é uma espécie de "bolsa pendurada".  Põe de 2 a 3 ovos.
É uma espécie onívora. Alimenta-se sobretudo de frutas e sementes. Às vezes, saqueia ninhos de outras aves.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Paragonimus westermani

Imagem retirada da Internet
Classificação:
Reino Animal
Filo: Platyhelmintes
Classe: Trematoda
Ordem: Plagiorchiida
Família: Troglotrematidae
Gênero: Paragonimus
Espécie: Paragonimus westermani

Este verme platelminto causa a doença humana conhecida como paragonimíase. É uma doença endêmica da Ásia, mas também ocorre na América. É transmitida ao homem quando ingere-se caranguejos e outros crustáceos crus, contaminados com o parasita. Os principais sintomas no ser humano são problemas pulmonares, dores e tosse severa acompanhada de sangue.
O ciclo de vida do parasita se inicia quando as fêmeas põem seus ovos no pulmão de um ser humano. Estes ovos são enviados pela corrente sanguínea até o intestino e podem ser eliminados através das fezes. Caso as fezes entrem em contato com a água, após duas semanas, os ovos chocam em larvas conhecidas como miracídios. Estes procuram um caramujo e penetram no seu corpo. Após 3 a 5 meses, se tornam uma forma larval conhecida como cercária. Esta sai do corpo do caramujo e penetra no corpo de um caranguejo ou lagosta e forma um cisto. Se um ser humano ingerir algum crustáceo cru contaminado com o parasita, o ciclo recomeça.
O sal não mata o Paragonimus, apenas cozimento e congelamento. Após ingerido, demora cerca de três meses para o verme começar a pôr ovos. Há casos documentados em que o parasita esteve alojado no corpo humano por cerca de 20 anos. A paragonimíase geralmente é tratada utilizando-se uma droga conhecida como praziquantel.

Curiosidades:
  • Cientistas e médicos acreditam que o fato de os asiáticos possuírem o hábito de se alimentar de comida crua, explique a alta incidência dessa doença na Ásia. Além disso, cerca de 80% dos crustáceos de água doce podem estar contaminados com o parasita.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Hiena Malhada

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família:  Hyeanidae
Gênero: Crocuta
Espécie: Crocuta crocuta



 A hiena é conhecida pelo papel de "lixeiro da natureza", isto é, alimenta-se de carcaças de animais mortos. Outro fato conhecido é o som que emite, bem parecido com a risada humana. Seu habitat são as florestas e savanas de quase toda África. Um fato que pouca gente tem conhecimento é que a hiena também sabe caçar (e muito bem). Porém, seus dentes são mais adaptados para rasgar a carne, não são bons para mastigar. Costuma caçar muitos dos mamíferos africanos.
As hienas vivem em pequenos grupos liderados por uma fêmea dominante. Esta dá à luz a um filhote. Raros são os gêmeos. Sua gestação é de aproximadamente 110 dias. Vive cerca de vinte anos.
Estes animais tem predominantemente hábitos noturnos.

Curiosidades:
  • Lendas antigas diziam que as hienas eram reencarnações de feiticeiros. Sua "risada" deixava as pessoas e animais paralisados de medo. Além disso, antecipava terríveis acontecimentos.


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Moloque

Imagem retida de " O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Agamidae
Gênero: Moloch
Espécie: Moloch horridus

Este lagarto de corpo espinhoso é conhecido também como diabo espinhoso. Seu habitat são os desertos australianos. Atinge cerca de 20 centímetros de comprimento. Alimenta-se exclusivamente de formigas, que captura usando sua língua pegajosa. 
A fêmea cava sua toca no chão do deserto e põe de 3 a 10 ovos, com período de incubação de aproximadamente 12 semanas. Pode viver até 20 anos.
Apesar de sua aparência horrível, não é perigoso. É um animal pacífico. Utiliza os espinhos de seu corpo como proteção contra ataques de predadores.

Curiosidades:
  • Quando ameaçado por predadores, além de se utilizar de seus espinhos, também jorra um material líquido com consistência parecida com sangue.
  • Moloque também era o nome de um deus dos amonitas, um povo inimigo dos hebreus da época bíblica.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Pirarucu

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Osteoglossiformes
Família: Osteoglossidae
Gênero: Arapaima
Espécie: Arapaima gigas

O pirarucu é um grande peixe de água doce que pode atingir mais de 2,5 metros de comprimento e pesar 130 kg. Seu habitat são os rios que possuem bastante vegetação aquática da bacia Amazônica. Esse tipo de ambiente geralmente é pobre em oxigênio. Por isso, muitas vezes, respira oxigênio do ar com auxílio de  sua bexiga natatória. Alimenta-se geralmente de peixes menores.
A reprodução ocorre no período das chuvas. A fêmea pode pôr cerca de dez mil ovos por vez. Os filhotes são cuidados pelo pai durante as primeiras semanas de vida.

Curiosidades:
  • De acordo com lendas da região amazônica, Pirarucu era o nome de um índio que costumava ser briguento e violento. Além disso, sempre criticava e desrespeitava os deuses. Um dia, Tupã, cansado das atitutes do indío, o desafiou. Pirarucu desrespeitou ainda mais os deuses. Então, Tupã transformou o indío num peixe.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Tucano Toco

Esta foto tirada pela minha amiga Ana Sicca no Parque das Aves de Foz do Iguaçu.
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Ramphastidae
Gênero: Ramphastos
Espécie: Ramphastos toco
Tendo cerca de metade do comprimento do corpo, à primeira vista, o bico de um tucano parece ser muito pesado. Porém é feito de um tecido ósseo oco e muito leve. O habitat dos tucanos são as florestas tropicais da América do Sul, desde as Guianas até a Argentina. Vivem em pequenos bandos nas copas das árvores. Alimentam-se basicamente de frutas, mas comem também insetos, pequenos répteis e ovos.
Os tucanos nidificam nas copas das árvores. Põem de 2 a 4 ovos. O período de incubação é de 16 a 20 dias. Vivem cerca de 10 anos.
Infelizmente, encontram-se ameaçados de extinção por causa da caça e tráfico de animais. A destruição de seu habitat pode dificultar sua nidificação.
O tucano toco também é conhecido como tucano-açu ou tucano de peito branco.

Curiosidades:
  • Os indígenas brasileiros costumavam dizer que, quando um bando de tucanos se junta e faz muito barulho, é sinal que vai chover.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Barata

Na enquete para decidir o tema da postagem número 100, o Tardígrado teve 61% dos votos, o Macaco Rhesus 30% e o Ocapi 9% dos votos. Então o Tardígrado será o tema da postagem comemorativa número 100. Obrigado aos que votaram e a todos que visitam meus blogs!
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Blattodea
Família: Blattidae
Gênero: Periplaneta
Espécie: Periplaneta americana
A barata é um dos animais mais resistentes que existem. Este inseto, considerado uma praga, é encontrado em praticamente todo o mundo, exceto nas regiões polares. Porém, é um animal originário da África. Chegou ao resto do mundo dentro dos navios. A barata é um animal onívoro, mas prefere doces e produtos farináceos.
Vive em grandes grupos em lugares úmidos e escuros. Suas patas podem transportar germes dos mais diversos tipos e com isso transmitir inúmeras doenças. Nos países frios, procria durante o verão. Nos trópicos, durante o ano todo. Pode ter 10 a 15 ninhadas durante um ano. É um inseto extremamente difícil de combater. Pode viver até 4 anos.

Curiosidades:
  • Há registros de baratas que se alimentaram de pastas de dente, papel e unhas. Houve um caso em Calcutá, na Índia, em que devoraram um enxame de cupins.