Marcadores

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Beta

Espero que a foto que eu tirei tenha ficado boa.



Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Perciformes
Família: Anabantidae
Gênero: Betta
Espécie: Betta splendens

Conhecido popularmente como "peixe de briga", o beta origina-se da Ásia, da Tailândia a Bornéu. Seu habitat são águas estagnadas, com pouco oxigênio. Alimenta-se de insetos, larvas e microcrustáceos. Mede pouco mais de 5 centímetros. O macho tem um colorido mais vistoso do que a fêmea.
Quando dois machos se encontram, eles lutam até a morte. Durante o acasamento, o macho é bem violento com a fêmea. Ele dá pancadas nela e enrola-se em torno dela para desovar. Ela põe centenas de ovos. Ele os apanha um a um, colocando-os num "ninho"de bolhas construído anteriormente. Feito isso, o macho cuida dos ovos até que os filhotes nasçam, depois de cerca de 24 horas. O beta macho pode não ser um bom marido, mas é um bom pai. Pode viver cerca de três anos.
O beta tem sido muito apreciado como animal de estimação pela sua resistência e baixo custo de manutenção.

Curiosidades:

  • Na Tailândia, são feitas rinhas de betas. Dois machos são colocados num aquário e são feitas apostas. O peixe vencedor pode dar ao apostador uma boa quantidade de dinheiro. 


terça-feira, 21 de agosto de 2012

Cuco


A partir dessa semana, os comentários deste blog e da Arca dos Extintos serão moderados, ou seja, sujeitos à minha aprovação antes de serem publicados nos respectivos blogs. Comentários ofensivos e sem nexo não serão tolerados. Quer participar do blog? Identifique-se e seja educado. Também prefiro que evitem comentários anônimos.
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Cuculiformes
Família: Cuculidae
Gênero: Cuculus
Espécie:  Cuculus canorus

Durante o verão, o cuco habita toda a Europa e Ásia, desde a Península Ibérica até o Japão. Durante os meses de inverno, migra para a África, a sul do Saara, e para as regiões do sul da Ásia. Seu habitat são as florestas temperadas e bosques de coníferas. Alimenta-se de lagartas e outros insetos.
O cuco é uma espécie conhecida por ser um “parasita de ninhos”, isto é, utiliza de outras aves para a criação de seus filhotes.
Os cucos acasalam-se na primavera. A fêmea põe um único ovo no ninho de uma ave menor, que tende a fugir ao perceber que um cuco se aproxima. Rapidamente, a fêmea do cuco põe no lugar de um dos ovos da ave hospedeira, um ovo geralmente bem parecido em tamanho e cor. A incubação o ovo do cuco dura 12 dias. Em contrapartida, os ovos das espécies hospedeiras, demoram 13 a 15 dias para chocar. Assim, o filhote do cuco nasce primeiro. Poucas horas depois de nascer o filhote do cuco joga para fora do ninho os ovos da ave hospedeira. Se já tiverem eclodido, joga também os filhotes do hospedeiro.
Utiliza-se de uma artimanha curiosa para conseguir bastante comida: seu piar é extremamente rápido e enganador. Para os pais “adotivos” é como se houvessem muitos filhotes no ninho. Assim, o filhote do cuco tem todo alimento e o ninho para si, crescendo bastante e rapidamente.
Um cuco pode viver aproximadamente 15 anos.

Curiosidades:
  • O naturalista Charles Darwin publicou certa vez que o cuco evoluiu para ser “parasita de ninhos” porque isso seria uma estratégia para poupar energia e conseguir se sobressair sobre outras espécies.


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Macaco Prego


Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Primates
Família: Cebidae
Gênero: Cebus
Espécie: Cebus libidinosus

O macaco prego é  encontrado na América do Sul: Colômbia, Venezuela, Equador, Guianas, em todo o Brasil e norte da Argentina. Seu habitat é a floresta tropical. São primatas diurnos e arborícolas. São animais bem oportunistas. Frequentemente beneficiam-se do contato com o ser humano. Alimentam-se de frutas, seiva, sementes, nozes, flores, insetos e ovos. 
Vive em pequenos grupos. O macho é ligeiramente maior que a fêmea. Reproduzem-se durante todo o ano. A fêmea dá à luz geralmente apenas um filhote, num período de gestação de seis meses.  Raros são os gêmeos. Um macaco prego pode viver cerca de 40 anos.

Curiosidades:
  • O macaco prego também é conhecido como "macaco capuchinho", devido aos pelos pretos da cabeça que lembram muito o capuz do monges capuchinhos

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Codorna


Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Tinamiformes
Família: Tinamidae

A codorna é uma pequena ave que é considerada uma das primitivas do mundo. Tímida e reservada, é uma ave que passa a maior parte do tempo no chão, pois não consegue voar muito bem. Na presença de inimigos prefere ficar parada e quieta. Vive em bandos ou solitária, dependendo da espécie. É onívora: alimenta-se de sementes, bagas, folhas e insetos.
Sua distribuição original é na América Central e do Sul. Pode ser encontrada em montanhas, desertos, áreas semiáridas, áreas costeiras, pradarias e florestas.
Na maioria das espécies, o macho acasala com várias fêmeas e se encarrega de chocar os ovos. Cada fêmea põe em média 3 ovos, com período de incubação de 16 a 20 dias. Pode viver cerca de 6 anos.
Boa parte das espécies de codorna está ameaçada de extinção devido à caça. Sua carne é considerada muito saborosa. Pouquíssimas espécies são criadas em cativeiro para obtenção de ovos e carne.
Existem 47 espécies de codornas conhecidas, distribuídas em 9 gêneros.

Links:
Criação de codornas, site Globo Rural

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Rã Voadora


Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Rhacophoridae
Gênero: Rhacophorus
Espécie: Rhacophorus nigropalmatus

Este anfíbio possui extensas membranas interdigitais, que quando distendidas, permitem ao animal dar grandes saltos planando de árvore em árvore. Seu habitat são as florestas do sudeste da Ásia. É um animal de hábitos noturnos e se alimenta de insetos. É um animal essencialmente arborícola.
Os machos medem cerca de 9 centímetros e as fêmeas, 10 centímetros. A rã voadora desova em pequenas poças de água.
Infelizmente, pouco se sabe sobre seus hábitos de vida.

Curiosidades:
  • As membranas que permitem à rã voadora planar são conhecidas como "patágio".

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Guepardo


Imagem retirada do jornal "Folha de São Paulo", 04/08/2012
 Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Acinonyx
Espécie: Acinonyx jubatus

Este veloz felino habita as áreas semidesérticas e pradarias do leste e do sul da África. É capaz de atingir uma velocidade de 110 km/h, sendo praticamente o animal mais veloz do planeta. Deve sua velocidade ao seus membros e corpo alongados equipados com fortes músculos. O coração, os pulmões, o fígado e até seus orifícios nasais são superdimensionados para que o animal possa respirar com maior eficiência. Sua velocidade ajuda bastante nas caçadas e é bem eficaz na captura das presas. Porém, nem tudo nesse predador são vantagens. Quando está se recuperando de uma corrida, após uma caçada bem sucedida, pode ter sua presa roubada por outros predadores como leões e hienas. Suas presas habituais são antílopes, gazelas, lebres e aves.
Vive solitário ou em pares. Acasala durante todo o ano. A gestação é de 90 a 95 dias, podendo dar à luz até 8 filhotes, geralmente de 2 a 8. O guepardo torna-se adulto aos dois anos de idade. Pode viver de 12 a 14 anos.
Infelizmente, está em risco de extinção devido à destruição de seu habitat. 

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Tubarão Lixa


A foto foi tirada no Aquário de Natal no Rio Grande do Norte. No Aquário de Natal é possível tocar num exemplar desta espécie de tubarão.

Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Condrichthyes
Ordem: Squaliformes
Família: Scyliorchinidae
Gênero: Ginglymostoma
Espécie: Ginglymostoma cirratum

Esta espécie de tubarão é bentônica e vive nos fundos oceânicos arenosos. É encontrado na costa do Atlântico. Podem atingir cerca de 4 metros e pesar até 100 kg. Alimenta-se de pequenos peixes, moluscos e crustáceos. Encontra suas presas facilmente utilizando-se de seus orgãos sensoriais. Tem hábitos noturnos.
É uma espécie ovípara e são postos 30 ovos de cada vez. Os filhotes são semelhantes aos adultos. O tubarão lixa pode viver em média 25 anos.
Infelizmente, está ameaçado de extinção devido às atividades humanas.
É uma das espécies mais estudadas de tubarão pois adapta-se bem à vida em cativeiro.