Marcadores

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Boipeva de Merrem



Imagem retirada do site do Museu de Zoologia de Viçosa
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Colubridae
Gênero: Xenodon
Espécie: Xenodon merremii

Esta serpente não peçonhenta é encontrada das Guianas a Argentina. Seu habitat são ambientes abertos, tanto naturais quanto os alterados pela ação humana.  
Atinge cerca de um metro de comprimento. Os desenhos de suas escamas são muito parecidos com os de outras serpentes não peçonhentas, confundindo eventuais predadores. Para se defender de predadores, achata o corpo no solo fazendo parecer maior do que realmente é. Essa característica chamamos de mimetismo. Por esse comportamento curioso também é conhecida como "cobra chata".
É um animal diurno e bastante agressivo. Alimenta-se principalmente de sapos, pois é imune ao veneno deles. Não mata suas presas por constrição, como a jiboia, mas perfura suas vítimas com seus dentes e  engolindo-as inteiras.
Seu ciclo reprodutivo varia de acordo com a sua distribuição geográfica. No nordeste e sudeste,  se estende do outono à primavera, enquanto que no sul, vai do fim do inverno ao fim da primavera ou início do verão. São postos de 4 a 44 ovos.

Curiosidades:
  • "Xenodon" significa "dentes estranhos". "Merremii" é em homenagem ao  naturalista alemão Blassius Merrem.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Suindara



Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Strigiformes
Família: Tytonidae
Gênero: Tyto
Espécie: Tyto alba

A suindara também é conhecida como "coruja das torres" ou "coruja de igreja". Deve os nomes populares ao hábito de construir seus ninhos em campanários, torres e outras habitações humanas. São encontradas em todos os continentes, exceto na Antártida. Vivem numa grande variedade de habitats, mas preferem espaços abertos em climas quentes e temperados.
São aves noturnas que possuem excelente audição. Utilizando-se da audição e de um voo rápido e silencioso, caçam pequenos animais sobretudo roedores. Também atacam pequenas aves.
Procriam durante a primavera nas regiões temperadas e durante todo ano nos trópicos. Quando as suindaras acasalam, formam casais para a vida toda. Fazem seus ninhos em uma cavidade oca, que pode ser numa construção humana ou mesmo num oco de árvore. Geralmente são postos de 4 a 7 ovos, com período de incubação de 33 dias. Podem viver até dez anos.
No século passado, a suindara teve um declínio em sua população devido à influência humana e envenenamento de suas presas. Hoje em dia, é uma espécie protegida, pois é útil ao homem porque se alimenta de roedores, que são considerados daninhos. Atualmente, sua população se mantém estável.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Serpente Voadora



Esta é a última postagem da série dos pseudo-voadores. Espero que tenham gostado!
Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Colubridae
Gênero: Chrysopelea
Espécie: Chrysopelea paradisi

Esta espécie de serpente tem a capacidade de saltar de árvores. Para isso, distende suas costelas ventralmente e lança-se ao ar como uma flecha. Faz isso quando deseja deslocar-se de árvore em árvore. Quando plana, executa no ar movimentos típicos da maioria das serpentes.
É encontrada na península Malaia,  Sumatra, Tailândia, Filipinas, Java, Bornéu e Cingapura.
É uma espécie essencialmente arborícola e tem hábitos diurnos. Utiliza veneno para matar suas presas e as engole inteiras. Alimenta-se sobretudo de pequenos lagartos e outros pequenos animais arborícolas.
Cada fêmea põe de 5 a 11 ovos, mas o período de incubação não é conhecido.

Assista abaixo um video da National Geographic sobre a serpente voadora.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Gambá Planador Pigmeu

Mais uma postagem da série dos pseudo-voadores. Espero que gostem!
Imagem retirada da Internet
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Diprotodontia
Família: Acrobatidae
Gênero: Acrobates
Espécie: Acrobates pygmaeus

Este mamífero é um marsupial, assim como o coala, o canguru vermelho e o diabo da tasmânia. Porém, utiliza a estrutura conhecida como patágio para planar, do mesmo modo que a rã voadora, o esquilo voador, o dragão voador, o colugo e a lagartixa voadora.
Seu habitat são as florestas de eucalipto e florestas mais secas da Austrália oriental. É um animal que vive em árvores e arbustos. Alimenta-se de néctar, flores, folhas e seiva de árvores. Come também insetos.
Sua reprodução ocorre durante todo ano nos trópicos e  no sul da Austrália, na primavera e no verão. Constrói seu ninho em árvores ocas ou tocas abandonadas de outros animais. Geralmente dá à luz a dois ou três filhotes. Os pequenos passam cerca de nove meses dentro da bolsa da mãe, período considerado longo para um marsupial de seu tamanho. Tornam-se adultos com cerca de um ano de idade. A expectativa de vida é 7 anos em cativeiro e 4 anos na natureza.
O gambá planador pigmeu não está ameaçado de extinção.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Lagartixa Voadora

Mais uma postagem da série dos pseudo-voadores...
Imagem retirada da Internet
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Gekkonidae
Gênero: Ptychozoon
Espécie: Ptychozoon kuhli

A lagartixa voadora, assim como o dragão voador é um réptil que se utiliza do patágio para se deslocar planando, de galho em galho. Porém, ao contrário do dragão voador, apenas plana curtas distâncias. É um animal arborícola que é encontrado no Sudeste Asiático: Tailândia, Malásia, Indonésia e Cingapura. Alimenta-se de insetos. Sua cor proporciona uma excelente camuflagem.
Duas a três semanas após o acasalamento, a fêmea põe dois ovos, que eclodem em 60 a 90 dias depois da postura.
Assim como a lagartixa doméstica, que é sua parente próxima,  possui pequenos "pelos" nas suas patas que agem como ventosas, que aderem a superfícies verticais.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Dragão Voador



Mais uma postagem da série dos "pseudo-voadores".
Imagem retirada da Interne
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Agamidae
Gênero: Draco
Espécie: Draco volans

Este pequeno réptil mede cerca de 20 centímetros. Também usa a estrutura conhecida como patágio para planar de árvore em árvore. Apesar do pequeno tamanho, pode planar até 100 metros. Seu habitat são as florestas pluviais do Sudeste Asiático, na Indonésia, Índia, Filipinas e Bornéu.
Alimenta-se exclusivamente de formigas e cupins. É uma espécie quase exclusivamente arborícola. Os machos são muito territoriais. Defendem ferozmente seu território da invasão de outros machos. Os dragões voadores geralmente evitam descer ao chão, mas as fêmeas põem seus ovos no solo. A fêmea geralmente põe 5 ovos que são cobertos com terra. Ela permanece no solo durante 24 horas após a postura, protegendo o ninho. Após esse período, retorna para o alto das árvores.
Felizmente, não se encontra ameaçado de extinção.

Curiosidades:

  • Nas Filipinas, os dragões voadores geralmente se mantém a salvo dos humanos, pois neste país o povo acredita que trata-se de um animal venenoso. Porém, o dragão voador não é um lagarto venenoso.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Colugo

Continuando a série de postagens dos "pseudo-voadores"...
Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural



Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Dermoptera
Família: Cynocephalidae
Gênero: Galeopterus
Espécie: Galeopterus variegatus

Assim como o esquilo voador, o colugo é capaz de planar utilizando a estrutura chamada patágio. Seu habitat são as florestas da Indochina, Laos, Vietnã, Cingapura, Malásia, Camboja e Tailândia.
É um animal arborícola e dificilmente desce ao chão. Tem hábitos noturnos. Alimenta-se de folhas, frutos, brotos e flores.
Tem uma gestação de 60 dias, na qual dá à luz a geralmente um único filhote. Raros são os gêmeos. A fêmea cuida sozinha do filhote, que permanece agarrado a ela até mesmo quando a mãe plana. O filhote torna-se adulto aos 3 anos de idade.  Pode viver até 17 anos em cativeiro. Infelizmente, o colugo está ameaçado de extinção devido à caça e destruição de seu habitat.
Não é parente próximo do esquilo voador. Existe uma outra espécie de colugo conhecida cientificamente como Cynocephalus volans, que vive nas Filipinas.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Esquilo Voador do Sul

Iniciando nova série hoje. O tema desta série de postagens será os "pseudo-voadores". Espero que gostem!


Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural


Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Rodentia
Família: Sciuridae
Gênero: Glaucomys
Espécie: Glaucomys volans

A exemplo da rã-voadora, este mamífero roedor não voa, mas sim, plana de árvore em árvore. Assim como o anfíbio, utiliza-se da estrutura conhecida como patágio para planar.
O esquilo voador do sul pode ser encontrado no sudeste do Canadá, leste dos Estados Unidos, México e Honduras. Seu habitat são as florestas.
São animais de hábitos noturnos. São animais gregários ou solitários dependendo da época do ano. São muito hábeis para planar de árvore em árvore e escapar dos inimigos. São verdadeiros acrobatas aéreos. Utilizam-se de sons de alta frequência para se comunicar com outros da mesma espécie. Alimentam-se de nozes, frutas, sementes e ovos.
 Vários machos vivem no território de uma fêmea durante a época do acasalamento. Uma fêmea pode acasalar com um ou mais machos. Ela faz seu ninho num oco de árvore. A gestação dura quarenta dias, gerando de 1 a 6 filhotes, em média 3. A mãe cuida sozinha dos filhotes, que em seis meses tornam-se independentes. Um esquilo voador pode viver aproximadamente 10 anos.
Existem outras 45 espécies de esquilo voador.