Marcadores

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Carcaju



Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural


Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Mustelidae
Gênero: Gulo
Espécie: Gulo gulo

Também é conhecido como glutão. Esse poderoso predador é encontrado no norte da Europa, Rússia, Mongólia, Alasca e Canadá. Seu habitat são as regiões montanhosas, a tundra, floresta de coníferas e floresta temperada.
Possui dentes e garras afiados. É um animal muito forte e valente. Pode atacar animais bem maiores do que ele. Alimenta-se basicamente de carne: aves e seus ovos, roedores, cervos. De vez em quando, come frutas. Não despreza carniça. Muitas vezes, rouba comida de outros predadores. Há quem diga que roubava também as peles de animais estocadas pelos esquimós.
Vive solitário na maior parte do ano, só formando casais na época do acasalamento. Após a fêmea ficar prenha, o casal se separa. A gestação dura de 30 a 40 dias e os filhotes nascem na primavera, quando há abundância de alimento. Podem nascer de um a cinco filhotes. O carcaju vive até dez anos em liberdade e até 17 anos em cativeiro.

Curiosidades:

  • O personagem Wolverine, dos X-men, foi inspirado no carcaju. Aliás, carcaju em inglês é "wolverine".

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Arara Vermelha Grande



Foto fornecida pelo biólogo Gabriel Morand.

Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Gênero: Ara
Espécie: Ara chloropterus

Esta espécie de arara não é considerada ameaçada de extinção. É encontrada na amazônia brasileira, Espírito Santo, Rio de Janeiro e norte do Paraná. Também é encontrada em outros países como Colômbia, Venezuela, Panamá e Argentina. Seu habitat são as copas de florestas altas, florestas de galeria, campos com árvores isoladas, buritizais e coqueirais, até 1400 metros.
Vive em bandos ou aos pares. Costuma se alimentar de frutos de buriti e coquinhos. Geralmente nidifica em grutas de penhascos e outras áreas escarpadas. Na falta destes, utiliza ocos de árvores. Põe de dois a três ovos. Praticamente metade dos filhotes sobrevive até a idade adulta. 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Basilisco


Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural


Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Iguanidae
Gênero: Basiliscus
Espécie: Basiliscus basiliscus

Esta espécie de lagarto é parente da iguana e é encontrada na América Central e do Sul, desde o Panamá até a Venezuela. Seu habitat são as margens dos lagos e rios.
Pode medir até 70 centímetros de comprimento. Alimenta-se de flores, insetos, ovos e pequenos vertebrados. Seus principais predadores são aves de rapina, serpentes e mamíferos carnívoros.
É mais conhecido pelo fato de conseguir correr sobre a água em postura bípede, graças a membranas que tem nas patas. Pode atingir 12 km/h na água. Corre muito bem em postura bípede, também em terra. Põe de 10 a 20 ovos.
Existem outras 3 espécies de basilisco.

Curiosidades:

  • Pela sua capacidade de correr sobre a água, também é conhecido como "lagarto Jesus Cristo".
  • Na mitologia, basilisco é o nome de uma serpente com poderes mágicos.