Marcadores

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Lagarto Tatu



Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural


Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Cordylidae
Gênero: Cordylus
Espécie: Cordylus cataphractus

Esta espécie de lagarto recebe esse nome pela capacidade de se enrolar como uma bola quando se sente ameaçado. É encontrado no sul da África. Seu habitat são as áreas desérticas.
Mede cerca de 40 centímetros, sem incluir a cauda, que mede 35 centímetros. Alimenta-se de insetos e aracnídeos. Vive em pequenos grupos e tem hábitos diurnos.
É uma espécie ovovivípara, isto é, os ovos se desenvolvem no interior da fêmea e esta "dá à luz" aos filhotes. São gerados dois filhotes de cada vez, que ao nascer, ainda não possuem as escamas duras dos adultos.
Felizmente, não está ameaçado de extinção.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Fragata



Imagem retirada do jornal "Folha de São Paulo"


Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Pelecaniformes
Família: Fregatidae
Gênero: Fregata
Espécie: Fregata magnificens

É encontrada nas Américas do Norte e do Sul, desde os Estados Unidos até o Brasil. Habita as regiões costeiras e oceânicas.
Esta ave marinha é conhecida por ser um eficiente predador. Alimenta-se principalmente de peixes, ovos e tartarugas marinhas. Sua presa preferida é o peixe voador. Muitas vezes rouba alimento de outras aves, ganhando a merecida alcunha de "pirata aéreo". Também ataca filhotes da própria espécie.
O macho e a fêmea possuem um claro dimorfismo sexual. O macho é preto e possui uma garganta de cor vermelho vivo. A fêmea também possui o corpo preto, mas tem garganta branca.
O acasalamento ocorre preferencialmente na estação seca. O macho corteja a fêmea exibindo a garganta inflada. A fêmea põe um único ovo, incubado num período de 40 a 55 dias. Vive cerca de 25 anos.
Felizmente, não se encontra em risco de extinção. Porém, a poluição e a pesca predatória podem ser graves ameaças a esta ave marinha.

Curiosidades:

  • Ao contrário da maioria das aves marinhas, não possui membranas interdigitais nas patas e plumagem impermeável. Assim, não consegue mergulhar e apenas pode pegar suas presas na superfície da água.