Marcadores

domingo, 31 de agosto de 2014

Serow Japonês



Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Gênero: Capricornis
Espécie: Capricornis crispus

Também conhecido como antílope japonês, o serow japonês habita apenas as ilhas de Honshu, Kyushu e Shikoku, no Japão. Seu habitat são as regiões montanhosas dessas ilhas.
Seus hábitos de vida são muito adaptados à vida nas montanhas. Seus cascos fendidos o tornam um exímio escalador. De hábitos diurnos, alimenta-se de brotos e folhas de árvores, agulhas de coníferas e bolotas. Ocasionalmente come flores e frutos.
Vive solitário durante a maior parte do ano. Forma casais na época da reprodução, que ocorre entre os meses de setembro a novembro. Os machos disputam ferozmente os territórios durante essa época. Quando dois machos disputam uma fêmea em combate, às vezes um deles morre. A gestação é de aproximadamente 5 meses. A fêmea dá a luz de um a três filhotes. A expectativa de vida do serow japonês é de aproximadamente 20 anos.
Um dos maiores inimigos naturais do serow japonês é o urso negro asiático. Cães domésticos também podem ser seus predadores. Não está ameaçado de extinção, graças a programas de proteção à espécie.

sábado, 30 de agosto de 2014

Polvo Oceânico

Para conhecer outra espécie de polvo, clique aqui

Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Moluscos
Classe: Cephalopoda
Ordem: Octopoda
Família: Octopodidae
Gênero: Octopus
Espécie: Octupus insularis

O polvo oceânico é encontrado na costa Norte e Nordeste do Brasil. É mais abundante nas ilhas oceânicas. É uma espécie bentônica. Seu habitat são os recifes, superfícies rochosas e de cascalho.
Alimenta-se de moluscos bivalves e crustáceos. Sua preferência alimentar varia conforme o habitat.
Na época da reprodução, uma fêmea é rodeada por vários machos. São postos mais de noventa mil ovos por vez. As larvas são plânctonicas. O polvo oceânico pode viver até os dois anos de idade.
O polvo oceânico é muito importante na atividade pesqueira do Brasil.

Curiosidades:
  • O polvo oceânico está ilustrado em um dos selos emitidos em 2011 pelos Correios do Brasil.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Tuatara

Imagem retirada de "Aventura Visual", Editora Globo


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Rhynchocephalia
Família: Sphenodontidae
Gênero: Sphenodon
Espécie: Sphenodon punctatus

Apesar de se parecer com um lagarto, este réptil que pode ser considerado um fóssil-vivo. É o único representante vivo de um grupo de répteis há muito tempo extintos. A tuatara é encontrada apenas na Nova Zelândia. Seu habitat são as florestas de algumas ilhas desse país.
Possui uma longa cauda,corpo parecido com o de um dinossauro e uma longa cadeia de espinhos nas costas. Tem o vestígio de um "terceiro olho" no alto da cabeça. Porém, não se conhece a real função desse "olho".
 É um animal de hábitos noturnos. A tuatara descansa durante o dia, em tocas escavadas com suas fortes garras. Divide sua toca com aves aquáticas. Alimenta-se de insetos, ovos e lagartos. Pode devorar também as aves com as quais divide sua toca. Porém, na maioria das vezes, revela-se um bom anfitrião, deixando para elas os restos de seus alimentos.
Põe cerca de 12 ovos, que são incubados pelos Sol. Eclodem cerca de 13 a 15 meses após a postura. Torna-se adulto aos vinte anos de idade. Sua expectativa de vida está entre 50 a 100 anos.
Infelizmente, está em risco de extinção devido à concorrência com animais introduzidos pelo homem na Nova Zelândia, como gatos, raposas, cães e porcos.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Peixe Arqueiro

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Perciformes
Família: Toxotidae
Gênero: Toxotes
Espécie: Toxotes jaculator

O peixe arqueiro é encontrado por toda região do Indopacífico e Indochina, desde o norte da Índia, através da Birmânia até a Tailândia, Indonésia e Papua Nova Guiné. Seu habitat são os mares e oceanos, rios, estuários, pântanos e mangues.
Sua principal característica é o fato de esguichar água pela boca, em fortes jatos para fora da água, fazendo suas presas (geralmente insetos), caírem na água. Possui uma fenda especialmente adaptada no céu da boca. O peixe pressiona a língua contra a fenda para formar um "tubo" e forçar a saída da água com um forte movimento das brânquias. Possui uma ótima pontaria. Graças aos seus grandes olhos, é capaz de calcular distâncias e a refração da água. Alimenta-se também de outros pequenos invertebrados e pequenos peixes.
Pouco se sabe sobre o acasalamento do peixe arqueiro. Acredita-se que os cardumes  encontrados em águas doces e salobras sejam constituídos de peixes jovens, enquanto os peixes adultos nadam no mar. Põe de vinte mil a quinze mil ovos.
Não se conhece sua longevidade em liberdade, mas vive cerca de 5 anos em cativeiro. Não está ameaçado de extinção.

Assista a seguir um vídeo de um peixe arqueiro em ação...


segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Escaravelho do Esterco

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Família: Scarabaeidae
Gênero: Scarabeus
Espécie: Scarabeus sacer

Também conhecido como escaravelho rola-bosta, este besouro é encontrado praticamente em todo o planeta. Onde houver excremento e matéria orgânica, esse inseto poderá estar presente. Recebeu o nome popular devido ao hábito de rolar bolas de esterco, das quais se alimenta, sobre o solo, para o interior de tocas. Dentro da toca, fica protegido dos inimigos e da competição dos rivais.
Vive solitário ou em pequenos grupos. A época do acasalamento varia de acordo com a localidade onde vive. Após o acasalamento, a fêmea põe cada um dos ovos dentro de uma bola de esterco. Pouco tempo depois a larva eclode o ovo e se alimenta da matéria orgânica contida na bola de esterco. A fase larval dura de 3 a 9 meses, dependendo da região. O besouro do esterco vive cerca de 18 meses.
Infelizmente, este importante lixeiro da natureza está em extinção devido ao uso de alguns tipos de medicamentos no gado bovino.

Curiosidades:
  • No Antigo Egito, o escaravelho do esterco era considerado sagrado. Era um símbolo de fertilidade e longevidade. Usava-se a imagem do inseto para decorar câmaras funerárias, assim como artefatos e joalheria.
  • No início da colonização da Austrália, quando o gado bovino começou a ser criado nesse país, não se sabia o motivo pelo qual as gramíneas estavam morrendo. Descobriu-se, então, que a causa da morte das gramíneas era o fato de que não existiam escaravelhos do esterco na região. Então, o besouro foi introduzido para tentar resolver o problema.

domingo, 24 de agosto de 2014

Vira-bosta


Imagem retirada da Internet


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Icteridae
Gênero: Molothrus
Espécie: Molothrus bonariensis

Recebe seu nome popular devido ao seu hábito de "fuçar" as fezes de gado à procura de sementes mal digeridas. Também é conhecido como chupim, engana tico-tico, godero e outros nomes. Seu habitat são paisagens abertas como campos, pastos, parques e jardins. É encontrado em todo o Brasil e na América do Sul, exceto Cordilheira dos Andes.
Alimenta-se de sementes e insetos.  Aprende a frequentar comedouros artificiais de aves, catar migalhas em locais públicos e a seguir arados à procura de minhocas e outros animais. É considerado uma praga agrícola principalmente nos arrozais do sul do Brasil.
Reproduz-se de julho a dezembro. É uma espécie que não constrói ninho. Utiliza os ninhos de outras aves para criar seus filhotes. Põe de 4 a 5 ovos por vez, um em cada ninho de ave parasitada. Os ovos do vira-bosta são geralmente de cores extremamente parecidas com os ovos das aves hospedeiras. O período de incubação dos ovos do vira-bosta é de 11 a 12 dias, alguns dias a menos que das aves parasitadas. Os filhotes do vira-bosta são criados pelos "pais adotivos", como se fossem seus próprios filhotes. São conhecidas pelo menos 55 espécies de aves que são parasitadas pelo vira-bosta.

Curiosidades: 

  • Seu nome científico significa "pássaro de Buenos Aires que luta pela atenção dos pais".

sábado, 23 de agosto de 2014

Borboleta Coruja

Para conhecer outra borboleta, clique aqui

Imagem retirada de " O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Lepdoptera
Família: Brassolidae
Gênero: Caligo

Este tipo de borboleta recebe o nome popular porque em suas asas estão dois grandes círculos, que se assemelham muito a olhos de coruja. Esses círculos em suas asas constituem um excelente meio de defesa contra predadores.
A borboleta coruja é encontrada nas florestas tropicais das Américas Central e do Sul. É comum encontrá-la  tanto ao nível do mar, quanto em altitudes superiores a dois mil metros. É inseto noturno.
Reproduz-se preferencialmente durante a época das chuvas. São postos cerca de 150 ovos por vez. Os ovos dão origem a lagartas, que depois de comerem vorazmente durante vários dias, tornam-se pupas (casulos). 18 dias depois de  formado o casulo, tornam-se adultas. A longevidade é de 40 dias.
As lagartas se alimentam de folhas de várias plantas como a bananeira e helicônia. Os adultos alimentam-se de polpas de frutas podres e seiva de árvores.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Coruja Buraqueira



Para conhecer outra coruja, clique aqui



Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Strigiformes
Família: Strigidae
Gênero: Athene
Espécie: Athene cunicularia

Esta espécie de coruja recebe esse nome popular pelo hábito de escavar tocas no chão ou aproveitar tocas abandonadas de outros animais. Pode ser encontrada em grande parte da América. Seu habitat são o deserto e semideserto, planícies, pradarias e áreas cultivadas. Também é encontrada em áreas urbanas.
Ave geralmente de hábitos crepusculares e  noturnos, alimenta-se de pequenos mamíferos, insetos, pequenos mamíferos e répteis. É uma espécie que persegue suas presas no chão, as árvores não costumam ser seu território. Captura suas presas com o seu forte bico. Se a presa não for muito grande, engole inteira, senão a despedaça primeiro.
As corujas buraqueiras formam casais fixos durante a vida inteira. A reprodução ocorre de março a agosto. São postos  de 6 a 11 ovos, com período de incubação de 28 a 30 dias. A fêmea choca os ovos e cuida dos filhotes. O macho fica responsável em conseguir comida para a família. Quando os filhotes ficam suficientemente grandes, aprendem a caçar com os pais. A coruja buraqueira vive cerca de 8 anos.
Felizmente, ainda não está ameaçada de extinção. Em algumas localidades, a coruja buraqueira tem se beneficiado da atividade humana.


terça-feira, 19 de agosto de 2014

Morcego Frugívoro de Leschenault

Esta postagem é a última da série "Morcegos Frugívoros". Espero que tenham gostado. Hoje, estarei também colocando uma enquete para decidir o 100º mamífero deste blog. Por favor, votem...




Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Chiroptera
Família: Pteropodidae
Gênero: Rousettus
Espécie: Rousettus leschenaultii

O morcego frugívoro de Leschenault é encontrado no subcontinente indiano e no Sudeste Asiático. Seu habitat são as florestas tropicais úmidas. Também é encontrado em áreas urbanas.
Vivem em colônias de milhares de indivíduos. Utiliza cavernas, construções abandonadas e até túneis abandonados. Alimenta-se de frutas e flores.
Reproduz-se duas vezes por ano e gera um filhote por vez.
Sua população se mantém estável, assim não está ameaçado de extinção.

Curiosidades:

  • Apesar de não ser uma espécie encontrada na África e sim na Ásia, já foi encontrado o vírus Ebola na corrente sanguínea de alguns indivíduos desta espécie.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Morcego Frugívoro Egípcio



Mais uma postagem da série "Morcegos Frugívoros"

Imagem retirada do jornal "Folha de São Paulo", 09/08/2014
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Chiroptera
Família: Pteropodidae
Gênero: Rousettus
Espécie: Rousettus aegyptiacus

O morcego frugívoro egípcio é encontrado no Egito e na Península Arábica. Seu habitat são as florestas tropicais, savanas e cerrados. Também é encontrados em áreas áridas. Prefere locais abundantes em frutas de que se alimenta, e onde pode pousar e descansar.
Vive em grupos de 20 a 40 indivíduos. Tem hábitos noturnos. Geralmente é agressivo com seus semelhantes quando está comendo suas frutas. 
Reproduz-se duas vezes por ano. Sua gestação é de aproximadamente 4 meses, dando à luz a um ou dois filhotes. Torna-se independente aos nove meses e adulto aos 15 meses. Sua expectativa de vida é de 9 anos em meio selvagem e 22 anos em cativeiro.

Curiosidades:

  • O morcego frugívoro egípcio é um dos animais que possui o vírus Ebola em sua corrente sanguínea, mas não fica doente.


domingo, 17 de agosto de 2014

Morcego frugívoro de colarinho



Mais uma postagem da série "Morcegos Frugívoros"

Imagem retirada do jornal "Folha de São Paulo", 09/08/2014
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Chiroptera
Família: Pteropodidae
Gênero: Myonycteris
Espécie: Myonycteris torquata

Esta espécie de morcego frugívoro é encontrada em Angola, Camarões, Congo, Guiné Equatorial, Gana, Gabão, Libéria, Nigéria, Ruanda, Serra Leoa, Togo, Uganda, Zaire e Zâmbia. Seu habitat são as florestas e savanas. Também é encontrado em zonas urbanas, subúrbios e campos cultivados.
É um animal noturno e solitário. Alimenta-se de frutas e néctar de flores.
O macho é maior que a fêmea. Durante a época da reprodução, o macho utiliza-se de vocalização para atrair as fêmeas. A gestação é de 4 a 6 meses. A fêmea dá à luz a um filhote por vez. A expectativa de vida do morcego frugívoro de colarinho é de 30 anos tanto em liberdade, quanto em cativeiro.
É hospedeiro de certas espécies de ácaros.

Curiosidades:

  • O morcego frugívoro de colarinho também é hospedeiro do vírus Ebola, porém não fica doente.

sábado, 16 de agosto de 2014

Morcego Angolano de Rabo Solto



Mais uma postagem da série "Morcegos Frugívoros"...

Imagem retirada do jornal "Folha de São Paulo", 09/08/2014
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Chiroptera
Família: Pteropodidae
Gênero: Tadarida
Espécie: Tadarida condylura

O  morcego angolano de rabo solto é encontrado em Angola, Senegal, Etiópia, Sudão, Somália, Moçambique, Uganda e países vizinhos. Seu habitat são as savanas e florestas. É muitas vezes encontrado descansando no interior de prédios, árvores e fendas em rochas.
Assim como os membros de sua família, tem hábitos noturnos e alimenta-se de frutas.
Reproduz-se duas vezes por ano e a fêmea dá à luz a apenas um filhote.
Não se conhece muito sobre outros hábitos de vida e longevidade.

Curiosidades:

  • O morcego angolano de rabo solto também está na lista dos animais que são hospedeiros do vírus Ebola, mas não adoece.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Morcego de dragona anão de Peters



Mais uma postagem da série "Morcegos Frugívoros"...

Imagem retirada do jornal "Folha de São Paulo", 09/08/2014
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Chiroptera
Família: Pteropodidae
Gênero: Micropteropus
Espécie: Micropteropus pusillus

Este morcego frugívoro é a menor espécie de sua família. É encontrado na Etiópia, Sudão, Zâmbia, Senegal, Angola e Zaire. Seu habitat são as savanas, florestas e áreas costeiras. Também é encontrado em pântanos e pastagens.
É um animal de hábitos noturnos. Alimenta-se de frutas e néctar. Não podemos esquecer sua função como polinizador e dispersor de sementes.
Vive solitário ou em pares. As fêmeas são ligeiramente maiores que os machos. Reproduz-se duas vezes por ano. A gestação é de aproximadamente seis meses. Sua longevidade não é conhecida.

Curiosidades:
  • O morcego de dragona anão de Peters também é hospedeiro do vírus Ebola, mas não fica doente.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Morcego Cabeça-de-martelo



Mais uma postagem da série "Morcegos Frugívoros"...

Imagem retirada do jornal "Folha de São Paulo", 09/08/2014
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Chiroptera
Família: Pteropodidae
Gênero: Hypsignathus
Espécie: Hypsignathus monstrosus

O morcego cabeça-de-martelo é encontrado na África Central, desde o Senegal até Angola. Seu habitat são as florestas tropicais, matas ciliares e pântanos. É o maior morcego encontrado na África.
É um animal noturno. Durante o dia, descansa pendurado em galhos de árvores ou no interior de grutas. Alimenta-se de frutas. É um importante dispersor de sementes.
Vive em pequenos grupos. Os machos são bem maiores que as fêmeas. Eles utilizam de vocalização para atrair as fêmeas. Uma fêmea escolhe o macho que mais lhe agrada. Após o acasalamento, a fêmea afasta-se. A gestação dura aproximadamente seis meses. A fêmea dá à luz a um ou dois filhotes. A expectativa de vida é de 30 anos.
Os principais inimigos naturais dos morcegos cabeça-de-martelo são as aves de rapina. O ser humano também consome carne deste morcego.

Curiosidades:

  • O morcego cabeça-de-martelo também está na lista de animais que possuem o vírus Ebola em sua corrente sanguínea, mas não adoece.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Morcego de dragona gambiano

Mais uma postagem da série "Morcegos Frugívoros"...

Imagem retirada do jornal "Folha de São Paulo", 09/08/2014



Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Chiroptera
Família: Pteropodidae
Gênero: Epomophorus 
Espécie: Epomophorus gambianus

O morcego de dragona gambiano é encontrado no Senegal, Sudão, Etiópia, Zaire, Tanzânia e África do Sul. Seu habitat são as florestas e savanas. Também são encontrados próximos a habitações humanas e áreas cultivadas. Aparentemente não se incomoda com a presença humana.
Vive em grupos de 6 a 20 indivíduos constituídos de machos e fêmeas de diferentes idades.  Alimenta-se de frutas e néctar de flores.
Acasala-se duas vezes por ano.Os machos são polígamos. Utilizam-se de vocalização para atrair o maior número de fêmeas para acasalar. A gestação é de aproximadamente seis meses. Geralmente a fêmea dá à luz a apenas um filhote na época das chuvas. Pode viver cerca de 21 anos.
Seus principais inimigos são falcões, corujas, gatos, serpentes e outras espécies de morcegos.

Curiosidades:

  • O morcego de dragona gambiano também está na lista de animais que possuem o vírus Ebola em sua corrente sanguínea, mas também não fica doente.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Morcego de dragona de Franquet



Mais uma postagem da série "Morcegos Frugívoros"...

Imagem retirada do jornal "Folha de São Paulo", 09/08/2014

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Chiroptera
Família: Pteropodidae
Gênero: Epomops
Espécie: Epomops franqueti

O morcego de dragona de Franquet é encontrado no oeste da África, nos seguintes países: Níger, Nigéria, Camarões, Angola, Zâmbia, Congo, Sudão, Ruanda e Uganda. Seu habitat são as florestas tropicais, savanas e matas ciliares. Vive próximos a rios e cursos d'água.
Vive solitário ou em pequenos grupos. Descansa durante o dia pendurado em galhos de árvores. Alimenta-se de frutas, como os outros membros de sua família, e néctar de flores. Também é um importante dispersor de sementes e polinizador.
Na maioria dos países em que é encontrado, também é utilizado como alimento.
Seus hábitos reprodutivos não são conhecidos pela Ciência. Acredita-se que vive cerca de trinta anos.

Curiosidades:
  • O morcego de dragona de Franquet também está na lista de animais que possuem o vírus Ebola em sua corrente sanguínea, mas também não fica doente.

domingo, 10 de agosto de 2014

Morcego Frugívoro Cor-de-palha

Começando uma nova série de postagens hoje denominada "Morcegos Frugívoros".
Imagem retirada do jornal "Folha de São Paulo", 09/08/2014

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Chiroptera
Família: Pteropodidae
Gênero: Eidolon
Espécie: Eidolon helvum

Esta espécie de morcego frugívoro é encontrada em quase toda a  África. Seu habitat são as savanas e florestas tropicais. Também é encontrada em zonas urbanas e campos cultivados.
É um animal que vive em colônias de milhares de indivíduos. É noturno. Alimenta-se de frutas, como o nome sugere. Como todos os morcegos frugívoros tem importante papel na dispersão de sementes e polinização de plantas.
Os machos são maiores que as fêmeas. O acasalamento ocorre uma vez por ano, de abril a junho. A gestação é de 275 dias e é gerado geralmente um filhote por vez. A expectativa de vida é de aproximadamente 15 anos.
Seus principais predadores são corujas, águias e serpentes. Em algumas localidades, os seres humanos também comem esses morcegos.

Curiosidades:
  • O morcego frugívoro cor-de-palha está na lista dos animais que possuem o vírus  Ebola em sua corrente sanguínea, mas não fica doente. Acredita-se que o Ebola pode ser transmitido aos humanos quando em contato com o sangue deste animal. Porém, não devemos esquecer do seu papel como dispersor de sementes e polinizador de plantas.

sábado, 9 de agosto de 2014

Araçari Banana



Visite alguns parentes do araçari banana aqui e aqui .

Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Ramphastidae
Gênero: Pteroglossus
Espécie: Pteroglossus bailloni

Esta ave é encontrada no Brasil, em Pernambuco, Espírito Santo e de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. Também é encontrada na Argentina e no leste do Paraguai. Seu habitat são as copas das árvores em florestas altas de regiões montanhosas.
É uma ave de hábitos diurnos.Vive em pequenos grupos geralmente compostos de seis a sete indivíduos. Alimenta-se de frutos, insetos, ovos e filhotes de outras aves. Faz seu ninho em cavidades de árvores. Põe de quatro a seis ovos.
Sua população ainda se mantém estável. Porém, pode correr risco de extinção devido à caça ilegal e ao tráfico de animais.

Curiosidades:

  • Seu nome científico significa "ave com língua emplumada de Baillon". Jean Francois Emmanuel Baillon foi um advogado, naturalista e coletor de espécies francês.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Lobo-guará



Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Chrysocyon
Espécie: Chrysocyon brachyurus

O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul. Pode ser encontrado no Brasil, Argentina e Uruguai. Seu habitat são os cerrados e campos.
É um animal bem adaptado para seu habitat. A visão é seu sentido mais importante. Sua grande altura facilita enxergar acima da vegetação. É um animal onívoro de hábitos crepusculares e noturnos. Chega a percorrer 30 quilômetros em busca de alimento. Alimenta-se de mel, insetos, roedores, pequenos répteis, frutas e cana de açúcar. Algumas vezes ataca aves domésticas.
Vive solitário na maior parte do ano. Forma casais na época da reprodução. A gestação é de 60 a 65 dias. São gerados de 4 a 6 filhotes de cada vez. O lobo-guará pode viver cerca de 15 anos.
Geralmente é perseguido por ser acusado de atacar bois e ovelhas. Está ameaçado de extinção devido à caça e destruição de seu habitat.

Curiosidades:

  • O lobo guará tem uma estreita relação ecológica com uma árvore do cerrado chamada lobeira (Solanum lypocarpum). O lobo se alimenta das frutas da lobeira e defeca próximo a algum formigueiro da região. Suas fezes contém sementes de lobeira. As formigas cortadeiras que vivem no formigueiro coletam algumas dessas sementes e levam para seu jardim de fungos. Algumas dessas sementes se desenvolvem em uma nova lobeira.

domingo, 3 de agosto de 2014

Perereca Castanhola

Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Hylidae
Gênero: Itapotihyla
Espécie: Itapotihyla langsdorffii

Este anfíbio é encontrado na Mata Atlântica no Brasil, desde a Bahia até Santa Catarina, nordeste da Argentina e região central e sul do Paraguai. 
É um animal arborícola. Utiliza-se de sua coloração para se camuflar em meio aos líquens e musgos de cascas de árvores. Alimenta-se de insetos como formigas e cupins. Reproduz-se em lagoas naturais temporárias ou permanentes no interior da floresta tropical.
Ainda é abundante no Brasil, mas está em sério risco de extinção no Paraguai devido à destruição de seu habitat.

Curiosidades:
  • Este anfíbio recebeu o nome popular devido ao som de sua vocalização se assemelhar ao bater de castanholas.

sábado, 2 de agosto de 2014

Besouro Golias

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Família: Scarabaeidae
Gênero: Goliathus giganteus

Esta espécie de besouro é encontrada em toda a África. É um dos maiores insetos do mundo, senão o mais pesado. Seu nome deriva de Golias, o nome do gigante que Davi derrotou, de acordo com a Bíblia. Seu habitat são as florestas tropicais e equatoriais úmidas do continente. Alimenta-se de matéria orgânica, frutas, esterco e alimentos açucarados.
Os machos possuem grandes chifres em forma de "Y", que utilizam para lutar com outros machos por território e na época do acasalamento. Medem de 6 a 10 centímetros. As fêmeas não possuem chifres e medem de 5 a 8 centímetros. Elas põem seus ovos em buracos cavados na terra. Destes ovos nascem larvas, que enquanto se desenvolvem alimentam-se basicamente de material proteico. O próximo estágio é a formação de casulos. Durante este estágio, as larvas se enterram no solo e formam seus casulos. Após o final da estação seca, tornam-se adultos.
O besouro golias é um excelente escavador e voa muito bem, apesar de seu tamanho e peso.