Marcadores

sábado, 25 de abril de 2015

Coruja Listrada

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Strigiformes
Família: Strigidae
Gênero: Strix 
Espécie: Strix hylophila

Também conhecida como coruja barrada, esta espécie de coruja é encontrada no Brasil  (de Minas Gerais ao Mato Grosso do Sul), Paraguai e Argentina. É uma espécie endêmica da Mata Atlântica. Frequenta o interior e a borda da mata.
Tem hábitos noturnos. Alimenta-se de insetos, ratos e ratazanas. Ocasionalmente, preda lagartos e aves de pequeno porte.
Seu período de reprodução inicia-se entre os meses de agosto e outubro. Nidifica em troncos e ocos de árvores.  O período de incubação dos ovos é de cerca de 29 dias. Os filhotes se tornam independentes com cerca de 4 meses de idade.
É uma espécie considerada quase em risco de extinção, devido à destruição da Mata Atlântica. 
Seu nome científico significa "coruja que gosta da mata".

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Arara Azul de Lear

A postagem de hoje é em homenagem ao nascimento de um filhote, em cativeiro, desta ave raríssima. Para ler a reportagem, clique aqui
Imagem retirada do jornal "Folha de São Paulo", 24/09/2017

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Gênero: Anodorhynchus 
Espécie: Anodorhynchus leari

Esta espécie de arara é endêmica do Brasil. É encontrada apenas na caatinga arbórea do Nordeste do nosso país. É muito parecida com a arara azul grande, mas é bem menor e tem a plumagem menos vistosa e menos brilhante.
Alimenta-se principalmente de frutos da palmeiras e outras árvores nativas. Ultimamente, as aves têm se acostumado a comer milho verde.
Vive normalmente em bandos e forma casais fixos. Na época da reprodução, que ocorre na época das chuvas, o casal se separa do bando e faz seu ninho em desfiladeiros. Cada ninhada tem cerca de dois ovos.
Infelizmente, está criticamente ameaçada de extinção.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Cutia

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Rodentia
Família: Dasyproctidae
Gênero: Dasyprocta
Espécie: Dasyprocta aguti

A cutia é encontrada no México, Colômbia, Venezuela, norte da Argentina, Suriname, Guianas, Paraguai, Peru e Brasil. Foi também introduzida em várias ilhas do Caribe. Seu habitat são os campos, áreas cultivadas e florestas tropicais.
É um animal diurno e herbívoro. Alimenta-se de frutas, castanhas e outras plantas suculentas. A cutia tem um papel importantíssimo na dispersão das sementes das plantas.
Sai durante o dia para procurar comida e à noite descansa em tocas subterrâneas.
Forma casais fixos para a vida inteira. Durante a época do acasalamento, o macho borrifa urina na fêmea. Se ela estiver apta para acasalar, executa uma espécie de dança e permite que ele acasale com ela. Sua gestação é de 3 a 4 meses. Geralmente nascem até dois filhotes, ocasionalmente três. Sua longevidade é de 10 anos em liberdade e até 17 anos em cativeiro.
Infelizmente, a cutia está ameaçada de extinção devido ao consumo de sua carne, que é considerada saborosa.

domingo, 19 de abril de 2015

Pomba Asa-branca

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae
Gênero: Patagioenas
Espécie: Patagioenas picazuro

Esta ave recebe inúmeros nomes populares: legítima-mineira, pomba do ar, pomba-trocal, pomba-trocaz, pomba-carijó e pomba-verdadeira. É encontrada no Brasil ( Região Nordeste ao Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e São Paulo), Bolívia, Argentina e Paraguai. Seu habitat são os campos com árvores, áreas urbanas, cerrados, caatingas e florestas de galeria.
Alimenta-se principalmente de frutos e sementes. Frequentemente é encontrada em campos de milho e feijão, principalmente após a época de colheita.
Nidifica durante quase todo o ano. Os casais fazem seus ninhos em territórios defendidos pelo macho, demarcados por voos altos e com batimento especial de asas. O ninho é construído a partir de ramos secos arrancados de topos de árvores ou coletados no chão. A fêmea põe um único ovo por vez, num período de incubação de 16 a 19 dias. O casal se encarrega da incubação do ovo e do cuidado com o filhote. Após a criação do filhote, inicia seu período de migração.
A pomba asa-branca não está ameaçada de extinção. Seus principais inimigos naturais são o carcará e a coruja buraqueira.

Curiosidades:

  • Seu nome científico significa "pombo barulhento e de sabor amargo". De acordo com os indígenas, sua carne tinha sabor amargo, devido à uma dieta de frutos amargos.
  • O músico e compositor Luiz Gonzaga imortalizou a pomba asa-branca em uma das suas canções, intitulada "Asa Branca".


Assista abaixo a um vídeo com a música "Asa Branca"


domingo, 12 de abril de 2015

Lagartixa Tokay

Imagem retirada e editada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Gekkonidae
Gênero: Gekko
Espécie: Gekko gecko

Esta lagartixa é encontrada do nordeste da Índia até a Austrália. Seu habitat são as florestas tropicais. É normalmente encontrada em árvores ou em penhascos.
A lagartixa tokay é um animal territorial e bastante agressivo. Defende seu território ferozmente da invasão de indivíduos da mesma espécie e até de diferentes espécies. Utiliza-se de sons para advertir seus rivais. É um animal noturno. Alimenta-se basicamente de insetos. Baratas e gafanhotos são suas principais presas.
Solitária durante a maior parte do ano, procura parceiros apenas durante a época do acasalamento. Os machos emitem sons para atrair as fêmeas. Após o acasalamento, a fêmea põe ovos que são protegidos pelo casal até o nascimento dos filhotes. A longevidade da lagartixa tokay é de cerca de dez anos.
Em alguns lugares do mundo, a lagartixa tokay é muito apreciada como animal de estimação.

Curiosidades:

  • Em algumas regiões do Sudeste Asiático, a lagartixa tokay é associada à boa sorte  e fertilidade.


sábado, 11 de abril de 2015

Sapo Corredor

Para conhecer um parente próximo, clique aqui.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Bufonidae
Gênero: Bufo
Espécie: Bufo calamita

O sapo corredor recebe o nome popular porque  prefere fugir correndo de seus predadores, devido às suas pernas curtas que não são apropriadas para saltar. É encontrado na Europa ocidental e central, norte dos Alpes, de Portugal à Rússia. Seu habitat são as dunas costeiras, habitats abertos e planícies.
Como a maioria dos anfíbios, sua pele se desidrata muito facilmente.  Assim, passa o dia inteiro enterrado no solo. Sai à noite para caçar seu alimento que inclui insetos, minhocas e aranhas.
Normalmente solitário, forma pares apenas na época do acasalamento. Como todos os anuros, o macho atrai a fêmea com seu coaxar. A fêmea põe, na água, de 1500 a 7000 ovos por vez. O período de incubação dos ovos é de 5 a 8 dias. Os girinos se alimentam de plantas aquáticas. A longevidade do sapo corredor é de cerca de 15 anos.
O sapo corredor ainda não está ameaçado de extinção, porém a poluição pode ser muito prejudicial a ele. O animal é protegido por lei na Grã-Bretanha.

Curiosidades:
  • Apesar de ser um animal aquático, o sapo corredor é um péssimo nadador. Fica sempre nas águas rasas. Se cair em águas profundas, é grande a chance de se afogar.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Caranguejo Aranha Japonês

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Crustacea
Ordem: Decapoda
Família: Inachidae
Gênero: Macrocheira
Espécie: Macrocheira kaempferi

O caranguejo aranha japonês é encontrado no Oceano Pacífico, próximo às ilhas japonesas de  Honshu e Kyushu. Também já foram vistos na costa de Taiwan. Seu habitat é o fundo arenoso ou rochoso da plataforma continental.
É um animal onívoro. Alimenta-se de peixes, pequenos crustáceos e outros invertebrados marinhos, algas e detritos.
A reprodução ocorre entre os meses de janeiro e março, no começo da primavera. O macho insere no interior da fêmea seus espermatozóides. A fêmea põe cerca de um milhão de ovos por vez. A mãe carrega os ovos em suas costas até que eles eclodam. As larvas eclodem dos ovos após um período de incubação de aproximadamente dez dias. O caranguejo aranha passa por inúmeras metamorfoses até se tornar adulto. Isso dura cerca de 70 dias. Há estudos dizendo que a longevidade do caranguejo aranha é de cerca de cem anos.

Não há dados sobre seu estado de conservação. É rara a interação do caranguejo aranha com o ser humano.

Curiosidades:
  • É a maior espécie de caranguejo conhecida. Suas pernas alcançam cerca de 3,5 metro de envergadura.

domingo, 5 de abril de 2015

Pika de Ili

Este pequeno mamífero foi raras vezes visto, foi "redescoberto em 2014". Para ler uma reportagem sobre o animal, clique aqui.
Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Lagomorpha
Família: Ochotonidae
Gênero: Ochotona
Espécie: Ochotona iliensis

Este pequeno mamífero, do mesmo grupo do coelho, é uma espécie endêmica da China. Seu habitat são as regiões montanhosas e de encostas desse país.
O pika de Ili é um animal de hábitos preferencialmente diurnos, mas algumas vezes foi visto movimentando-se no período noturno. É herbívoro e tem o costume de coletar capim e armazená-lo para secar, formando “pilhas de feno”.
A fêmea dá à luz a um ou dois filhotes por ano. O restante dos hábitos reprodutivos não é conhecido pela Ciência.
Foi descoberto em 1983. Nos anos 90, estimava-se que existiam apenas dois mil exemplares. Hoje em dia, estima-se que não existam mais de mil indivíduos da espécie. Portanto, está criticamente ameaçado de extinção. As principais causas de seu declínio seriam a poluição e o Aquecimento Global.


sexta-feira, 3 de abril de 2015

Bacalhau

Aproveitando o feriado da Sexta Feira da Paixão, tradicional entre os católicos, estarei postando um peixe muito consumido durante essa época do ano.


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Gadiformes
Família: Gadidae
Gênero: Gadus
Espécie: Gadus morhua

O bacalhau é um peixe nativo do Atlântico, encontrado geralmente na América do Norte e Europa. Seu habitat são as águas temperadas dessas regiões.
Vive em grandes cardumes de milhares de indivíduos. É um peixe muito voraz. Come praticamente de tudo. Suas presas são outros peixes, crustáceos, vermes marinhos, moluscos e até estrelas do mar. As larvas alimentam-se de zooplâncton.
O acasalamento ocorre entre fevereiro e abril. Os animais costumam migrar para águas mais quentes para se reproduzirem. As fêmeas mais jovens costumam pôr cerca de quinhentos mil ovos por vez. Segundo alguns cientistas, as fêmeas mais velhas costumam pôr até 15 milhões de ovos. A mortalidade das larvas é alta, mas é compensada pela alta fertilidade da espécie. Suas larvas são planctônicas. A longevidade é de cerca de 20 anos.
O bacalhau é um peixe muito importante na pesca comercial. Isso tem reduzido muito seu número, tornando sua carne bem cara. Isso pode causar sua extinção num futuro próximo.

Curiosidades:
  • O óleo de fígado de bacalhau antigamente era ministrado às crianças, por ser muito rico em vitamina A e vitamina D, a fim de prevenir o raquitismo.