Marcadores

sábado, 30 de maio de 2015

Arganaz Japonês

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Rodentia
Família: Gliridae 
Gênero: Glirulus
Espécie: Glirulus japonicus

Este pequeno roedor é endêmico do Japão. É encontrado nas ilhas japonesas de Honshu, Shikoku e Kyushu. Seu habitat são as florestas temperadas, florestas de coníferas, montanhas e áreas áridas.
É um animal noturno. Vive em árvores e é um ótimo escalador. É onívoro. Alimenta-se de sementes, frutas, insetos e ovos de pássaros. Hiberna no inverno.
Normalmente solitário, os machos só procuram as fêmeas na época da reprodução, que ocorre no final do inverno. Os machos chamam a atenção das fêmeas vocalizando. Elas respondem aos chamados se estiverem aptas para reproduzir. Cada macho acasala com muitas fêmeas. A gestação é de aproximadamente um mês. Uma fêmea dá à luz de 2 a 6 filhotes por vez. Aos 18 dias de idade já começam a se alimentar sozinhos, tornando-se independentes por volta dos 4 meses de idade. Os filhotes tornam-se adultos com um ano de idade. A longevidade é de 3 a 5 anos.
O arganaz japonês não está ameaçado de extinção.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Açor

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Accipitridae
Gênero: Accipiter
Espécie: Accipiter gentilis

O açor é encontrado no Hemisfério Norte, mais precisamente na América do Norte, Europa, Escandinávia, Rússia, Sibéria e Japão. Seu habitat são a floresta de coníferas e a floresta temperada.
É uma ave oportunista e de hábitos diurnos. Usa suas fortes garras para matar suas presas e carregá-las para um local seguro. As presas incluem aves canoras, galos silvestres e faisões, além de pequenos mamíferos. 
Na primavera, os açores retornam aos seus locais de nidificação. As aves formam casais para a vida inteira. A fêmea vocaliza para chamar a atenção do macho. O casal reutiliza o ninho do anterior ou constrói um novo no alto de uma árvore. São postos de 1 a 5 ovos, com período de incubação de 33 a 38 dias. A fêmea se encarrega da incubação dos ovos. O macho a alimenta durante esse período. Os filhotes são cuidados pelo casal, até que aprendam a caçar, com cerca de três meses de idade. A longevidade do açor é de cerca de 19 anos.
Durante as décadas de 50 e 60 do século passado, muitos exemplares morreram em razão de envenenamento por pesticidas. As aves se alimentavam de muitas presas envenenadas e isso prejudicava sua reprodução. Hoje é uma espécie protegida e sua população de mantém estável.

Curiosidades:

  • As fêmeas são maiores que os machos, portanto elas tendem a procurar presas maiores. Assim, não há competição entre machos e fêmeas pelos alimentos.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Gavião Pega-macaco

Foto fornecida pelo biólogo Luciano Zandoná.


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes
Família: Accipitridae
Gênero: Spizaetus
Espécie: Spizaetus tyrannus

Esta ave de rapina é encontrada  do sul do México à América do Sul. No Brasil, ocorre na faixa marítima  leste-meridional, da Bahia, leste de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. Seu habitat são as florestas e clareiras.
Vive solitário ou aos pares. Normalmente observado no período da manhã e início da tarde, o gavião pega-macaco alimenta-se de macacos, outros mamíferos e aves.
Faz seu ninho no alto das árvores, utilizando-se de gravetos. Põe, em média, dois ovos, com período de incubação de cerca de 40 dias. Os filhotes deixam o ninho após 80 a 90 dias. O ninho é predado por macacos.
Por vezes, é perseguido por fazendeiros, pelo hábito de atacar criações domésticas, como galinhas e pintinhos. Porém, não está ameaçado de extinção.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Daimão

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Hyracoidea
Família: Procaviidae
Gênero: Dendrohyrax
Espécie: Dendrohyrax dorsalis

Também conhecido como hirace arborícola, o daimão é encontrado na África. Seu habitat são as savanas, florestas e cerrados.
Mede cerca de 50 centímetros. É um animal arborícola. É noturno. Assim como os roedores, possui incisivos de crescimento contínuo. Alimenta-se basicamente de vegetais. Come folhas, frutas, cascas de árvores, gravetos e grama. Ocasionalmente, alimenta-se de insetos.
Vive em pequenos grupos familiares. Utiliza-se de vocalização para se comunicar com os membros de seu grupo. Na época do acasalamento, os machos lutam ferozmente pelo direito de acasalar com as fêmeas. Sua gestação dura de 6 a 7 meses. São gerados dois filhotes por vez. Torna-se adulto por volta dos 16 meses de idade. Sua longevidade é de cerca de 5 anos.
Em algumas regiões é caçado por causa de sua pele, o que pode causar sua  extinção em um futuro próximo.

Curiosidades:

  • Apesar de se parecer com um roedor, o daimão é geneticamente bem próximo do elefante. Ambos possuem incisivos que são utilizados como presas defensivas e suas unhas são muito semelhantes.


sexta-feira, 22 de maio de 2015

Salamandra Tigre

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Caudata
Família: Ambystomatidae
Gênero: Ambystoma
Espécie: Ambystoma tigrinum

A salamandra tigre é encontrada nos Estados Unidos e no México. Seu habitat são florestas, pântanos e áreas úmidas.
Alimenta-se basicamente de minhocas, insetos, caracóis e lesmas. Algumas vezes ataca anfíbios menores, ratos e filhotes de cobra. As larvas podem comer larvas de insetos. Pode ocorrer canibalismo entre as larvas.
A reprodução ocorre no final do inverno ou no começo da primavera quando a salamandra tigre se estabelece num pântano. O acasalamento ocorre durante a noite. São postos cerca de 40 ovos por vez, em plantas aquáticas, algas e troncos caídos. A incubação do ovos dura cerca de 28 dias. A velocidade do crescimento e metamorfose das larvas vão depender dos fatores ambientais, como temperatura e oferta de alimento. Sua longevidade é de cerca de 25 anos.
Felizmente, a população da salamandra tigre se mantém estável. Porém, a destruição de seu habitat pode comprometer a espécie num futuro próximo.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Naja Cuspideira

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Elapidae
Gênero: Hemachatus 
Espécie: Hemachatus haemachatus

Esta serpente é encontrada na África, mais precisamente nos países de Lesoto, Suazilândia, África do Sul e Zimbábue. Seu habitat são as campinas e savanas úmidas. Também pode ser encontrada em centros urbanos.
Recebe seu nome popular porque pode expelir seu veneno através de jatos, mirando os olhos de seus inimigos. Faz isso contraindo suas glândulas de veneno, do interior da boca. Possui também outros mecanismos de defesa: a mordida ou dilatando seu pescoço na expansão conhecida como "capuz", para parecer maior e mais ameaçadora. Alimenta-se de sapos, roedores, lagartos, outras cobras, aves e seus ovos.
É uma espécie ovovivípara e pode gerar de 20 a 30 filhotes por vez. Sua longevidade é de cerca de dez anos.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Macaco Vervet

Mais um animal para os fãs do Ubuntu.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Gênero: Chlorocebus
Espécie: Chlorecebus pygerythrus

O macaco vervet é encontrado em toda África subsaariana, do leste do Senegal ao sul da África do Sul. Foi introduzido em várias ilhas do Caribe. Seu habitat são as savanas, limites de florestas e bosques abertos.
É um animal social que vive em grandes grupos. Comunica-se com os outros membros de seu grupo através de sons e gestos. É ativo durante o período diurno. É onívoro. Alimenta-se de frutas, sementes, seiva, ovos, pequenos vertebrados e invertebrados.
A fêmea toma a iniciativa no acasalamento, encorajando o macho a acasalar com ela. Sua gestação é de 161 a 165 dias, gerando apenas um filhote por vez. O pequeno normalmente nasce na época das chuvas, quando o alimento é mais abundante. Raros são os gêmeos. Cada filhote é cuidado por todos os membros do bando. Os filhotes começam a ser desmamados aos 3 meses de idade e aos 6 meses, já começam a procurar alimento junto com o resto do bando. Tornam-se adultos por volta dos 3 anos de idade. A longevidade é de pouco mais de 30 anos.
Felizmente, o macaco vervet não está em extinção. Foi uma espécie que soube tirar vantagem da influência humana.

Curiosidades:

  • A versão 15.04 do Ubuntu, sistema operacional relacionado ao Linux, foi apelidada pelos desenvolvedores como "O Macaco Vervet Vívido" (Vivid Vervet).

domingo, 17 de maio de 2015

Traça de Roupas

Posso dizer que a postagem de hoje está relacionada à de ontem.

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Lepdoptera
Família: Tineidae
Gênero: Tineola
Espécie: Tineola biseliella

Apesar do nome, este inseto é uma pequena mariposa. É encontrada em boa parte do globo. Seu habitat é dentro de armários ou outros móveis onde estejam estocadas roupas. Normalmente prefere se alimentar de fibras de lã e fibras de origem animal.
As fêmeas põem de 40 a 50 ovos por vez. Algumas vezes, chegam a morrer durante a postura dos ovos. Os machos vivem mais do que as fêmeas e continuam acasalar durante toda sua vida de adultos. O período de incubação dos ovos varia de 4 a 10 dias, dependendo da temperatura ambiente. Dos ovos, nascem larvas. O estágio larval pode variar de 35 dias a dois anos dependendo da temperatura e da oferta de alimento. O próximo estágio é de pupa. Este dura de 8 a 10 dias no verão e de 3 a 4 semanas no inverno. As larvas utilizam as fibras de que se alimentam para construir a pupa. Os adultos eclodem das pupas.
As traças são pragas terríveis para roupas e tapetes. Para combatê-las recomenda-se uma boa manutenção dos objetos dos quais se alimentam.


sábado, 16 de maio de 2015

Traça de Livros

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Zygentona
Família: Lepismatidae
Gênero: Lepisma
Espécie: Lepisma saccharina

Este inseto é encontrado em praticamente todo o planeta. Seu habitat natural é sob pedras, troncos e folhas caídas. Quando vive no interior de construções humanas é encontrada no interior dos móveis e dentro de livros. Prefere viver em locais úmidos.
A traça de livros é um inseto de hábitos noturnos. Apesar do nome, não come somente folhas de livros. Alimenta-se principalmente de materiais que contenham amido, como por exemplo, pão.
A fêmea põe cerca de cem ovos por vez. Os ovos são postos normalmente dentro de rachaduras na parede. O período de incubação varia de 3 a 6 semanas dependendo da temperatura ambiente. Após chocarem, os ovos se tornam indivíduos semelhantes aos adultos, porém menores. A traça de livros não sofre metamorfose, apenas aumenta de tamanho durante seu desenvolvimento.
As traças normalmente não fazem mal à saúde humana, mas causam prejuízos aos livros e documentos.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Merluza Negra

Imagem retirada da Internet


Classificação:
Filo: Cordados
Classe:  Osteichthyes
Ordem: Perciformes
Família:  Nototheniidae
Gênero: Dissostichus
Espécie: Dissostichus eleginoides

Este peixe pode ser encontrado no Hemisfério Sul, a profundidades de aproximadamente 70 metros. Alimenta-se de invertebrados e peixes menores.
É um peixe de crescimento lento e pode demorar até nove anos para se tornar apto a reproduzir. Mesmo assim, produz poucos ovos por vez.
Seus principais predadores são os mamíferos marinhos e o próprio homem.
Sua carne é considerada muito saborosa. Alguns especialistas acreditam que a merluza negra está criticamente ameaçada de extinção devido à sobrepesca. Recomenda-se que não se consuma este peixe. Mesmo assim, a merluza negra alcança preços exorbitantes no mercado negro.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Corvo

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Corvidae
Gênero: Corvus
Espécie: Corvus corax

O corvo está disseminado ao longo do Hemisfério Norte, desde o Ártico até o norte da África.  Pode ser encontrado na Europa, no norte e centro da Ásia e nas Américas do Norte e Central. Seu habitat são as montanhas, escarpas rochosas, penhascos, áreas desérticas e semidesérticas, áreas abertas e próximo às florestas temperadas e de coníferas.
É uma ave muito inteligente,oportunista e capaz de aprender. Há quem diga pode lembrar-se claramente de alguém que a tentou prejudicar. Além disso, é muito agressiva e territorial.  É um animal onívoro. Alimenta-se de insetos, pequenos mamíferos, anfíbios, pequenos répteis, aves menores e seus ovos, frutos, sementes, nozes e carniça. Nas áreas urbanas de algumas localidades, banqueteia-se revirando as latas de lixo.
Vive em bandos. O acasalamento ocorre no final do inverno. Faz seu ninho no alto de penhascos ou no interior de árvores. São postos de três a seis ovos, com período de incubação de 20 a 21 dias. Enquanto incuba os ovos, a fêmea é alimentada pelo macho. Ambos os pais participam da criação dos filhotes. Tornam-se adultos por volta dos 3 anos de idade. Sua longevidade é de aproximadamente 15 anos.

Curiosidades:

  • Em muitas culturas, o corvo é associado à morte. No folclore popular, se um bando de corvos é visto voando, é sinal de guerra iminente. Há quem diga que deve-se manter os doentes afastados do corvo, pois há risco deles piorarem e morrerem.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Lagarto Australiano de Língua Azul

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação: 
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Scincidae
Gênero: Tiliqua
Espécie: Tiliqua scincoides

Este lagarto tem a cor da língua bem peculiar e a usa para afastar os inimigos. É nativo da Austrália, mas também é encontrado na Nova Guiné e na Tasmânia. Seu habitat são as áreas semidesérticas, florestas e áreas arbustivas.
O lagarto australiano de língua azul usa sua língua para se defender dos inimigos. Exibe sua língua e faz movimentos de modo que pareça maior ou se pareça com uma cobra. É um animal onívoro e hábitos diurnos. Alimenta-se de insetos, répteis menores, plantas e frutas.
É um réptil ovovivíparo, isto é, os filhotes nascem de ovos, mas estes se desenvolvem no interior do corpo da fêmea. São gerados de 10 a 15 filhotes por vez.
É criado como animal de estimação em algumas localidades da Austrália. É proibida por lei sua exportação para outros países.

Veja abaixo a língua azul do lagarto em detalhe.
Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Kookaburra

Para conhecer um parente próximo, clique aqui.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Coraciiformes
Família: Alcedinidae
Gênero: Dacelo
Espécie: Dacelo novaeguineae

Esta ruidosa ave é encontrada na Austrália, Tasmânia e Nova Zelândia. Seu habitat são as florestas de eucaliptos e áreas urbanas.
Tem hábitos diurnos e uma alimentação muito variada. Normalmente fica no alto de uma árvore esperando pacientemente até que aviste uma potencial presa. Uma vez avistada, voa em direção a ela. Uma vez capturada, voa de volta para o local onde estava. Alimenta-se de insetos, minhocas, caracóis, aranhas, caranguejos, lagostas, peixes, rãs, lagartos e cobras.
Vive em grupos. Forma casais fixos para a vida inteira. O macho vocaliza para chamar sua parceira na época da reprodução e a alimenta num ritual de corte. São postos de 1 a 5 ovos por vez, com período de incubação de 24 a 29 dias. O casal e seus filhos de ninhadas de anos anteriores se revezam na incubação dos ovos e na criação dos futuros filhotes. Os pequenos aprendem a voar com 5 semanas de idade. Tornam-se adultos com 1 ano de idade. Sua longevidade é de cerca de 11 anos. Felizmente, o kookaburra não está ameaçado de extinção.

Curiosidades:

  • De acordo com lendas aborígenes, depois dos deuses terem criado o dia e a noite, foi dado ao kookaburra o papel de guardião da floresta. Seu dever era acordar as pessoas e os outros animais, no amanhecer, com seu ruidoso canto.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Carpa

Essa postagem é em homenagem ao Dia dos Meninos, hoje feriado no Japão, fazendo referência ao Koinobori.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Cypriniformes
Família: Cyprinidae
Gênero: Cyprinus 
Espécie: Cyprinus carpio

Este peixe muito conhecido tem sua origem no sul da Ásia e do Leste Europeu até a Sibéria. Atualmente é encontrado em boa parte do globo, exceto no norte da Ásia. Seu habitat são as águas costeiras, rios e lagos. 
A carpa é um peixe onívoro de atividade diurna. Vive em cardumes. Alimenta-se de uma grande variedades de organismos. Come principalmente pequenos invertebrados como insetos, larvas e pequenos crustáceos. Pode também comer mariscos de água doce, mexilhões, sementes e ovos de peixes. A carpa hiberna no fundo das águas onde vive, no inverno.
A fêmea coloca seus ovos no início da primavera. Movimenta-se rente às margens e põe milhares de ovos próximo às plantas aquáticas, que logo são fertilizados pelo macho. Os ovos eclodem depois de quatro dias. Por algum tempo, as larvas se alimentam dos nutrientes provenientes dos ovos dos quais nasceram, antes de nadarem em busca de outros alimentos. Tornam-se adultas por volta dos 3 anos de idade. Sua longevidade é de aproximadamente 50 anos.

Curiosidades:

  • As carpas coloridas são criadas por muito tempo no Japão e no mundo. Acredita-se que elas descendam de populações selvagens europeias originárias do Rio Danúbio.


domingo, 3 de maio de 2015

Anfíuma de Dois Dedos

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Caudata
Família: Amphiumidae
Gênero: Amphiuma 
Espécie: Amphiuma means

Esta salamandra aquática, conhecida também como salamandra enguia, é encontrada no Hemisfério Norte, sendo endêmica dos Estados Unidos. Seu habitat são os pântanos e lagos, normalmente abundantes em vegetação.
É um animal predominante aquático. É ativa somente à noite ou em dias muito nublados ou chuvosos. Alimenta-se peixes, crustáceos e moluscos.
A reprodução ocorre no final no final do inverno. A corte e o acasalamento propriamente ditos ocorrem na água. A fertilização é interna. A fêmea sai da água e põe seus ovos em terreno úmido. Não é conhecida pela ciência a quantidade de ovos postos e nem detalhes sobre o desenvolvimento larval. Apenas se sabe que as larvas possuem brânquias externas. A longevidade da anfíuma de dois dedos é de cerca de 15 anos. 

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Peixe-vaca

Imagem retirada da Internet
Filo: Cordados 
Classe: Osteichthyes
Ordem: Tetraodontiformes
Família: Ostraciidae
Gênero: Lactoria
Espécie: Lactoria cornuta

Este peixe recebe o nome popular devido às protuberâncias no alto da cabeça que lembram "chifres". É encontrado na Ásia, das Filipinas ao Japão. Seu habitat são os recifes de coral.
Seu corpo é recoberto de placas ósseas fundidas ao invés de escamas. Isso torna seu corpo pesado e faz com que nade muito lentamente. Graças aos "chifres", torna-se difícil ser engolido por predadores. Além disso, costuma expelir uma substância tóxica chamada ostracitoxina na água quando está estressado ou em perigo.
Alimenta-se de algas, vermes e outros pequenos invertebrados marinhos. Utiliza-se de jatos de água lançados pela boca para desalojar suas presas que estejam escondidas na areia.
Em alguns países, é muito apreciado como peixe de aquário.