Marcadores

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Sapo Verde Americano

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Ranidae
Gênero: Lithobates
Espécie: Lithobates clamitans

Também conhecido como sapo de bronze, este anuro é encontrado nos Estados Unidos e no Canadá. Seu habitat são os pântanos, rios e lagos.
O sapo verde americano é ativo durante o dia e à noite. Sua alimentação difere conforme sua idade. Quando adulto, alimenta-se principalmente de insetos, lesmas e aranhas. Come também pequenas cobras e sapos menores. Espera pacientemente que uma potencial vítima passe em sua frente, para capturá-la. As larvas alimentam-se de zooplâncton e algas. Hiberna num buraco no chão, durante o inverno.
É solitário durante a maior parte do ano. Durante a época do acasalamento, que ocorre no final da primavera, o macho defende ferozmente seu território de rivais. Atrai sua companheira com vocalização. A fêmea põe de 1000 a 7000 ovos por vez, que flutuam na água ou aderem à vegetação aquática. Os girinos eclodem dos ovos após 3 a 5 dias. Após 3 a 22 meses, dependendo das condições ambientais, tornam-se adultos. Sua longevidade é de cerca de dez anos.
O sapo verde americano ainda não está ameaçado de extinção, mas a poluição pode comprometer a espécie num futuro próximo.

domingo, 27 de setembro de 2015

Caracol Gigante Africano

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Moluscos
Classe: Gastropoda
Ordem: Stylommatophora
Família: Achatinidae
Gênero: Achatina
Espécie: Achatina fulica

Como sugere o nome, esta espécie de caracol é originária da África, mais precisamente de Moçambique, Quênia e Somália. Seu habitat são as áreas costeiras. áreas ribeirinhas, florestas, savanas e campos cultivados. Também é encontrado em áreas urbanas. 
Gosta de viver em locais úmidos e quentes. É um animal de hábitos noturnos. Não é uma espécie social. Alimenta-se principalmente de vegetais. Come folhas, frutos, nozes, sementes, madeira, cascas de árvores, flores, líquens e algas. Algumas vezes, come outros caracóis, fungos e matéria orgânica.
Não possui uma época específica para reprodução. É hermafrodita, isto é, possui tanto estruturas masculinas como femininas. Porém, não se autofecunda. Precisa de outro indivíduo da mesma espécie para poder trocar células reprodutivas e assim pôr ovos. São postos de 100 a 500 ovos por vez. Destes ovos, nascem pequenos indivíduos semelhantes aos adultos. Os filhotes tornam-se adultos aos seis meses de idade. A longevidade é de 3 a 5 anos.
O caracol gigante africano foi introduzido em outras partes do mundo, acidentalmente, vindo no interior de navios ou para ser criado para ser consumido como alimento. Tornou-se uma espécie invasora, destruindo lavouras e trazendo muitos prejuízos. Fora da sua região nativa não possui predadores naturais. Além disso, é hospedeiro de certas espécies de vermes, que causam doenças aos seres humanos. É uma espécie muito resistente.

sábado, 26 de setembro de 2015

Cobra Rei

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Elapidae
Gênero: Ophiophagus
Espécie: Ophiophagus hannah

Esta espécie de cobra é encontrada na Índia, China, Indonésia e Filipinas. Seu habitat são as florestas, bambuzais, áreas cultivadas e pântanos densos.
Seus hábitos diferem da maioria das cobras. Ao contrário delas, é um animal diurno. Prefere fugir de seus inimigos. Porém, pode se tornar muito agressiva se provocada ou encurralada. Além disso, seu veneno neurotóxico é muito potente. Alimenta-se basicamente de outras cobras.
A reprodução ocorre de janeiro a abril. A fêmea faz um "ninho" de folhas e galhos. Põe de 21 a 40 ovos por vez, abaixo desta pilha de galhos e folhas. Os ovos são incubados pelo calor da decomposição do material do "ninho". Ambos os pais ficam de vigia protegendo os ovos dos predadores. A longevidade é  de cerca de 17 anos.
A cobra rei está ameaçada de extinção devido à destruição de seu habitat

domingo, 20 de setembro de 2015

Raia de Rio Ocelada

Com a postagem de hoje, divulgo o resultado da enquete para decidir o 100° animal de 2015. Foram nove votos no total. O acará-disco não teve nenhum voto. O aruanã teve 1 voto (ou 11%). O acará bandeira teve 3 votos (ou 33%). O grande vencedor, com 5 votos (ou 55%)  foi o dourado. Então, o dourado será o tema da centésima postagem de 2015. Obrigado aos que votaram e a todos aqueles que visitam meu blog.
Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Chondrichthyes
Ordem: Rajiformes
Família: Potamotrygonidae
Gênero: Potamotrygon
Espécie: Potamotrygon motoro

Também conhecida com raia motoro, está espécie de raia de água doce é encontrada na América do Sul, mais precisamente no Brasil, Uruguai e Paraguai. Seu habitat são os rios.
Normalmente, é encontrada no fundo arenoso dos rios, onde está frequentemente enterrada. Durante o dia, fica enterrada na areia. Alimenta-se de plâncton, pequenos crustáceos, pequenos peixes e moluscos.
Não se conhece muito sobre seus hábitos reprodutivos em natureza. Muitos dados foram coletados de exemplares que viviam em cativeiro.A reprodução coincide com o ciclo hídrico dos rios em que vive. O acasalamento ocorre durante a estação seca. O macho acasala com várias fêmeas. A raia de rio ocelada é ovovivípara. Dá à luz de 3 a 21 filhotes por vez, num período de gestação de 3 a 6 meses. Normalmente, os filhotes nascem na estação das chuvas.
Não há muitos dados sobre seu estado de conservação em natureza. Em algumas localidades, é apreciada como peixe ornamental.

sábado, 19 de setembro de 2015

Camaleão de Jackson

Para conhecer um parente próximo, clique aqui.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Chamaeleonidae
Gênero: Chamaeleo
Espécie: Chamaeleo jacksoni

Esta espécie de camaleão é encontrada na África, mais precisamente no Quênia e na Tanzânia. Foi introduzido nas ilhas do Havaí e Califórnia, nos EUA. Seu habitat são as florestas tropicais chuvosas e florestas em montanhas.
É um animal agressivo e territorial. Seus movimentos são lentos. Quando encurralado, muda de cor e solta um silvo ameaçador. Alimenta-se principalmente de insetos, que captura com sua língua comprida e pegajosa.
Os machos usam os chifres na cabeça para lutar entre si, por território ou pelas fêmeas. O macho encontra uma parceira encurralando a fêmea escolhida. Em seguida tenta acasalar com ela antes que fuja. A fêmea várias vezes tenta fugir. Caso o macho não consiga acasalar com alguma fêmea, tenta achar uma que seja mais receptiva. O camaleão de Jackson é um animal ovovivíparo. A fêmea dá a luz até 50 filhotes por vez, num período de gestação de 190 dias. A longevidade do camaleão de Jackson é de 2 a 3 anos.
Em muitos países, o camaleão de Jackson é apreciado como animal de estimação. Ainda não está em extinção, mas os governos do Quênia e da Tanzânia têm restringido sua exportação.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Sapinho Dourado

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Brachycephalidae
Gênero: Brachycephalus
Espécie: Brachychephalus ephippium

Também conhecido como sapinho pingo de ouro, este minúsculo anuro é endêmico do Brasil. É encontrado desde a Bahia até São Paulo. Seu habitat é a floresta tropical Atlântica.
O sapinho dourado mede de 12 a 19 milímetros. É mais ativo durante a estação das chuvas. Prefere locais úmidos. Durante a época da seca, esconde-se embaixo de troncos e galhos caídos. É bastante agressivo com aqueles que invadem seu território. Alimenta-se de insetos.
É um animal solitário fora da época da reprodução, que ocorre de outubro a março, durante a época das chuvas. O macho atrai a fêmea através de vocalização. Uma vez em companhia do macho, a fêmea escolhe o local onde vai pôr os ovos, sendo em seguida, fertilizada pelo macho. Após alguns minutos, põe apenas 5 ovos. Poucos ovos, em comparação à maioria dos sapos e rãs. Após 64 dias, pequenos sapos nascem dos ovos.  A longevidade do sapinho dourado é de 4 a 6 anos. Pode viver até 12 anos em cativeiro.
Ainda não está ameaçado de extinção, mas destruição de seu habitat pode comprometer o futuro da espécie.

Curiosidades:
  • O sapinho dourado e os outros membros da família Brachycephalidae não tem o estágio de girino. Além disso, as fêmeas põem pouquíssimos ovos por vez.
  • O nome em inglês do sapinho dourado é "pumpkin toadlet".

domingo, 13 de setembro de 2015

Javali

O javali tem se tornado uma praga no Brasil. Sua caça só é permitida com permissão do Ibama. Para ler uma reportagem sobre o assunto, clique aqui.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Artiodactyla
Família: Suidae
Gênero: Sus
Espécie: Sus scrofa

O javali é encontrado na Europa, norte da África, através da Ásia até o Japão e a Indonésia. Foram introduzidos nas Américas do Norte e do Sul, Havaí, Austrália e Nova Zelândia. Seu habitat são as florestas tropicais, florestas temperadas e áreas úmidas.
É um animal com hábitos crepusculares e noturnos. Vive em grupos. É generalista e bastante adaptável. Tem uma dieta variável. Alimenta-se de raízes, caules, folhas, frutos, fungos, lagartas, minhocas, roedores, ovos e até carniça. Muitas vezes, invade áreas cultivadas.
A reprodução ocorre no final do outono na zona temperada e pode ocorrer durante o ano todo na zona tropical. Segundo especialistas, podem ser geradas até duas ninhadas por ano na zona tropical. Durante a estação de acasalamento, os machos travam ferozes batalhas pelo direito de acasalar com as fêmeas. Um macho forma um harém de fêmea. A gestação é 100 a 140 dias. Geralmente são gerados de 4 a 8 filhotes por vez. A mãe defende ferozmente seus filhotes daqueles que ousem incomodá-los. O javali torna-se adulto por volta dos 8 a 10 meses de idade. Sua longevidade é de aproximadamente 27 anos.
O javali tem se tornado uma praga e causado muitos prejuízos em muitos países onde foi introduzido, porque normalmente nesses locais não existem predadores naturais. No Brasil, inicialmente foi criado no sul do Brasil, mas muitos animais foram soltos ou escaparam do confinamento, tornando-os pragas.

Curiosidades:

  • O javali é o ancentral do porco doméstico.
  • Nos quadrinhos de Asterix, dos franceses Albert Uderzo e René Goscinny, o prato favorito do protagonista e toda sua turma é o javali.

sábado, 12 de setembro de 2015

Savacu

Imagem retirada do jornal "Folha de São Paulo", 10/09/2015

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Pelecaniformes
Família: Ardeidae
Gênero: Nycticorax
Espécie: Nycticorax nycticorax

Esta ave é encontrada no Brasil,  do Canadá à Terra do Fogo e também no Velho Mundo. Seu habitat são lagos, lagoas e rios.
Nos países frios, vive em grandes grupos e é uma ave migratória. Nos países tropicais normalmente é solitária.Tem hábitos crepusculares e noturnos. Durante o dia, descansa no alto das árvores. Alimenta-se de peixes, anfíbios, pequenos répteis, crustáceos e insetos. Normalmente para caçar, aguarda paciente até que uma presa se aproxime. Algumas vezes, apodera-se de peixes descartados por pescadores. Alguns indivíduos mais ousados chegam a roubar peixes.
A reprodução ocorre entre setembro e janeiro. Forma colônias no alto das árvores. Ambos os pais participam da construção do ninho, da incubação dos ovos e do cuidado com os filhotes. São postos até 5 ovos por vez, com período de incubação de 21 a 24 dias. Os filhotes permanecem de 30 a 50 dias no ninho.
A palavra "nycticorax" do seu nome científico significa "pássaro de mau presságio". Felizmente, o savacu não está ameaçado de extinção.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Íbis Japonês

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Threskiornithidae
Gênero: Nipponia
Espécie: Nipponia nippon

O íbis japonês era encontrado no Japão, China, Taiwan e Sibéria. Porém, hoje em dia, é encontrado apenas na China. Seu habitat são as áreas alagadas, florestas, montanhas e áreas cultivadas.
Normalmente, procura seu alimento próximo à água. Alimenta-se de peixes, rãs, grilos, besouros e minhocas. Frequentemente, é encontrado alimentando-se em campos de arroz.
É uma espécie monogâmica, ou seja, forma casais para a vida inteira. A reprodução ocorre entre março e agosto, anualmente. Geralmente são postos 3 ovos por vez, com período de incubação de 26 a 30 dias. O casal se encarrega da incubação dos ovos e da criação dos filhotes. A mortalidade é alta nos primeiros anos de vida. Os filhotes deixam o ninho após os 45 dias de idade. Torna-se adultos aos 3 anos de idade. A expectativa de vida é de cerca de 16 anos.
Acreditava-se que o íbis japonês tinha sido extinto em natureza. Porém, em 1981, foram encontradas populações da ave vivendo na China. Infelizmente, o íbis japonês está ameaçado de extinção devido à caça, poluição e destruição de seu habitat. Programas de reprodução e conservação tem sido desenvolvidos desde então. No Japão, o íbis é conhecido como "toki".

domingo, 6 de setembro de 2015

Truta Arco-íris

A partir de hoje, estarei iniciando uma enquete para decidir o tema da 100ª postagem de 2015. O vencedor será tema de uma postagem comemorativa. A duração da enquete será de duas semanas. Conto com sua colaboração.

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Salmoniformes
Família: Salmonidae
Gênero: Oncorhynchus
Espécie: Oncorhynchus mykiss

Este peixe recebe o nome popular devido à grande faixa avermelhada de reflexos multicoloridos que possui na lateral de seu corpo. É encontrado no Pacífico Leste, desde o Alasca até o México. Seu habitat são os mares, oceanos, águas salobras, rios e lagos. Também foi introduzida em vários países do Globo.
A truta arco-íris é um peixe bem adaptável. Existem populações que vivem no mar, que voltam para água doce para se reproduzir e outras que vivem apenas em água doce. É um predador feroz. Alimenta-se de insetos, moluscos, crustáceos,ovos de peixes e peixes menores. Algumas vezes, chega a atacar peixes do seu tamanho.
Solitária na vida adulta, a truta arco-íris se reproduz de fevereiro a junho. A fêmea cava um buraco no fundo arenoso ou de cascalho e põe os ovos, que rapidamente são fertilizados pelo macho. Após isso, os ovos são cobertos com areia ou cascalho. 6 a 10 semanas depois, os filhotes eclodem dos ovos. Após uma semana, os filhotes emergem do buraco onde nasceram. Alguns deles migram para o mar. Os filhotes de truta vivem em cardumes. A longevidade é de 5 a 8 anos.
A truta arco-íris é peixe muito importante comercialmente, sendo assim, é criada em várias partes do mundo. Porém, algumas vezes, a truta arco-íris pode causar danos às populações de peixes nativas.

sábado, 5 de setembro de 2015

Mastigias papua

Em inglês, esta espécie de água-viva é conhecida como "spotted jellyfish". Em português seria algo como "água-viva manchada", em tradução livre.
Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Cnidaria
Classe: Scyphozoa
Ordem: Rhizostomeae
Família: Mastigiidae
Gênero: Mastigias
Espécie: Mastigias papua

A água-viva Mastigias papua é encontrada nos Oceanos Pacífico e Índico, mais precisamente nos mares da China, Japão, até as Ilhas Fiji. Também é encontrada em Palau.
Vive em associação com algas microscópicas conhecidas como dinoflagelados, que lhe dá a propriedade da bioluminescência. Alimenta-se de pequenos crustáceos e invertebrados marinhos, plâncton e micróbios. Captura seu alimento utilizando-se de pequenas "bocas" existentes em seus tentáculos.
A reprodução ocorre uma vez por ano. As células reprodutivas são eliminadas na água. Estas células, uma vez fecundadas, se tornam larvas chamadas plânulas, que em seguida torna-se pólipos (seres fixos a um substrato) e depois de algum tempo, água-vivas adultas. Não há informações disponíveis sobre a expectativa de vida na natureza. Porém, pode viver até 3 anos em cativeiro.

Assista abaixo a um video da Mastigias papua.


quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Rato da Gâmbia

Este animal está sendo usado para detectar minas terrestres. Para ler a reportagem sobre o rato da Gâmbia, clique aqui
Imagem retirada do jornal "Folha de São Paulo", 02/09/2015

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Rodentia
Família: Nesomyidae
Gênero: Cricetomys
Espécie: Cricetomys gambianus

O rato da Gâmbia é encontrado na África, em regiões como o Saara e países como a Nigéria. Seu habitat são savanas, florestas, montanhas e áreas cultivadas. Ocasionalmente é encontrado em áreas urbanas.
É um animal noturno e onívoro. Utiliza-se de "bolsas" em suas bochechas para carregar seu alimento. Come frutas, nozes, raízes, insetos, caracóis e lesmas.
A reprodução ocorre normalmente durante o verão. Forma casais durante a época de acasalamento. Porém, a fêmea cuida sozinha dos filhotes. Ela dá à luz de 1 a 5 filhotes por vez, num período de gestação de 30 a 32 dias. Normalmente, o macho não participa da criação dos filhotes e ocasionalmente pode matar e comer filhotes. A longevidade é de 5 a 7 anos em cativeiro. Não se conhece a longevidade do rato da Gâmbia em vida selvagem.
Em algumas localidades da África, o rato da Gâmbia é utilizado como alimento.