Marcadores

domingo, 27 de março de 2016

Águia Pescadora

Esta é última postagem da série "Animais Mascotes dos Esportes". A postagem de hoje é o mascote da equipe estadunidense de futebol americano "Seattle Seahawks".
Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Accipritidae
Gênero: Pandion
Espécie: Pandion haliaetus

Esta ave de rapina é originária dos Estados Unidos, mas é encontrada em quase todo mundo. Migra para diversas partes do globo para se reproduzir ou passar os meses de inverno. Seu habitat é próximo dos cursos d'água onde haja peixes.
É uma ave noturna. Como diz o nome popular, é uma espécie que se alimenta basicamente de peixes. Algumas vezes, caça pequenos mamíferos, répteis, aves e anfíbios. Muito raramente come carniça.
É uma ave solitária durante a maior parte do ano. A época de reprodução varia conforme a região do planeta em que está estabelecida, ocorrendo uma vez por ano. O macho corteja a fêmea entregando comida para ela. Uma vez formado o casal, juntos constroem o ninho e cuidam dos filhotes. São postos de 1 a 7 ovos por vez, com período de incubação de 32 a 43 dias. Os filhotes deixam o ninho entre 48 a 53 dias de idade e tornam-se adultos por volta dos 3 anos de idade. A expectativa de vida é de cerca de 25 anos.
A águia pescadora não está ameaçada de extinção.

sábado, 26 de março de 2016

Bisão Americano

Mais uma postagem da série "Animais Mascotes dos Esportes". O animal de hoje é o mascote da equipe de futebol americano estadunidense "Buffalo Bills".

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação: 
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Gênero: Bison
Espécie: Bison bison

Também é conhecido como búfalo americano. Era normalmente encontrado do Alasca ao México. Hoje em dia, está confinado a parques nacionais dos Estados Unidos e Canadá. Seu habitat original eram os campos abertos e florestas do continente norte-americano.
É um animal que vive em grandes grupos. A composição do grupo depende muito do sexo e da idade dos animais. Os bisões costumam migrar para outras áreas conforme a oferta de alimento. Comem principalmente gramíneas, mas  também alimentam-se de raízes, folhas e tubérculos.
A reprodução ocorre uma vez por ano, de junho a setembro. O macho dominante se reproduz com as fêmeas de seu grupo. A gestação é de 285 dias e é gerado um filhote por vez, raramente gêmeos. A mãe cuida do filhote praticamente sozinha. O filhote já pode andar com desenvoltura alguns minutos  depois do nascimento. Torna-se adulto por volta dos 3 anos da idade. A expectativa de vida é de 15 a 20 anos. 
No começo da colonização norte-americana, o bisão era abatido para a alimentação humana. Alguns anos depois, os colonos "se divertiam" atirando nos animais, o que quase levou o animal à quase extinção. Hoje em dia, sua população está estável, mas pode entrar em extinção num futuro próximo.

Curiosidades:

  • Um dos maiores caçadores de bisões de todos os tempos foi William Cody, conhecido como Buffalo Bill. O nome da equipe "Buffalo Bills" foi dado em sua homenagem.
  • O bisão também era um animal muito importante para os indígenas norte-americanos. No filme "Dança com Lobos" (Dances with Wolves, no original), o animal é retratado em algumas cenas.

sexta-feira, 25 de março de 2016

Chimango

Mais uma postagem da série "Animais Mascotes dos Esportes". O nome desta ave também pode ser escrito dessa maneira: "ximango".

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
Gênero: Milvago
Espécie: Milvago chimango

Esta ave de rapina é encontrada na Terra do Fogo, Paraguai e  Brasil. Em nosso país, o chimango pode ser encontrado nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo,Rio Grande Sul e Santa Catarina. Já foi registrado em Goiás e na Bolívia. Seu habitat são os campos, pampas, áreas cultivadas e próximo à praia.
Gosta de habitats abertos. Vive em bandos. É uma ave de fácil adaptação e oportunista. Alimenta-se preferencialmente de carniça. Come também parasitas de gado e  ovos. Chega a atacar aves adultas, animais doentes e feridos. Para isso, ataca em grupo.
A nidificação pode ocorrer separadamente ou em colônias. O casal constrói o ninho usando materiais que encontram nos arredores. Muitas vezes, aproveita ninhos abandonados de outras aves. São postos de 1 a 5 ovos por vez, com período de incubação de 26 a 32 dias. O casal compartilha o cuidado com os filhotes.
O chimango não está ameaçado de extinção.

Curiosidades:

  • No Rio Grande do Sul, existe um time de futebol americano chamado "Carlos Barbosa Ximangos". Chimangos também foi o nome dado aos gaúchos que ficam ao lado do governo durante a Revolução Federalista de 1923.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Vespa crabro

Imagem atualizada.
Mais uma postagem da série "Animais Mascotes dos Esportes". A postagem de hoje representa o time estadunidense de basquete chamado "Charllote Hornets".
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Família: Vespidae
Gênero: Vespa
Espécie: Vespa crabro

Originalmente, a Vespa crabro era uma espécie encontrada apenas na Europa, mas se espalhou pela Ásia e já chegou a países como o Japão. Foi introduzida no século XIX nos Estados Unidos.
Estudos recentes desmistificaram o fato da Vespa crabro ser extremamente agressiva. Na verdade, é um animal bem tímido e torna-se realmente agressiva apenas para defender o ninho e sua colônia. É um inseto predador. Alimenta-se de outros insetos, entre os quais, abelhas.
No mês de maio, fêmeas nascidas no outono do ano anterior acordam da hibernação e começam a procurar um local para formar uma nova colônia. Cada fêmea se torna uma rainha e funda sua própria colônia. Normalmente, constrói o ninho em árvores ou outras estruturas de madeira. Assim que começa a construir o ninho, também começa a pôr ovos, que darão origem a larvas, que serão primeiras operárias. Estas encarregarão de proteger a colônia e as próximas larvas que nascerão futuramente. As larvas são alimentadas com insetos capturados pela rainha e pelas operárias. O ninho é construído de madeira mastigada misturada com saliva.
A Vespa crabro já foi muito perseguida por ser considerada extremamente agressiva e foi levada quase à extinção. Atualmente, é considera uma praga para apicultores, pois as abelhas são um dos seus alimentos favoritos.

terça-feira, 22 de março de 2016

Urubu Preto

Mais uma postagem da série "Animais Mascotes dos Esportes". A ave de hoje é o mascote do clube carioca Flamengo.


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Cathartiformes
Família: Cathartidae
Gênero: Coragyps
Espécie: Coragyps atratus

Conhecido também como urubu de cabeça preta ou urubu comum, o urubu preto é encontrado em todo o Brasil, América do Sul e Estados Unidos, onde haja fazendas, cidades e áreas abertas. É facilmente encontrado em depósitos de lixo.
É uma das mais agressivas entre as espécies de urubus. É de conhecimento geral que é uma ave saprófaga, isto é,  que se alimenta de animais mortos. Ataca também animais vivos, incapazes de fugir. Também come ovos. Voa muito bem, beneficia-se das correntes de ar para planar e gastar menos energia. Depende principalmente da visão para localizar sua comida.
Faz seu ninho em ocos de árvores mortas, entre pedras ou em outros locais abrigados. Põe dois ovos branco-azulados com manchas marrons, com período de incubação de 35 dias. Sua expectativa de vida é de cerca de 25 anos.
É uma ave que soube se beneficiar da atividade humana. Sua ocorrência tem aumentado bastante com a expansão humana.


domingo, 20 de março de 2016

Capivara

Nova série, desta vez intitulada "Animais Mascotes dos Esportes".
Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Rodentia
Família: Caviidae
Gênero: Hydrochoerus 
Espécie: Hydrochoerus hydrochaeris

Este enorme roedor é tipicamente sul-americano. É encontrado no Brasil, Venezuela, Colômbia, Uruguai e Argentina. Seu habitat são as áreas alagadas e pântanos.
Gosta de áreas onde a água é de fácil acesso. Vive em grupos de até 30 indivíduos, liderados por um macho dominante, que também é responsável pela proteção de seu território. Viver em grupo é importante para sua sobrevivência. É uma ótima nadadora, mas também se movimenta muito bem em terra. É herbívora. Alimenta-se de grama, grãos, nozes, sementes, cascas de árvores, folhas e frutas.
Reproduz-se durante o ano todo. O macho dominante reproduz-se com as fêmeas do seu grupo. Cada fêmea pode gerar de 2 a 8 filhotes, num período de gestação de 150 dias. Os filhotes tornam-se independentes aos 12 meses e adultos aos 18 meses de idade. Sua longevidade é de cerca de 6 anos.
A capivara não está ameaçada de extinção.

Curiosidades:
  • A capivara é caçada para obtenção de carne e pele. Segundo os católicos, sua carne pode ser consumida em alternativa à carne bovina e suína, na Quaresma. Segundo alguns líderes, a capivara, sendo um animal aquático, teria a carne semelhante ao peixe.
  •  Em meados de 2008, as lagoas da Universidade de Viçosa, em Minas Gerais, foram ocupadas por mais de 100 capivaras.  Os animais se reproduziam rapidamente e com eles trouxeram carrapatos. A solução foi um projeto de esterilização das capivaras e combate aos carrapatos. Assim, a capivara tornou-se o mascote do time de futebol americano da Universidade de Viçosa, o UFV Capivaras.

sábado, 19 de março de 2016

Cação Anjo do Pacífico

Para ler uma postagem sobre um parente próximo, clique aqui.
Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Chondrichthyes
Ordem: Squatininiformes
Família: Squatinidae
Gênero: Squatina
Espécie: Squatina californica

Esta espécie de peixe cartilaginoso é encontrada no Oceano Pacifico, desde a Costa Rica até o Chile e desde o Alasca até o golfo da Califórnia. Seu habitat são as águas oceânicas temperadas e tropicais.
É um peixe que vive no fundo oceânico. É frequentemente encontrado próximo ao litoral, nos bancos de areia e recifes. Tem hábitos noturnos. Mimetiza com a areia, esperando que uma potencial presa se aproxime para abocanhá-la. Alimenta-se de pequenos peixes, moluscos e crustáceos.
O peixe anjo do Pacífico se reproduz uma vez por ano, de maio a agosto. É ovovivíparo. São gerados de 1 a 13 filhotes por vez, após um período de gestação de 10 meses. Pouco se sabe sobre seu desenvolvimento. Torna-se adulto por volta dos oito de idade. A expectativa de vida é de cerca de 30 anos.
Felizmente, o cação anjo do Pacífico ainda não está ameaçado de extinção.

domingo, 13 de março de 2016

Velella velella

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cnidaria
Ordem: Hydrozoa
Classe: Anthoathecata
Família: Porpitidae
Gênero: Velella
Espécie: Velella velella

Esta espécie de água-viva é encontrada em alto-mar, nos oceanos Atlântico e Pacífico, flutuando na superfície. 
Na verdade, a água-viva Velella velella é constituída de uma colônia de pequenos organismos que vivem juntos. Possui células venenosas que reagem ao toque. É carnívora e se alimenta de zooplâncton.
É hermafrodita. Reproduz-se eliminando as células reprodutivas masculinas e femininas na água. A união das células reprodutivas forma larvas chamadas "plânulas" que eventualmente se tornam  indivíduos adultos. 
A água-viva Velella velella não chega a ser perigosa para o ser humano, mas deve-se evitar contato com os olhos, após manusear o animal.

sábado, 12 de março de 2016

Píton Birmanesa

Foto atualizada. Tirada no Zoológico de São Paulo.


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Pythonidae
Gênero: Python
Espécie: Python bivittatus

Esta espécie de cobra é encontrada no sudeste e sudoeste asiático. Seu habitat são as florestas, mangues, pântanos e rios. Foi introduzida nos Estados Unidos para ser criada como animal de estimação..
É um animal basicamente noturno. Mata suas presas por constrição. A cobra se enrola em torno do corpo da vítima e esta morre por sufocamento. Suas principais presas são mamíferos, aves, répteis e anfíbios. A píton é uma ótima nadadora e escaladora. 
A reprodução ocorre entre dezembro e fevereiro. São postos de 80 a 100 ovos por vez, com período de incubação de cerca de 60 dias. A mãe vigia os ovos até que eles eclodam.
A píton birmanesa é considerada um espécie em extinção na Ásia. Porém, sua população cresce descontroladamente nos Estados Unidos, porque consegue atacar animais como jacarés e compete por alimento com as espécies nativas. Muitas das pítons criadas como animais de estimação, ou foram soltas pelos donos, ou fugiram do cativeiro.

Curiosidades:
  •  Estudos recentes revelaram que a pressão sanguínea da presa aumenta consideravelmente durante a constrição. 


domingo, 6 de março de 2016

Sphaenorhynchus canga

Imagem retirada do jornal "Folha de São Paulo", 07/02/2016


Classificação:
Filo: Cordados
Ordem: Anfíbios
Classe: Anura
Família: Hylidae
Gênero: Sphaenorhynchus 
Espécie: Sphaenorhynchus canga 


Esta espécie de perereca é endêmica do Brasil. É encontrada somente no estado de Minas Gerais. Diferente das outras espécies de sua família, não vive em árvores, mas em regiões abertas com poucas árvores.
Passa a maior parte do tempo na água, no interior de lagoas. Os machos coaxam para atrair as fêmeas na época do acasalamento. Os girinos se desenvolvem no interior das lagoas.
Os cientistas acreditam que a perereca  Sphaenorhynchus canga, recém-descoberta, já esteja ameaçada de extinção, devido à destruição de seu habitat para extração de minério de ferro. Seu nome científico faz referência às cangas, que são encostas ricas em minério de ferro que abrigam os lagos onde vive o animal.

sábado, 5 de março de 2016

Gaio Azul

Acho que os amantes de beisebol vão gostar bastante dessa postagem.
Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Corvidae
Gênero: Cyanocitta 
Espécie: Cyanocitta cristata

Este pássaro é encontrado no sul do Canadá e nos Estados Unidos a leste dos Estados Unidos. Seu habitat são as florestas, principalmente nas clareiras. Também é encontrado nas áreas suburbanas e parques.
É uma ave bem barulhenta, agressiva e territorial. Frequentemente, disputa com outras aves por alimento e território. Migra para locais mais quentes quando o inverno está próximo. É onívoro. Alimenta-se de frutas, nozes, ratos, rãs e ovos de  aves. Também rouba comida de outras aves. Estoca alimento para uso futuro. É um animal muito inteligente. Para abrir nozes, segura com as patas e  as quebra com o bico.
Forma casais fixos para a vida inteira. A reprodução ocorre de março a julho. Constrói seu ninho com cascas de árvores, gravetos, folhas e grama. A fêmea põe 6 ovos por vez, com período de incubação de 17 a 18 dias. Ambos os pais participam da criação dos filhotes, que se tornam independentes aos 3 meses. Tornam-se adultos com um ano de idade. A expectativa de vida é de cerca de 17 anos. O gaio azul não está ameaçado de extinção.

Curiosidades;

  • O  nome do gaio azul em inglês é "blue jay". Ele é o mascote do time de beisebol canadense "Toronto Blue Jays".