Marcadores

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Pseudophryne australis

Esta é a última postagem de 2016. Obrigado a todos que visitaram,  deram sugestões, forneceram fotos e ajudaram a escrever esse humilde blog. Até 2017, com novas postagens!

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Myobatrachidae
Gênero: Pseudophryne 
Espécie: Pseudophryne australis

O nome em inglês deste anfíbio é "red-crowned toadlet", o que significa "sapo de coroa vermelha", em tradução livre. Porém, não é um sapo, mas sim, uma rã. É um anfíbio endêmico da Austrália. Seu habitat são as florestas e charnecas.
A rã Pseudophryne australis um animal basicamente terrestre. Normalmente, é encontrada embaixo de pedras e troncos. Alimenta-se basicamente de pequenos invertebrados.
A reprodução ocorre durante a primavera e o verão. São postos cerca de 20 ovos por vez, na água. As larvas passam por metamorfose até se tornarem adultos. A expectativa de vida é de cerca de 10 anos.
A rã Pseudophryne australis está ameaçada de extinção devido à poluição e destruição de seu habitat.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Rhinobatos productus

O nome em inglês deste peixe é "guitarfish", o que significa "peixe-guitarra", em tradução livre.

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Chondrichthyes
Ordem: Rajiformes
Família: Rhinobatidae
Gênero: Rhinobatos
Espécie: Rhinobatos productus

Esta espécie de raia é encontrada nos Estados Unidos e México. Seu habitat são as áreas costeiras, bancos de areia e próximo a recifes.
Passa boa parte do tempo enterrada na areia. Não é um animal territorial. É mais ativa em águas quentes. Utiliza-se de ondas elétricas para detectar suas presas. Alimenta-se de pequenos peixes, crustáceos, vermes e moluscos.
A reprodução ocorre nos meses de verão, iniciando-se em junho. Os machos seguem as fêmeas e acasalam com elas. A raia é ovovivípara, ou seja, os filhotes são formados dentro do corpo da mãe. Ela dá à luz de 6 a 28 filhotes, após um período gestacional de 9 a 12 meses. Não há cuidado parental após o nascimento dos filhotes. A expectativa de vida é de 11 a 16 anos.
A raia Rhinobatos productus não está ameaçada de extinção.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Camarão Tigre

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Família: Penaeidae
Gênero: Penaeus
Espécie: Penaeus monodon

Esta espécie de camarão é encontrada nos Oceanos Pacífico e Índico, áreas que banham a costa da Austrália, Indonésia, sul e sudeste asiático e África do Sul. Foi acidentalmente introduzida nos Estados Unidos. Seu habitat são estuários, mangues e próximo à costa.
Tem hábitos noturnos. Passa boa parte do tempo procurando alimento no fundo oceânico. Captura suas presas usando suas patas. Assim que as captura, leva à boca. Alimenta-se de pequenos invertebrados marinhos, plâncton e matéria orgânica em decomposição. 
A reprodução pode ocorrer durante o ano todo. Os machos se reproduzem uma vez na vida. As fêmeas podem reproduzir até 4 vezes, durante a vida. O macho se aproxima da fêmea e inicia a cópula. Como resultado, uma fêmea pode por de 250 mil a 800 ovos por vez. O período de incubação dos ovos é de 12 a 15 horas. Dos ovos, nascem larvas que passam por diversos estágios de metamorfose até se tornarem adultos. A expectativa de vida é de 2 a 3 anos.
O camarão tigre é importante na indústria pesqueira, mas sua introdução acidental em outros países tem causado impacto negativo nas populações de camarões nativas.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Varano Malaio

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Varanidae
Gênero: Varanus
Espécie: Varanus salvator

Este lagarto é encontrado na Àsia, desde a Índia até as Filipinas e ilhas próximas. Seu habitat são as florestas, próximo a rios e lagos.
É um réptil semiaquático e um ótimo nadador. Costuma fugir quando é ameaçado por algum predador. Foge nadando, se estiver próximo à água. Pode ficar submerso por cerca de 30 minutos. É um predador de emboscada, ou seja, ataca suas vítimas de surpresa. Alimenta-se de aves e seus ovos, pequenos mamíferos, peixes, rãs, crocodilos jovens e outros lagartos menores.
A reprodução vai de maio a outubro. A fêmea põe seus ovos na terra, próximo a troncos e árvores caídas. A expectativa de vida é de aproximadamente dez anos.
O varano malaio não está ameaçado de extinção.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Pavão Indiano

Foto tirada no Zoológico de Sorocaba.


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Phasianidae
Gênero: Pavo
Espécie: Pavo cristatus

O pavão indiano é encontrado no Sri Lanka, Índia, Paquistão e países próximos. Também é encontrado do Congo. Foi introduzido em vários países do mundo como ave ornamental. Seu habitat são as florestas, savanas e áreas urbanas e suburbanas.
Pode viver em pequenos grupos, mas gosta de uma vida solitária. Costuma ficar empoleirado em um galho, para evitar investida de predadores. É onívoro. Alimenta-se de  cobras, lagartos, vermes, anfíbios, folhas, raízes, nozes e flores. Voa relativamente bem. Não é uma ave migratória.
A reprodução ocorre de abril a setembro. Os machos passam muito tempo cuidando da plumagem.. As fêmeas disputam com outras fêmeas a atenção de um único macho.  As fêmeas tendem a preferir a companhia de machos com penas mais vistosas. Um macho pode acasalar com várias fêmeas por temporada. Cada fêmea cuida sozinha de sua ninhada. São postos de 3 a 5 ovos, com período de incubação de 28 dias. Os filhotes tornam-se independentes com dez semanas de idade, tornando-se adultos com 2 a 3 anos de idade. A expectativa de vida é de cerca de 20 anos.
O pavão indiano não está ameaçado de extinção.

sábado, 17 de dezembro de 2016

Mexilhão Zebra

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Moluscos
Classe: Bivalvia
Ordem: Veneroida
Família: Dreissenidae
Gênero: Dreissena
Espécie: Dreissena polymorpha

Este molusco é originário da Rússia, mas já foi introduzido em vários países da Europa, nos Estados Unidos e Canadá. Seu habitat são os ambientes de água doce, naturais ou não.
É um animal que se desenvolve bem em ambientes alcalinos e em temperaturas até 10 graus negativos. Alimenta-se de plâncton.
A reprodução ocorre na primavera. Exemplares machos e fêmeas lançam suas células reprodutivas na água. A união as células reprodutivas resultam em ovos. Cada fêmea pode produzir cerca de 1 milhão de ovos. 3 a 5 dias após a fertilização uma pequena larva emerge do ovo. Esta larva passa por metamorfose até se fixar em algum substrato e se tornar adulta.
O mexilhão zebra normalmente é usado para garantir a transparência da água, pois alimenta-se fitoplâncton. Porém, como é uma espécie que não é nativa, na maioria das localidades onde foi introduzido, tem causado muitos danos ambientais.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Eurycea bislineata

O nome em inglês desta salamandra é "northen two-lined salamander", o que significa "salamandra de duas linhas do norte", em tradução livre.


Classificação: 
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Caudata
Família: Plethodontidae
Gênero: Eurycea
Espécie: Eurycea bislineata

Esta espécie de salamandra é encontrada no Estados Unidos e Canadá. Seu habitat são florestas e áreas abertas.
Normalmente, é encontrada embaixo de folhas, troncos e pedras, no interior de lagos e pântanos. Quando perseguida por um predador, pode soltar sua cauda para confundir o inimigo. Alimenta-se basicamente de insetos. Pode comer outros invertebrados como lesmas, minhocas e centopeias. Hiberna embaixo de folhas ou matéria orgânica, no inverno.
A reprodução vai de outubro a maio. As fêmeas põem seus ovos por volta de abril e maio. Estes ovos aderem a pedras ou à vegetação aquática. Dos ovos, nascem larvas que se metamorfoseiam até se tornarem adultos.
A salamandra Eurycea bislineata não está ameaçada de extinção.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Peixe-balão gigante

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Tetraodontiformes
Família: Diodontidae
Gênero: Diodon
Espécie: Diodon hystrix

Este peixe é encontrado nos Estados Unidos (incluindo Havaí), Chile, México, ilhas do Caribe e Brasil. Seu habitat são os recifes de coral, cavernas submersas e no interior de navios afundados.
Normalmente, é um animal solitário e de hábitos noturnos. Pode inflar seu corpo, engolindo água, para defender-se de predadores. Carnívoro, alimenta-se de moluscos, vermes e outros invertebrados marinhos. É um peixe venenoso.
A reprodução ocorre de maio a agosto. Uma fêmea é cortejada por vários machos. Os ovos são fertilizados assim que são postos na água. Dois dias após a fertilização, os ovos se transformam em larvas planctônicas. A expectativa de vida é de dez anos, em cativeiro. Na natureza, é desconhecida.
O peixe-balão gigante é muito apreciado com peixe ornamental. Não está ameaçado de extinção. 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Mabeco

Imagem atualizada.
Última postagem da série "Caninos da África"...

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Lycaon
Espécie: Lycaon pictus

Também conhecido como cão caçador africano ou cão selvagem africano, este animal é encontrado  na Namíbia, Botsuana, Zimbábue e Moçambique. Seu habitat são as florestas e savanas.
Tem hábitos predominantemente diurnos. Vive em bandos comandados por um casal dominante. Um bando pode ter aproximadamente 40 membros.  É um caçador cooperativo, isto é, depende do trabalho em grupo para capturar grandes presas. Alimenta-se dos grandes herbívoros da África como zebras e antílopes.
 A reprodução ocorre de janeiro a maio. Apenas o casal dominante se reproduz. A mãe dá à luz de 2 a 20 filhotes por vez, num período de gestação de 60 a 80 dias. Os filhotes são desmamados após 5 semanas. As outras fêmeas do grupo auxiliam a fêmea dominante a cuidar dos filhotes. Com cerca de 1 ano de idade, o mabeco torna-se adulto. A expectativa de vida é de cerca de 10 anos.
Infelizmente, o mabeco está ameaçado de extinção.

domingo, 11 de dezembro de 2016

Chacal Dourado

Mais uma postagem da série "Caninos da África"...
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Canis
Espécie: Canis aureus

O chacal dourado é encontrado no norte e oeste da África, sudoeste da Europa e sul da África. É a espécie de chacal conhecida  com distribuição mais variada. Seu habitat são os desertos, dunas, savanas, florestas e áreas urbanas. 
Gosta de ambientes secos. Vive aos pares. Costuma ser noturno quando habita áreas urbanas. Nos outros ambientes, é diurno. É um predador oportunista. É territorial e demarca seu território com urina. Alimenta-se de mamíferos, aves, anfíbios, répteis, insetos e frutas. Ocasionalmente, come carniça.
Forma casais fixos para a vida inteira. O acasalamento ocorre na estação seca e o nascimento dos filhotes, na estação chuvosa. O macho fornece comida para sua companheira prenha ou em lactação e para os filhotes. A gestação dura 63 dias. São gerados de 1 a 9 filhotes. Os pequenos são cuidados pelos pais até as 8 semanas de idade, então desmamados. Tornam-se adultos com cerca de um ano de idade. A expectativa de vida é de 14 a 16 anos.
O chacal dourado não está ameaçado de extinção.

Curiosidades:
  • Anúbis era o deus dos mortos na mitologia egípcia. Tinha o corpo de homem e cabeça de chacal.

sábado, 10 de dezembro de 2016

Chacal de Dorso Negro

Mais uma postagem da série "Caninos da África"...

Foto fornecida pelo biólogo Rodrigo Santin Alves.



Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Canis
Espécie: Canis mesomelas

Esta espécie de chacal recebe o nome popular devido à faixa escura que tem em seu dorso. É encontrado em vários países da África, entre eles: África do Sul, Namíbia, Botsuana, Zimbábue, Quênia, Somália e Etiópia. Seu habitat são as florestas, savana e áreas urbanas.
É um animal tanto noturno quanto diurno. É bastante territorial. Costuma ser bastante agressivo quando defende seu território.  Quando habita a zona urbana, é predominantemente noturno. Pode ser visto revirando latas de lixo, em busca de comida. Normalmente, alimenta-se de pequenos mamíferos, aves e insetos. Algumas vezes, ataca animais domésticos como cães, ovelhas e galinhas. Muitas vezes, aproveita-se dos restos de presas de carnívoros maiores. Também come sementes, nozes e frutas.
Forma casais para a vida inteira. A reprodução ocorre de maio a agosto. São gerados de 1 a 7 filhotes por vez, num período gestacional de aproximadamente 60 dias. Os filhotes são cuidados pelos pais no interior de uma toca. Tornam-se adultos por volta dos 11 meses de idade. A expectativa de vida é de cerca de 14 anos.
O chacal de dorso negro não está ameaçado de extinção.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Chacal Listrado

Mais uma postagem da série: "Caninos da África"...
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Canis
Espécie: Canis adustus

O chacal listrado é encontrado no oeste e centro da África. Seu habitat são as florestas e as savanas.
Vive sozinho ou aos pares, raramente em grupo. Tem hábitos noturnos. É um animal territorial. Usa vocalização para determinar a extensão do território e para se comunicar com outros animais. É onívoro. Sua dieta varia conforme a região em que vive. Alimenta-se de insetos, frutas, pequenos mamíferos e aves. Não despreza carniça. 
Forma casais fixos para a vida inteira. A reprodução ocorre durante a estação chuvosa, de julho a outubro. A fêmea dá à luz a de 3 a 6 filhotes por vez, num período de gestação de 57 a 70 dias. A mãe amamenta seus filhotes por até dez semanas. Os filhotes tornam-se adultos com cerca de 8 meses de idade. A expectativa de vida é de cerca de 10 anos.
O chacal listrado não está ameaçado de extinção.

Curiosidades:
  • Algumas comunidades tribais africanas acreditam que as unhas e pele do chacal listrado serviriam para afastar maus espíritos. 

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Raposa de Orelha de Morcego

Nova série: Caninos da África!

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Otocyon
Espécie: Otocyon megalotis

Esta espécie de raposa é encontrada na Etiópia, Sudão,Tanzânia, Angola e África do Sul. Seu habitat são as savanas.
Destaca-se por suas grandes orelhas. Normalmente, vive em pequenos grupos, compostos por um casal de animais adultos e seus filhotes. Tem hábitos essencialmente noturnos. Alimenta-se de insetos, pequenos mamíferos e aves, répteis e ovos. Passa o período diurno em tocas cavadas no chão.
A maioria de seus hábitos reprodutivos nunca foi vista em natureza, mas em cativeiro. A reprodução ocorre de setembro a novembro. A fêmea dá à luz de 2 a 6 filhotes por vez, num período de gestação de 60 a 70 dias. Nos primeiros dias de vida, os filhotes são criados dentro da toca. Tornam-se adultos por volta dos 8 meses. A expectativa de vida é de cerca de 13 anos.
A raposa de orelha de morcego não está ameaçada de extinção. 

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Cobra Parelheira

Imagem atualizada. Foto tirada no Instituto Butantan.


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Colubridae
Gênero: Philodryas
Espécie: Philodryas patagoniensis

Esta espécie de serpente é encontrada no Brasil, Argentina, Peru e Bolívia. Seu habitat são as matas e campos.
Animal diurno, tem hábitos predominantemente terrícolas. Alimenta-se de pequenos mamíferos, peixes, anfíbios aves e répteis. Às vezes, ataca animais da mesma espécie.
A desova ocorre de novembro a janeiro. Ovípara, põe de 6 a 12 ovos, com período de incubação de 65 a 75 dias.
A cobra parelheira não está ameaçada de extinção.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Beija-flor da Fronte Violeta

Foto fornecida pelo biólogo Luciano Zandoná.


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Apodiformes
Família: Trochilidae
Gênero: Thalurania
Espécie: Thalurania glaucopis

Esta espécie de beija-flor é encontrada no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Seu habitat são as florestas altas, capoeiras e jardins.
Durante suas horas de atividade costuma ser muito agressivo. Alimenta-se basicamente de néctar de flores. Já foi observado caçando pequenos insetos e aranhas enquanto voa. Pousa num galho fino para dormir.
Durante a época do acasalamento, o macho executa ao redor da fêmea, pousada, voos semicirculares nos quais exibe suas penas. Normalmente, faz seus ninhos próximo a bambuzais.
O beija-flor da fronte violeta não está ameaçado de extinção.

domingo, 4 de dezembro de 2016

Uca minax

O nome em inglês desta espécie de caranguejo é "red joint-fiddler", o que significa "caranguejo violinista vermelho", em tradução livre.

Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Família: Ocypodidae
Gênero: Uca
Espécie: Uca minax

Esta espécie de caranguejo é encontrada nos Estados Unidos. Seu habitat são as praias e próximo à costa.
Cada indivíduo cava uma toca na areia, onde fica protegido dos predadores. Os machos diferem das fêmeas por possuírem uma das garras em tamanho bem maior. As fêmeas possuem garras do mesmo tamanho. O caranguejo revolve o sedimento em busca de nutrientes, normalmente restos de algas e outros animais marinhos. Algumas vezes, come outros indíviduos da mesma espécie.
A reprodução ocorre no verão. Os machos exibem sua garra grande para chamar a atenção das fêmeas. Na época da reprodução, o macho cava uma toca adicional para usar como "local de acasalamento". Usando sua grande garra, o macho atrai a fêmea para o interior de sua toca. Dentro dela, ocorre o acasalamento. A fêmea sai da toca para pôr os ovos na água.
O caranguejo Uca minax não está ameaçado de extinção.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Sapo Garimpeiro

Foto atualizada. Tirada no Zoológico de São Paulo.



Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Dendrobatidae
Gênero: Dendrobates
Espécie: Dendrobates tinctorius

Este anfíbio é encontrado em Suriname, Guiana e norte do Brasil. Seu habitat são as florestas tropicais.
Vive normalmente em terra, próximo a cursos d'água. É um animal de hábitos diurnos, territorial e agressivo. Costuma atacar outros indivíduos que invadem seu território. Alimenta-se basicamente de insetos e outros artrópodes. Acredita-se que seu veneno se origine de alguns insetos (como formigas), dos quais se alimenta.
A reprodução ocorre na época das chuvas, em fevereiro e março. Nessa época, os machos vocalizam para chamar a atenção das fêmeas. Estas tentam localizar o macho que está emitindo o chamado. Localizado o pretendente, elas lutam pelo direito de acasalar com o macho escolhido. O acasalamento também é um ritual agressivo. Os ovos postos pela fêmea são incubados em cerca de 14 a 18 dias. Os girinos tornam-se adultos em até 12 semanas. A expectativa de vida é de 4 a 6 anos em liberdade e 10 a 12 anos em cativeiro.
O sapo garimpeiro não está ameaçado de extinção.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Pichiciego Menor

Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Cingulata
Família: Dasypodidae
Gênero: Chlamyphorus
Espécie: Chlamyphorus truncatus

Este pequeno tatu é endêmico da Argentina. Seu habitat são as planícies arenosas e pradarias.
Prefere viver em lugares secos. É um ótimo escavador. Descansa durante o dia em buracos e sai durante à noite. É um animal solitário. Onívoro, alimenta-se de insetos, lesmas, minhocas, raízes e outras partes de plantas.
Não se sabe muito sobre seus hábitos reprodutivos. Os filhotes são praticamente idênticos aos pais. A "armadura" dos filhotes, assim que eles nascem, é mole. Endurece conforme o desenvolvimento.
Como não há muitos dados conhecidos pela Ciência, acredita-se que seja uma espécie rara, já em perigo de extinção, devido à expansão humana.