Marcadores

domingo, 29 de janeiro de 2017

Pholcus phalangioides

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Família: Pholcidae
Gênero: Pholcus 
Espécie: Pholcus phalangioides

Esta aranha de longas pernas é encontrada em quase todo o planeta. Seu habitat são as florestas, campos, cavernas e construções humanas.
É um animal bastante comum e de hábitos solitários durante a maior parte do ano. Prefere locais com pouca penetração de luz. Alimenta-se de insetos e outros pequenos artrópodes. Há casos registrados de canibalismo.
 A reprodução ocorre de junho a setembro. Os machos preferem acasalar com fêmeas maiores porque estas produzem mais ovos que as  menores. Assim que a fêmea é fertilizada, esta põe ovos e os protege com seda. Transporta-os com auxílio de seus pedipalpos. A expectativa de vida é de aproximadamente 3 anos.
A aranha  Pholcus phalangioides é bem comum. Por muitos, é considerada uma praga, mas é importante para o controle biológico de insetos nocivos.

sábado, 28 de janeiro de 2017

Marmota do Himalaia



Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Rodentia
Família: Sciuridae
Gênero: Marmota
Espécie: Marmota himalayana

Como sugere o nome popular, esta espécie de marmota é encontrada nas montanhas do Himalaia, delimitados pela China, Nepal, Índia e Paquistão. Seu habitat são as regiões montanhosas, tundra, regiões desérticas e áreas cultivadas.
É um animal social e diurno. Vive em grupos de aproximadamente 30 indivíduos. Alimenta-se de folhas, raízes, sementes, grãos, nozes e frutas. Cava tocas no inverno para hibernar.
A reprodução ocorre em fevereiro e março. Apenas o casal dominante se reproduz. A gestação é de um mês. São gerados de 1 a 11 filhotes por vez. Os filhotes são cuidados por todos os membros do grupo. Estes são desmamados com cerca de 15 dias de vida. Tornam-se adultos com dois anos de idade. A expectativa de vida é de 15 anos.
A marmota do Himalaia não está ameaçada de extinção.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Teiú do Cerrado

Foto tirada no Zoológico de Sorocaba.

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Teiidae
Gênero: Tupinambis
Espécie: Tupinambis teguixin

Este réptil é encontrado na América do Sul, nos seguintes países: Peru, Bolívia, Venezuela, Colômbia, Suriname, Guiana, Guiana Francesa e Brasil. Seu habitat são as florestas, áreas abertas e cerrado.
É um dos maiores lagartos brasileiros. É um predador generalista. Alimenta-se de frutas, ovos, pequenos mamíferos e aves.
Na época da reprodução, põe até 30 ovos com período de incubação de 90 dias.
Em algumas localidades, é apreciado como alimento. Ainda não está ameaçado de extinção.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Saltador do Lodo

Imagem atualizada.
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados 
Classe: Osteichthyes
Ordem: Perciformes
Família: Gobiidae
Gênero: Periophthalmus
Espécie: Periophthalmus barbadus

Este curioso peixe é encontrado na Ásia, África e Oceania. Seu habitat são os ambientes de água salobra próximos ao mar e manguezais.
Vive no lamaçal próximo à água. Respira principalmente pela pele. Por isso, a pele deve estar sempre úmida. Por este motivo, está sempre próximo da lama úmida ou da água. Possui nadadeiras pélvicas fortes que o permitem se movimentar pelo ambiente. São tão desenvolvidas, que dá-se a impressão do peixe estar "andando". Os machos são muito territoriais. Normalmente, quando dois machos se encontram, o confronto é inevitável. O macho "dono" do território costuma exibir sua barbatana dorsal, para alertar o invasor para que se retire. Alimenta-se de pequenos invertebrados do mangue, como caranguejos e insetos.
Na época da reprodução, o macho cava uma toca e tenta atrair a fêmea. O acasalamento ocorre no interior da toca. O macho fertiliza os ovos, assim que a fêmea os põe. A fêmea protege os ovos até que eles eclodam.
Em algumas localidades, o saltador do lodo é criado em aquários. Não está ameaçado de extinção. 


domingo, 22 de janeiro de 2017

Hyperolius viridiflavus

O nome em inglês deste anfíbio é "African reed frog", o que significa "rã africana dos juncos", em tradução livre.
Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Hyperoliidae
Gênero: Hyperolius
Espécie: Hyperolius viridiflavus

Esta rã é encontrada na África, nos seguintes países: Etiópia, Sudão, Quênia, Uganda, Burundi, Congo e República Centro-africana. Seu habitat são as florestas,savanas, áreas cultivadas e jardins.
Vive próximo a lagos, rios e pântanos. Os machos são territoriais. Costumam vocalizar para determinar a localização e extensão do território. Alimenta-se basicamente de insetos, principalmente moscas.
A reprodução ocorre na estação chuvosa. Os machos vocalizam para atrair a atenção das fêmeas. Os machos chegam a lutar pelo direito de acasalar com fêmeas. Um fêmea pode pôr de 90 a 800 ovos por vez. Após cerca de 5 dias, as larvas eclodem dos ovos. Após vários estágios de metamorfose, as larvas se tornam indivíduos juvenis. Tornam-se adultos com cerca de 4 meses. A expectativa de vida é de cerca de um ano.
Em algumas localidades, a rã Hyperolius viridiflavus é criada como animal de estimação. Felizmente, não está ameaçada de extinção.

Curiosidades:
  • Os nativos massai tem a superstição de que a rã Hyperolius viridiflavus pode matar o gado, se for ingerida por ele.

sábado, 21 de janeiro de 2017

Iaque

Mais um animal do Ubuntu para vocês...

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Gênero: Bos
Espécie: Bos grunniens

Este bovino é encontrado no Tibete e regiões próximas. Seu habitat são as montanhas, desertos, estepes e tundra.
O iaque passa a maior parte do tempo de alimentando-se de gramíneas. Normalmente, é mais ativo durante o dia. Alimenta-se basicamente de grama, musgos e líquens. Frequentemente, se movimenta em grandes grupos em busca de melhores pastagens.
Durante a maior parte do ano, machos e fêmeas vivem em grupos separados. Durante o período reprodutivo, em julho, estes grupos se misturam. Os machos competem para acasalar com as fêmeas. Ás vezes, os confrontos entre machos são bem violentos. A fêmea dá à luz a apenas um filhote por vez, num período gestacional de cerca de nove meses. O filhote já é capaz de andar e acompanhar a mãe, poucos minutos depois de nascer.Torna-se adulto por volta dos seis anos de idade. A expectativa de vida é de cerca de 25 anos.
A maioria dos iaques conhecidos são domesticados. São raros os iaques selvagens.

Curiosidades:
  • A versão 16.10 do Ubuntu, sistema operacional relacionado ao Linux, foi apelidado de "Yakkety Yak"( O Iaque).


sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Chrysochroa fulgidissima

Este inseto é conhecido como "jewel bug", nos países de língua inglesa, ou "tamamushi", no Japão. Estes nomes significam literalmente "inseto joia".

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Família: Buprestidae
Gênero: Chrysochroa
Espécie: Chrysochroa fulgidissima

Este belo besouro é encontrado no Japão e na China. Seu habitat são as florestas, em montanhas ou locais de pouca altitude.
Suas cores variam de tonalidade de acordo com o ângulo em que incide a luz. É frequentemente visto durante o verão. É ativo durante o dia. Alimenta-se de folhas de árvores.
A reprodução ocorre de julho a agosto. É ovíparo. Os ovos são postos no interior de troncos caídos. Dos ovos nascem larvas que se alimentam de madeira.

Assista a seguir a um vídeo com o "jewel bug" (ou "tamamushi", se preferir), em ação...



domingo, 15 de janeiro de 2017

Tarântula do Deserto

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Família: Theraphosidae
Gênero: Aphonopelma
Espécie: Aphonopelma chalcodes

Esta espécie de aranha é endêmica dos Estados Unidos. Seu habitat são os desertos e dunas.
A tarântula é um animal bem adaptado às condições extremas do deserto. É uma aranha noturna. Passa o dia embaixo de pedras ou em tocas na areia. Alimenta-se de pequenos lagartos e insetos.
A reprodução ocorre de junho a dezembro. Nessa época, o macho segue ativamente a fêmea. Após  ser fecundada, a fêmea constrói uma bolsa de seda e põe cerca de mil ovos. Ela enterra a bolsa de seda e a protege por até sete semanas. Após esse período, nascem os filhotes. Não há cuidado parental após o nascimento dos filhotes. A expectativa de vida é de cerca de vinte anos.
A tarântula do deserto é importante para o controle insetos nocivos. Em algumas localidades, é criada como animal de estimação. Sua picada é dolorosa, mas não é fatal para os humanos. Não está ameaçada de extinção. 

sábado, 14 de janeiro de 2017

Acris crepitans

O nome em inglês deste animal é "northen cricket frog", o que significa "rã grilo do norte, em tradução livre.


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Hylidae
Gênero: Acris
Espécie: Acris crepitans

Esta espécie de rã é encontrada nos Estados Unidos e México. Seu habitat são os lagos, rios e pântanos.
É um anfíbio diurno. Alimenta-se basicamente de insetos. É uma ótima saltadora. Escapa de seus inimigos pulando.
A reprodução ocorre de maio a agosto. Os machos vocalizam para chamar atenção das fêmeas. Os ovos são postos nas plantas aquáticas. Estes ovos são fecundados pouco depois de serem postos. Dos ovos nascem girinos que sofrem metamorfose até se tornarem adultos, com um ano de idade.
A rã Acris crepitans é utilizada como indicador de qualidade da água. Felizmente,  ainda não está ameaçada de extinção, mas poluição e pesticidas podem torná-la um animal em risco, em um futuro próximo.

domingo, 8 de janeiro de 2017

Cuíca Verdadeira

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Didelphimorphia
Família: Didelphidae
Gênero: Philander
Espécie: Philander opossum

A cuíca verdadeira também é conhecida como gambá de quatro olhos. Este marsupial é encontrado no México, América Central, Suriname, Brasil, Peru e Argentina. Seu habitat são as florestas tropicais, florestas de galeria e áreas cultivadas.
É um animal predominantemente noturno. Constrói seu ninho em ocos de árvores ou utiliza-se de habitações abandonadas de outros animais. É um ótimo escalador e também nadador. É onívoro. Alimenta-se de insetos, minhocas, pequenas aves e ovos, rãs, pequenos crustáceos, ratinhos, folhas, sementes, cascas de árvore e frutos.
Pode reproduzir-se até 4 vezes por ano, mas a reprodução é mais frequente na época das chuvas. Um macho pode ter várias parceiras. A gestação é de 13 a 14 dias. São gerados de 1 a 7 filhotes por vez. Os filhotes passam até 75 dias na bolsa, aos cuidados da mãe. Aos 7 meses de idade de tornam-se adultos. A expectativa é de cerca de dois anos.
A cuíca verdadeira é importante no controle biológico de insetos nocivos. No México, pode ser utilizada como alimento. Não está ameaçada de extinção. 

sábado, 7 de janeiro de 2017

Cotovia

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais, Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Alaudidae
Gênero: Alauda 
Espécie: Alauda arvensis

Também conhecida como laverca, é um dos pássaros mais populares da Europa. É encontrada no norte da África, Ásia e Europa. Foi introduzida na Austrália, Canadá, Havaí e Nova Zelândia. Seu habitat são as áreas cultivadas, pântanos e pradarias.
É vista frequentemente procurando alimento no solo. Possui patas bem adaptadas para andar. Alimenta-se de pequenos invertebrados, sementes grãos e nozes. Quando o inverno se aproxima, migra para outras regiões mais quentes.
A reprodução ocorre de abril a julho. Forma casais fixos durante o período reprodutivo. Os machos cortejam as fêmeas utilizando-se de movimentos graciosos no céu e cantando. O ninho é construído no chão. O material utilizados são folhas e gravetos. São postos de 3 a 5 ovos por vez, com período de incubação de 11 a 15 dias. Os filhotes são cuidados pelo casal até que atinjam 25 dias de idade. A expectativa de vida é de cerca de 10 anos.
A cotovia não está ameaçada de extinção.


sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Payara


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Characiformes
Família: Cynodontidae
Gênero: Hydrolycus
Espécie: Hydrolycus scomberoides

Este exótico peixe, conhecido como cachorra ou peixe-vampiro, no Brasil, é encontrado nos rios da Bacia Amazônica, mais precisamente em países como Brasil e Guiana. Seu habitat são os rios de curso rápido.
Pode alcançar até um metro de comprimento. Sua característica mais marcante são os longos dentes caninos. Estes são tão longos que saem em  cavidades no alto cabeça, quando o peixe fecha a boca. Pode abrir sua boca cerca de 180 graus. É um predador voraz e ótimo nadador. Alimenta-se de outros peixes. Quando avista a presa, tenta abocanhá-la com os seus dentes. Normalmente, quando abocanhada, a presa morre "empalada" pelos longos caninos.
A reprodução ocorre de novembro a abril. Durante essa época, a payara migra rio acima.
É um peixe apreciado para a criação em aquários. Não está ameaçado de extinção.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Tartaruga Gigante Asiática

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Testudines
Família: Testudinidae
Gênero: Manouria
Espécie: Manouria emys

Esta espécie de tartaruga é encontrada no sul e sudeste da Ásia, mais precisamente em Bangladesh, Índia, Tailândia, Malásia, Sumatra e Bornéu. Foi introduzida no Vietnã. Seu habitat as florestas úmidas.
Gosta de locais úmidos. É mais ativa durante o dia e prefere horários não muito quentes. Costuma enterrar-se no solo ou entrar na água quando a temperatura está muito alta. É um animal tipicamente herbívoro. Alimenta-se de folhas, grãos, frutos e cogumelos. De vez em quando, come pequenos invertebrados.
Os machos costumam seguir as fêmeas para saberem se estão aptas para acasalar. Se estiverem aptas, segue o acasalamento. São postos de 21 a 53 ovos por vez, com período de incubação de 63 a 84 dias. Ao contrário das outras tartarugas, a mãe protege os ovos durante a incubação. A longevidade é de cerca de 100 anos.
Em algumas localidades, a tartaruga gigante asiática é criada como animal de estimação. Infelizmente, está ameaçada de extinção.

domingo, 1 de janeiro de 2017

Galo Banquiva

Em homenagem ao "Ano do Galo" no Horóscopo Chinês, a primeira postagem de 2017!

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Phasianidae
Gênero: Gallus
Espécie: Gallus gallus

O galo banquiva é originário do Sudeste Asiático, mas precisamente da Índia. Seu habitat são as florestas tropicais e subtropicais.
É uma ave social. Vive em pequenos grupos, em que há uma delas é a dominante. Esta ave dominante manifesta seu poder mantendo a cabeça e a cauda levantadas. Os outros membros do grupo seguem uma hierarquia e se submetem à ave dominante.  Quando esta morre, o indivíduo logo abaixo na hierarquia, toma seu lugar. O galo banquiva é onívoro. Alimenta-se de grãos, grama e minhocas.
A reprodução ocorre na primavera e no verão. O período de incubação dos ovos é de 21 dias. Poucos dias depois de nascerem, os filhotes já são submetidos à hierarquia do grupo. Tornam-se adultos com cerca de seis meses de idade. A expectativa de vida é de cerca de 30 anos.
O galo banquiva é criado em razão de sua carne e seus ovos. Acredita-se que seja o ancestral mais próximo do galo doméstico.