quarta-feira, 27 de junho de 2012

Jacaré de Papo Amarelo

Com a postagem de hoje, estou comemorando 1 ano de Zoológico Virtual! Para escolher o tema da postagem de hoje fiz uma enquete. O vencedor foi o Jacaré de Papo Amarelo com 45% dos votos, em segundo lugar ficou o Crocodilo do Nilo com 36% dos votos, em terceiro ficou o Gavial com 18% dos votos e em último ficou o Aligator Americano com 0% dos votos. Agradeço a todos que votaram na enquete, que visitam meus blogs e escrevem comentários. Abraços a todos!

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Crocodylia
Família: Alligatoridae
Gênero: Caiman
Espécie: Caiman latirostris

O jacaré de papo amarelo é um crocodiliano encontrado no leste do Brasil (do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul), Uruguai, norte e nordeste da Argentina, Paraguai e leste da Bolívia. Seu habitat são brejos, mangues, lagoas, riachos e rios. É um réptil carnívoro. Alimenta-se de peixes, aves, caramujos e pequenos mamíferos.
O macho forma um harém  e após o acasalamento, a fêmea constrói um ninho, próximo à água utilizando folhas secas e fragmentos de plantas, cobrindo-o com folhas e areia. Põe de 25 a 30 ovos que são incubados num período de 70 a 90 dias. A fêmea é agressiva com todos aqueles que ousem chegar perto de seu ninho. Ambos os pais protegem os filhotes até que se tornem adultos. O jacaré de papo amarelo pode viver aproximadamente 50 anos.
Já correu risco de extinção graças à caça predatória e poluição ambiental. Graças à programas de proteção da espécie, não está mais em perigo de extinção.

Curiosidades:
  • Os jacarés são animais importantes para o equilíbrio ecológico, pois se alimentam de animais nocivos e suas fezes servem de alimento para peixes e outros organismos aquáticos.
  • Quanto mais velho fica, um jacaré torna-se maior e mais forte.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Orangotango


Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Primates
Família: Pongidae
Gênero: Pongo
Espécie: Pongo pygmaeus

Assim como o gorila, o orangotango é classificado no grupo dos macacos antropóides. Este simpático primata vive nas copas das árvores nas florestas tropicais úmidas na Indonésia, Sumatra e Bornéu. É onívoro. Alimenta-se de frutas, mel, folhas tenras, insetos, répteis, filhotes de aves e ovos. É um animal bastante inteligente e utiliza-se de sua boa mémoria para conseguir encontrar os locais com melhor oferta de alimento. Passa a maior parte de sua vida no alto das árvores. Raramente desce ao chão.
Geralmente vive solitário durante a maior parte do ano, apenas juntando-se em casais na época do acasalamento. Acasala-se na copa da árvores e dá a luz a apenas um filhote, num período de gestação de 233 a 263 dias. A fêmea cuida do filhote por até oito anos. Vive até 50 anos.
Infelizmente é o antropóide mais ameaçado de extinção. Isso se deve ao desmatamento, queimadas e caça ilegal.

Curiosidades:
  • Seu nome deriva de um dialeto malaio que significa "homem da floresta".

terça-feira, 19 de junho de 2012

Carcará


Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
Gênero: Caracara
Espécie: Caracara plancus

Também conhecido como caracará ou gavião das queimadas. É considerada uma das mais primitivas aves de rapina. Seu habitat são os campos abertos, cerrados, florestas tropicais e centros urbanos. É encontrado na América do Norte, Central e do Sul, da Argentina ao sul dos Estados Unidos.
É uma ave onívora e bastante oportunista. Pode se alimentar de pequenos mamíferos, peixes, anfíbios, répteis, aves menores e ovos. Não despreza carniça. É frequentemente avistado ao longo das rodovias em busca de animais atropelados. Também pode ser encontrado alimentando-se de lixo orgânico produzido pelo ser humano.
Vive em pares ou pequenos grupos. Constrói seu próprio ninho ou aproveita-se de ninhos abandonados de outras aves. Põe de 1 a 3 ovos, com período de incubação de 28 a 32 dias. Pode viver até 12 anos.

Curiosidades: 

Assista ao video da Música Carcará, na voz da cantora Maria Bethânia


sábado, 16 de junho de 2012

Jiboia


Com a postagem de hoje, estarei iniciando uma enquete, que decidirá qual animal será postado no dia 27 de junho, o dia do aniversário do Blog... 
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Boidae
Gênero: Boa
Espécie: Boa constrictor

A jiboia é uma serpente não peçonhenta que pode ser encontrada em boa parte do continente americano, do norte do México até a Argentina. Também vive nas ilhas do Caribe, incluindo as Antilhas, Trinidad e Tobago e Dominica. Seu habitat são as florestas tropicais e planícies.
Geralmente tem hábitos noturnos e movimentos lentos. Por isso, conta com ataques de emboscada e elemento surpresa para capturar suas presas. Estas geralmente incluem, pequenos mamíferos, aves, lagartos e até filhotes de jacaré. Mata suas presas por constrição, ou seja, enrola seu corpo em volta da presa e a mata por sufocamento. Depois isso, a presa é engolida inteira.
Vive solitária durante praticamente toda sua vida, só se juntando em casais na época do acasalamento. Procria na época das chuvas. Cada fêmea pode pôr de 20 a 60 ovos. O período de incubação dos ovos é de 150 a 240 dias, dependendo da temperatura. Vive de 25 a 30 anos.
Infelizmente, encontra-se em extinção na natureza,devido à caça ilegal e destruição do habitat.

Curiosidades:
  • Seu nome científico deriva do seu hábito de matar suas presas por constrição, pois não possui veneno.