Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online |
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Gruidae
Gênero: Grus
Espécie: Grus japonensis
O grou japonês pode ser encontrado no norte do Japão (ilha de Hokkaido), nordeste da China e sudeste da Rússia. Algumas populações dessas aves são migratórias e passam o inverno na Coreia e na China. Seu habitat são as margens dos rios, áreas alagadas e campos cultivados.
São aves de hábitos diurnos e não muito exigentes quanto à alimentação. Procuram alimento geralmente nas áreas alagadas onde vivem. São onívoros. Alimentam-se de insetos, invertebrados aquáticos, peixes, anfíbios, roedores, plantas e grãos.
Não apresentam dimorfismo sexual. Na época do acasalamento, durante a primavera, casais recém-formados ou aves procurando parceiros desempenham rituais de dança que consistem em correr com as asas abertas e saltar.
O casal faz um ninho em meio à vegetação aquática. São postos dois ovos, com período de incubação de 29 a 34 dias. Os filhotes ficam em companhia dos pais até a próxima primavera. O grou japonês pode viver de 30 a 40 anos.
Infelizmente, está criticamente ameaçado de extinção devido à destruição de seu habitat.
Curiosidades:
- No Japão, o grou é considerada uma ave sagrada. Está associado à longevidade, à paz e à boa sorte. O origami (dobradura) conhecido como "tsuru" simboliza o grou.
Assista a seguir um vídeo da dança do grou.