sábado, 22 de junho de 2019

Cachalote

Imagem retirada de "O Mundo dos Anim

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Cetacea
Família: Physeteridae
Gênero: Physeter
Espécie: Physeter megalocephalus

O cachalote é encontrado nos oceanos de todo o planeta, mas prefere as águas tropicais.
Vive em grandes grupos de 30 a 100 indivíduos. É famoso por travar "lutas" com polvos e lulas gigantes, dos quais se alimenta. Come também peixes. Bom mergulhador, capaz de ficar cerca de 20 minutos embaixo da água sem respirar.
A reprodução ocorre na primavera, a cada 2 a 5 anos. Durante a época reprodutiva, o macho forma um harém de fêmeas. A mãe dá luz a apenas um filhote, após uma gestação de 14 a 16 meses. O filhote é cuidado pela mãe durante dois anos. Torna-se adultos com cerca de 10 anos de idade. A expectativa de vida é de aproximadamente 70 anos.
O cachalote já foi muito caçado no passado. Apesar de protegido, frequentemente fica preso em redes de pesca. Ainda está em extinção.

Curiosidades:

  • O cachalote é conhecido pelo espermacete e pelo ambar gris. O espermacete é uma substância gordurosa situada na cabeça do animal, que era muito utilizada no passado na fabricação de velas. O nome do cachalote em inglês é "sperm whale" e deriva do espermacete. O âmbar gris é uma substância gerada pelo intestino do animal. Considerado raro e caro, é utilizado na indústria de perfumes. 


quinta-feira, 20 de junho de 2019

Sapo Barriga de Fogo Europeu

Para conhecer um parente próximo, clique aqui.

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Bombinatoridae
Gênero: Bombina
Espécie: Bombina bombina

O sapo barriga de fogo europeu é encontrado na Europa Central e Oriental, desde a Alemanha até a Rússia. Seu habitat são as florestas e estepes.
É mais ativo durante o dia e em temperaturas amenas. Fica em estado letárgico em baixas temperaturas. Vive próximo à água ou dentro dela. A alimentação difere conforme a idade. As larvas alimentam-se basicamente de algas. Os juvenis e adultos comem insetos e invertebrados aquáticos. Hiberna no inverno.
A reprodução ocorre na primavera e no verão. Nesse período, os machos vocalizam para chamar a atenção das fêmeas. São postos de 80 a 300 ovos. O intervalo entre o estágio embrionário e a metamorfose é de cerca de dois meses. Tornam-se adultos com cerca de dois anos de idade. A expectativa de vida é de 12 anos.
O sapo barriga de fogo europeu ainda não está ameaçado de extinção, mas poluição e destruição de seu habitat podem comprometer a espécie, num futuro próximo.

sábado, 15 de junho de 2019

Cotiara

Foto tirada no Instituto Butantan.


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Viperidae
Gênero: Bothrops
Espécie: Bothrops fonsecai

A cotiara é uma serpente endêmica do Brasil. É nativa dos estados de  Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Seu habitat são as florestas em terras altas.
É uma serpente peçonhenta. Segundo estudos recentes, tem a dieta especializada, alimentando-se de pequenos mamíferos, lagartos e sapos.
A cotiara está ameaçada de extinção, pois segundo cientistas, vive em uma área protegida. Estudos mais aprofundados se fazem necessários para conhecer mais sobre a espécie.

domingo, 2 de junho de 2019

Camarão da Malásia

Foto tirada no Aquário do Parque da Água Branca.


Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Família: Palaemonidae
Gênero: Macrobrachium
Espécie: Macrobrachium rosenbergii

O camarão da Malásia é nativo do Sudeste Asiático. É originário da Índia, Tailândia, Vietnã, Bornéu, Cingapura, Malásia e Java. Foi introduzido em várias partes do mundo para criação para consumo humano.Seu habitat são os ambientes de água doce.
Normalmente encontrado em ambientes de águas turvas. e salobras. É considerada uma espécie agressiva. Alimenta-se basicamente de pequenos peixes. Em cativeiro, é alimentado com ração própria ou pequenos crustáceos.
Possui dimorfismo sexual. As fêmeas são menores e possuem o abdômen proeminente, especializado em abrigar os ovos. Põe de 80 mil a 100 ovos. As larvas se desenvolvem em água salobra.