sábado, 24 de agosto de 2019

Peixe Violão

Para conhecer um parente próximo, clique aqui.

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Chondrichthyes
Ordem: Rajiformes
Família: Rhinobatidae
Gênero: Rhinobatos
Espécie: Rhinobatos rhinobatos

O peixe violão é encontrado desde Angola até o Mar Mediterrâneo. Seu habitat são as áreas arenosas.
Nada próximo ao fundo. Nada devagar e vive parcialmente enterrado. Alimenta-se de pequenos invertebrados marinhos e pequenos peixes.
É um peixe ovovivíparo, ou seja, os ovos são incubados no interior do corpo da fêmea e posteriormente esta dá à luz aos filhotes já formados. A reprodução pode ocorrer duas ao ano. A fêmea dá à luz a 4 a 10 filhotes.
O peixe violão está ameaçado de extinção.

domingo, 11 de agosto de 2019

Cisne de Pescoço Preto

A postagem de hoje é sobre um pai dedicado do Reino Animal! Para visitar as postagens de Dia dos Pais de outros anos, clique aqui e aqui. Feliz Dia dos Pais a todos!

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Gênero: Cygnus
Espécie: Cygnus melancoryphus

O cisne de pescoço preto é nativo da América do Sul. Passa a maior parte do ano na Patagônia, Terra do Fogo e Ilhas Falklands. Passa o inverno no Paraguai e no Brasil. Seu habitat é próximo a cursos de água doce e estuários.
É uma ave social. Nada bem muito bem. Em voo, é capaz de atingir cerca de 50 quilômetros por hora. Geralmente, encontra seu alimento na água. Alimenta-se de plantas aquáticas, algas, anfíbios, crustáceos e outros invertebrados aquáticos.
Forma casais fixos para a vida inteira. A reprodução ocorre de julho a novembro. O ninho é construído próximo à água. A fêmea põe de 3 a 7 ovos, com período de incubação de 34 a 37 dias. O macho se encarrega da incubação dos ovos. Muitas vezes, carrega os filhotes em suas costas. Ambos os pais se encarregam da criação dos filhotes. Tornam-se independentes com 8 a 14 meses de idade. Tornam-se adultos aos dois anos. A expectativa de vida é de 20 a 30 anos.
O cisne de pescoço preto não está ameaçado de extinção.

sábado, 10 de agosto de 2019

Antílope d'Água

Foto tirada no Zoológico de São Paulo.


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Gênero: Kobus
Espécie: Kobus ellipsiprymnus

Também conhecido como cobo, antílope d'água é encontrado no sudeste, nordeste, centro e oeste da África. Seu habitat são as savanas e florestas.
Vive em pequenos grupos. Como sugere seu nome popular, prefere viver próximo a cursos de água. É um excelente nadador. Alimenta-se basicamente de gramíneas e ervas.
A reprodução geralmente ocorre uma vez ao ano. A mãe dá à luz a um ou dois filhotes, após uma gestação de 9 meses. Os filhotes são criados pela mãe por cerca de 9 meses. Tornam-se adultos com 3 a 6 anos de idade. A expectativa de vida é de 18 anos.
O antílope d'água não está ameaçado de extinção.


sábado, 3 de agosto de 2019

Tambaqui

Foto tirada no Aquário do Instituto de Pesca no Parque da Água Branca.


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Characiformes
Família: Serrasalmidae
Gênero: Colossoma
Espécie: Colossoma macropomum

O tambaqui é originário do Brasil. Foi introduzido em outras partes do mundo para aquacultura. Seu habitat são os cursos de água formados nas matas inundadas.
É tipicamente um peixe amazônico, mas é encontrado em várias partes do Brasil. Normalmente, é um animal solitário. Possui fortes mandíbulas, com elas pode quebrar os alimentos mais duros. Alimenta-se de pequenos invertebrados aquáticos, frutos, grãos, plâncton, folhas e brotos de plantas.
Realiza migração reprodutiva (piracema).
Sua carne é considerada saborosa. É largamente criado para consumo da mesma.