segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Rã do Lago Titicaca



Imagem retirada da Internet
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Lepdodactylidae
Gênero: Telmatobius
Espécie: Telmatobius culeus

Esta rã é uma espécie encontrada somente no Lago Titicaca, no Peru e em cursos de água adjacentes, a uma altitude de 3812 metros.
Ao contrário da maioria dos anuros, é uma espécie exclusivamente aquática. Possui pulmões extremamente reduzidos e imensas dobras de pele em seu corpo. Essas dobras de pele são úteis para se captar o máximo de oxigênio no ambiente rarefeito do Lago Titicaca. É capaz de captar o oxigênio através da pele, graças à grande quantidade de hemoglobina presente em seus vasos sanguíneos. Em detrimento da sua adaptação para respirar, possui um dos mais lentos metabolismos do reino animal.
Alimenta-se de microcrustáceos, caracóis, insetos aquáticos, girinos e pequenos peixes.
As fêmeas são maiores que os machos. A reprodução ocorre perto das margens em águas rasas. A fêmea põe cerca de 500 ovos por vez.
Infelizmente, a rã do Lago Titicaca encontra-se em crítico risco de extinção, devido à destruição do habitat, poluição, introdução de espécies exóticas e mudanças de temperatura.

Curiosidades:
  • Na década de 1970,  numa expedição ao lago Titicaca, o  oceanógrafo Jacques Costeau descreveu exemplares da espécie com 50 centímetros de comprimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário