quinta-feira, 27 de junho de 2013

Abutre Real



Como prometido, a postagem comemorativa de dois anos do blog. Espero que gostem!

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Falconiforme
Família: Cathartidae
Gênero: Sarcoramphus
Espécie: Sarcoramphus papa

Também conhecido como urubu rei, o abutre real é encontrado nas Américas Central e do Sul. Seu habitat são as florestas tropicais, pradarias e montanhas.
É uma ave de hábitos solitários. Passa a maior parte do tempo voando. Possui asas longas e fortes que lhe permitem planar, aproveitando as correntes ascendentes de ar. Possui uma visão excelente. Graças a isso, pode localizar alimento a grandes distâncias. Alimenta-se basicamente de carniça, mas também ataca pequenos mamíferos e répteis. Usa seu bico forte para perfurar a pele dos animais mortos.
Acasala-se no inverno. Põe geralmente um ovo, com período de incubação de 32 a 38 dias. O ovo é chocado pelo casal. O filhote é cuidado pelos pais durante um ano. Aos dois anos, o filhote abandona o ninho. Este atinge a maturidade aos 5 anos de idade. A longevidade de um abutre real é de 25 anos.
Felizmente, o abutre real não está ameaçado de extinção.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Irerê

Apresento o resultado de enquete que fiz para decidir o tema da postagem de aniversário deste blog. Foram 17 votos no total. Em quarto lugar ficou o abutre de capuz com dois votos (ou 11%). Em terceiro lugar ficou o abutre egípcio com 3 votos (ou 17%). Em segundo lugar ficou o abutre quebra ossos com 4 votos (ou 23%). O vencedor da enquete foi o abutre real com 8 votos (ou 47%). Obrigado a todos aqueles que visitam meus blogs e que votaram na enquete. O abutre real será postado nesta 5ª feira.
Imagem retirada do blog da bióloga Andrea Borin



Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Gênero: Dendrocygna
Espécie: Dendrocygna viduata

Esta ave anseriforme é o nosso pato mais conhecido. É facilmente encontrado em corpos d'água da Argentina até a América Central. Também é encontrado na África Ocidental.
Vive em bandos de dezenas de indivíduos e tem hábitos predominantemente crepusculares e noturnos. Alimenta-se basicamente de gramíneas aquáticas, mas também come invertebrados aquáticos, pequenos peixes e girinos.
O ninho é construído no chão. São postos de 8 a 14 ovos. O casal cuida dos filhotes.
Felizmente, o irerê não está ameaçado de extinção.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Vieira



Imagem retida de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural


Classificação:
Reino Animal
Filo: Moluscos
Classe: Bivalvia
Ordem: Ostreoidea
Família: Pectinidae
Gênero: Pecten
Espécie: Pecten jacobaeus

A vieira é molusco bivalve muito abundante nos mares da América do Norte, norte da Europa e Japão.  É um dos poucos moluscos que possuem movimentação ativa. Isso se deve a estrutura do músculos de sua concha, mais desenvolvida do que de outros moluscos. Nada utilizando-se de movimentos rápidos de abre-fecha de sua concha. Graças a isso, pode escapar de predadores, como estrelas-do-mar.
Suas larvas são planctônicas. Os adultos se alimentam de zooplâncton marinho através de filtração.
A vieira é um prato muito apreciado e considerado refinado em muitos países do mundo.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Guaxinim



Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online


Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Procyonidae
Gênero: Procyon
Espécie: Procyon lotor

Este esperto animal também é conhecido como racum ou mão-pelada. É encontrado na América do Norte e América Central. Seu habitat são as margens de rios, áreas arborizadas e cobertas de mato. Também é encontrado em áreas urbanas.
Tem hábitos geralmente noturnos. Possui um tato muito desenvolvido para apanhar e abrir alimentos. Sua dieta é bem variada. Alimenta-se de crustáceos, peixes, rãs, nozes, frutas, pequenos mamíferos e ovos. Em áreas urbanas, muitas vezes são encontrados revirando latas de lixo em busca de restos de alimentos.
Na época do acasalamento, um macho pode se acasalar com inúmeras fêmeas. Uma fêmea pode dar à luz de 1 a 7 filhotes, num período de gestação de 63 dias em média. Atinge a maturidade no primeiro anos de vida e começa a procriar aos dois anos de idade. Pode viver de 13 a 16 anos.
Felizmente, não se encontra ameaçado de extinção.

Curiosidades:

  • Por muito tempo, acreditou-se que o guaxinim lavava seus alimentos. Essa crença deriva do fato de que o animal em seu habitat natural, na maioria das vezes, retira seus alimentos da água. Já recebeu as alcunhas de "urso-lavador" ou "rato-lavador".

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Agapornis



Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online


Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Gênero: Agapornis

Existem várias espécies de Agapornis. A maioria delas é encontrada na África, algumas habitam as ilhas de Madagascar, Zanzibar e Seychelles. São encontrados numa grande variedade de habitats, incluindo florestas, savanas, montanhas e até áreas costeiras. 
São aves onívoras. Alimentam-se de frutos, sementes, nozes, ervas e insetos.
São animais sociáveis que vivem em colônias. Formam casais fixos e fortemente ligados, para a vida inteira. Nidificam em árvores ou penhascos. A fêmea põe de 3 a 8 ovos, geralmente 4. Os Agapornis podem viver de 6 a 7 anos, até doze anos em cativeiro.
Existem nove espécies conhecidas de Agapornis. Algumas delas estão ameaçadas de extinção devido à destruição do habitat e caça ilegal.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Falcão Quiriquiri



Hoje eu estarei iniciando uma enquete para decidir o tema da postagem da aniversário de dois anos do Zoológico Virtual. Por favor, votem na ave de sua preferência. O vencedor será postado no dia 27 de junho. 
Imagens retiradas do site Wikiaves.

Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
Gênero: Falco
Espécie: Falco sparverius

O falcão quiriquiri é o menor dos falcões conhecidos e uma das menores aves de rapina do Brasil. É encontrado desde o Alasca, Canadá, Terra do Fogo e Brasil. Seu habitat são as áreas semi-urbanizadas, beiras de estradas, ambientes abertos , cerrados e campos. Adaptou-se muito bem às áreas colonizadas pelo homem.
Caça a partir de poleiros fixos, que podem ser galhos ou até mesmo fios elétricos. Avistada a presa, ela é capturada e morta no solo, sendo carregada de volta ao poleiro. Alimenta-se principalmente de insetos e lagartos. Às vezes, captura roedores, pequenas cobras e aves. 
O macho e a fêmea apresentam dimorfismo sexual. O macho é cinza azulado no alto da cabeça e asa, enquanto as costas e a cauda são marrom avermelhado, finamente estriadas de negro. Possui uma larga faixa negra sub terminal na cauda e ponta branca. A fêmea têm as costas e asas marrom avermelhada, com as estrias negras finas, sem o cinza azulado do dorso do macho ou a faixa negra subterminal na cauda.
Nidifica em ocos de árvores, buracos de barrancos e até cupinzeiros. A fêmea põe até quatro ovos, que são incubados de 27 a 32 dias. Os filhotes apresentam dimorfismo sexual semelhante ao dos adultos.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Tubarão-baleia


Imagem retirada da Internet


Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Chondrichthyes
Ordem: Orectolobiformes
Família: Rhincodontidae
Gênero: Rhincodon
Espécie: Rhincodon typus

O tubarão-baleia é o maior tubarão do mundo e um dos maiores peixes do mundo. Possui em média 15 metros de comprimento, mas já foram encontrados indivíduos de 18 metros. Apesar do tamanho, diferentemente de boa parte dos seus primos, é um animal tranquilo e pacífico. Alimenta-se de zooplâncton, pequenos peixes e lulas. Seu habitat são os mares e oceanos tropicais.
É um peixe vivíparo. Seu número de crias é variado. Já foram encontrados cerca de 300 fetos dentro de um único animal. Pode viver até os 100 anos de idade, mas seu crescimento é lento, atingindo a maturidade apenas aos 30 anos.
Infelizmente, está ameaçado de extinção em razão da caça predatória promovida por alguns países asiáticos.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Baleia Azul

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Cetacea
Família: Balaenopteridae
Gênero: Balaenoptera
Espécie: Balaenoptera musculus

A baleia azul é a maior espécie de baleia que existe atualmente. Além disso, é o maior mamífero que já existiu e o maior animal do planeta. É encontrada principalmente nos oceanos Pacífico Norte e Atlântico Norte até a Antártida.
Esse animal colossal alimenta-se apenas de zooplâncton, que filtra através de estruturas conhecidas como "barbas". Seu principal alimento é o krill, uma minúscula espécie de camarão. Para se alimentar, a baleia nada entre um cardume de krill, engolindo grande quantidade de água. Quando se alimenta, as "barbas", funcionam como um filtro, mantendo a comida dentro da boca, enquanto a  água que foi engolida é expelida.
Em geral, é um animal solitário, juntando-se em pares apenas na época do acasalamento, que ocorre no inverno. Dá à luz a apenas um filhote, num período de gestação de 11 a 12 meses. A baleia azul torna-se adulta aproximadamente aos sete anos de idade. Pode viver entre 25 a 100 anos.
Apesar de ser uma espécie protegida atualmente, a baleia azul encontra-se ameaçada de extinção devido à caça indiscriminada.