sábado, 14 de junho de 2014

Macaco do Japão

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Gênero: Macaca
Espécie: Macaca fuscata

Como sugere seu nome popular, essa espécie de macaco é encontrada no Japão. Seu habitat as florestas tropicais, temperadas e de coníferas. Algumas populações são encontradas no litoral.
Os macacos japoneses são onívoros. Alimentam-se de frutas, sementes, cascas de árvores e invertebrados. Vivem em grupos de 20 a 100 indivíduos liderados por um macho dominante. Este tem a função de conduzir  o grupo pelo território e defende-lo dos inimigos. Apenas o macho dominante tem a oportunidade de se acasalar. Os outros machos, assim que se tornam adultos (aos três anos de idade), passam a vida de bando em bando na esperança de também se acasalarem. As fêmeas ficam no mesmo bando desde o nascimento. O acasalamento ocorre no final do outono e os filhotes nascem na primavera. A gestação dura 175 dias com o nascimento de apenas um filhote. Os macacos japoneses podem viver cerca de 30 anos. 
O macaco do Japão ainda não está em extinção, porém seus números têm diminuído em razão da destruição de seu habitat.

Curiosidades:
  • Certa vez, cientistas colocaram batatas-doces para um grupo de macacos que vivia no litoral. Enquanto a maioria deles limpava a areia em torno do tubérculo, um deles colocava sua batata na água do mar e a lavava. Com o passar do tempo, percebendo que o sal da água do mar dava um sabor diferente, o exemplo foi seguido pelos mais jovens e este comportamento foi passado a gerações posteriores.
  • Os macacos japoneses utilizam fontes termais para se defender do frio. Esse comportamento é muito observado em animais que vivem em regiões montanhosas ou durante o inverno.
A seguir, um vídeo mostrando os macacos japoneses nas fontes termais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário