sábado, 10 de dezembro de 2016

Chacal de Dorso Negro

Mais uma postagem da série "Caninos da África"...

Foto fornecida pelo biólogo Rodrigo Santin Alves.



Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Canis
Espécie: Canis mesomelas

Esta espécie de chacal recebe o nome popular devido à faixa escura que tem em seu dorso. É encontrado em vários países da África, entre eles: África do Sul, Namíbia, Botsuana, Zimbábue, Quênia, Somália e Etiópia. Seu habitat são as florestas, savana e áreas urbanas.
É um animal tanto noturno quanto diurno. É bastante territorial. Costuma ser bastante agressivo quando defende seu território.  Quando habita a zona urbana, é predominantemente noturno. Pode ser visto revirando latas de lixo, em busca de comida. Normalmente, alimenta-se de pequenos mamíferos, aves e insetos. Algumas vezes, ataca animais domésticos como cães, ovelhas e galinhas. Muitas vezes, aproveita-se dos restos de presas de carnívoros maiores. Também come sementes, nozes e frutas.
Forma casais para a vida inteira. A reprodução ocorre de maio a agosto. São gerados de 1 a 7 filhotes por vez, num período gestacional de aproximadamente 60 dias. Os filhotes são cuidados pelos pais no interior de uma toca. Tornam-se adultos por volta dos 11 meses de idade. A expectativa de vida é de cerca de 14 anos.
O chacal de dorso negro não está ameaçado de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário