segunda-feira, 8 de maio de 2017

Kea

Mais uma postagem da série “Aves da Nova Zelândia”....
 
Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Gênero: Nestor
Espécie: Nestor notabilis

Também conhecido como papagaio das montanhas, o kea é endêmico da Nova Zelândia. Seu habitat são as florestas das montanhas. É encontrado apenas na maior ilha da Nova Zelândia, a Ilha Sul. 
É um animal social e bem inteligente. Vive em grupos de 40 indivíduos. Todos os animais de um grupo seguem uma hierarquia. Muitas vezes, os keas são vistos fazendo “travessuras” com objetos utilizados pelo homem. São diurnos e bem oportunistas. Onívoros, alimentam-se de frutas, raízes, flores, flores, pequenos mamíferos e moluscos. Não é raro se aproveitarem de restos de comida humanos. Não desprezam carniça.
Reproduz-se de julho a janeiro. Os machos lutam entre si pelo direito de acasalar com a fêmea. É a fêmea quem toma iniciativa no acasalamento. São postos de dois a quatro ovos, com período de incubação de três semanas. Durante a incubação, a fêmea dificilmente sai do ninho, sendo alimentada pelo macho. Os filhotes são independentes aos 13 meses de idade, tornando-se adultos por volta dos 3 anos de idade. A expectativa de vida na natureza é desconhecida, podendo viver aproximadamente 14 anos em cativeiro.
O kea ameaçado de extinção devido à caça indiscriminada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário