quarta-feira, 12 de julho de 2017

Gato Leopardo Asiático

Começando uma nova série, intitulada “Gatos Selvagens Asiáticos”....
 
Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Prionailurus
Espécie: Prionailurus bengalensis

Esta espécie de gato selvagem asiático é encontrada no Sudeste Asiático, nos seguintes países: Índia, Tailândia, Malásia, Vietnã, Java, Nepal, Coreia, Filipinas, China e Japão. Seu habitat são as florestas tropicais, florestas temperadas, subúrbios e áreas cultivadas.
Predominantemente noturno, o gato leopardo é um exímio nadador, escalador e um predador de emboscada. Carnívoro, alimenta-se de uma grande variedade de presas, incluindo insetos, aves, peixes, pequenos mamíferos e anfíbios. Não despreza carniça.
Na época da reprodução, que ocorre de janeiro a março, o macho se torna bastante territorial e normalmente confronta-se com outros machos. Deixa apenas as fêmeas transitarem pelo seu território. A mãe dá à luz de 1 a 4 filhotes, num período de gestação de 65 a 72. Não se conhece muito sobre o cuidado com os filhotes. Estes tornam-se adultos com cerca de 18 meses de idade. A expectativa de vida é de 15 anos.
O gato leopardo asiático é importante para o controle da população de roedores. Na maior parte da Ásia, não está ameaçado de extinção. Porém, a subespécie japonesa (Prionalurus bengalensis euptailurus), conhecida como “Gato de Tsushima” está ameaçada de extinção devido à destruição de seu habitat e doenças causadas por gatos domésticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário