sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Jabuti Gigante de Aldabra

Foto tirada no Zoológico de São Paulo.


Classificação: 
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Testudines
Família: Testudinidae
Gênero: Dipsochelys
Espécie: Dipsochelys dussumieri

Esta espécie de jabuti é endêmica da ilha de Aldabra, no arquipélago das Seycheles, próximo à Madagascar, na África. Seu habitat são as florestas secas, mangues, praias e áreas abertas.
É mais ativo durante o período da manhã. É um animal essencialmente vegetariano. Alimenta-se basicamente de frutas e ervas. Ocasionalmente, come insetos e carniça. É nômade. Desloca-se conforme suas necessidades de alimento.
A reprodução ocorre de fevereiro a maio. Um macho pode se acasalar com várias fêmeas. A mãe põe de 4 a 25 ovos, com período de incubação de 110 a 245, dependendo da temperatura ambiente. Em temperaturas mais altas, os ovos costumam eclodir mais depressa. Não há cuidado parental envolvido. 
Assim que nascem, os filhotes são independentes. O crescimento é lento. Tornam-se adultos por volta dos 25 anos de idade. A expectativa de vida é de mais de 100 anos.
O jabuti gigante de Aldabra já foi muito caçado pela sua carne e seus ovos. Programas de reprodução foram introduzidos. Hoje em dia, sua população é estável, mas ainda é considerada uma espécie vulnerável.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário