segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Cão Selvagem Asiático

Esta é a primeira postagem de 2018, lembrando que este é o Ano do Cachorro no Horóscopo Chinês.

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Cuon
Espécie: Cuon alpinus

Também conhecido como dole, este cão selvagem é encontrado desde a Manchúria até a Ásia Oriental. Seu habitat são as florestas próximas a rios e clareiras.
Vive em grupos de 5 a 12 indivíduos, liderados por um casal dominante. O grupo possui uma hierarquia bem definida. É onívoro. Possui uma dieta muito variada. Alimenta-se de frutas, mamíferos, insetos e pequenos répteis. Grandes mamíferos, como cervos, cabras e porcos selvagens são caçados em grupo.
A reprodução ocorre de setembro a março. Apenas o casal dominante se reproduz. A mãe dá à luz de 2 a 6 filhotes, após um período de gestação de 60 a 63 dias. Todos os outros membros do grupo ajudam o casal dominante na criação dos filhotes. Os adultos alimentam os filhotes com comida regurgitada. Os filhotes são desmamados aos 58 dias de idade. Tornam-se adultos com cerca de um ano. A expectativa de vida é aproximadamente 16 anos.
Infelizmente, o cão selvagem asiático está ameaçado de extinção.

Curiosidades:
  • Em algumas localidades, as pessoas que residem nas florestas seguem bandos do cães selvagens quando estes estão caçando. Após grandes mamíferos serem mortos pelos cães, os humanos costumam roubar as presas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário