quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Caracol Cone

Imagem retirada da da Internet

Classificação:
Filo: Moluscos
Classe: Gastropoda
Ordem: Neogastropoda
Família: Conidae
Gênero: Conus
Espécie: Conus geographus

O caracol cone é nativo da Austrália. Acredita-se que também seja encontrado na Nova Caledônia. Seu habitat são as águas tropicais, próximas aos recifes de coral e ao litoral.
Pertence a uma família de caracóis venenosos. É um animal noturno. Durante o dia, fica enterrado na areia. É um predador de emboscada. Ataca suas presas (geralmente pequenos peixes), com sua probóscide, estrutura que lembra uma pequena "tromba". Com ela, injeta seu veneno na vítima. Logo após, engole sua presa. Posteriormente, regurgita os ossos. Os machos costumam ser bastante territoriais. Seu veneno é conhecido como conotoxina.
A reprodução ocorre de abril a setembro, durante os meses mais quentes. A fêmea põe de 1000 a 5000 ovos, com período de incubação de 2 a 3 dias. Dos ovos nascem larvas, que se desenvolvem por cerca de 20 dias. Tornam-se adultas por volta dos 6 meses de idade. A expectativa de vida é desconhecida.
Acidentes são pouco frequentes, mas sua "picada" é dolorosa. Poucas pessoas morreram devido a acidentes envolvendo o caracol cone. Não está ameaçado de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário