segunda-feira, 9 de julho de 2018

Sépia

Última postagem da série  "Animais do Ubuntu - Parte 2", correspondente à versão 18.10.
Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Moluscos
Classe: Cephalopoda
Ordem: Sepiida
Família: Sepiidae
Gênero: Sepia
Espécie: Sepia officinalis

Também conhecida como choco, a sépia é encontrada no Atlântico Norte, Mar Mediterrâneo e costa oeste da África. Seu habitat é próximo à costa.
É um animal noturno. Normalmente, nada próximo ao fundo oceânico. Possui a capacidade de mudar a cor do seu corpo graças a células conhecidas como cromatóforos. Alimenta-se de pequenos peixes, crustáceos e vermes marinhos.
Solitária durante a maior parte do ano, a sépia procura parceiros durante a época da reprodução, que ocorre na primavera e no verão. A fêmea põe de 100 a 1000 ovos. A incubação dura de 30 a 90 dias. Dos ovos, nascem pequenos indivíduos semelhantes aos pais. Tornam-se adultos de 14 a 18 meses de idade. A expectativa de vida é de cerca de dois anos.
A sépia é importante para a pesca comercial. Em algumas localidades, é criada em aquários. Não está ameaçada de extinção.

Curiosidades:
  • A versão 18.10 do Ubuntu, sistema operacional relacionado ao Linux, a ser lançada em outubro de 2018, foi apelidada pelos desenvolvedores de "Cosmic Cuddlefish", ou "Sépia Cósmica", em tradução livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário