sábado, 16 de fevereiro de 2019

Ratão do Banhado

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Rodentia
Família: Myocastoridae
Gênero: Myocastor
Espécie: Myocastor  coypus

O ratão do banhado é nativo da América do Sul, desde o sul do Brasil, até a Argentina e o Chile. Foi introduzido nos Estados Unidos, Canadá, na Europa e em alguns países da Ásia, como o Japão. Seu habitat são as áreas alagadas, áreas costeiras, pântanos e mangues.
Vive em pequenos grupos ou em casais. É um animal semiaquático. Costuma nadar melhor do que se deslocar em terra. Constrói sua toca próximo à água. Tem hábitos noturnos. É herbívoro. Alimenta-se basicamente de plantas aquáticas.
Reproduz-se durante todo o ano. Uma fêmea pode gerar até 3 ninhadas por ano. A mãe dá à luz de 1 a 13 filhotes, após uma gestação de 128 a 130 dias. Tornam-se adultos por volta dos 3 a 7 meses de idade. A expectativa de vida é de 3 anos, em liberdade e de 10 anos em cativeiro.
O ratão do banhado já foi muito procurado devido à sua carne e sua pele. Assim, em muitas localidades, era criado em fazendas. Muitas vezes, os animais acabavam fugindo ou sendo soltos no meio ambiente. Isso fez com que se tornasse uma praga em alguns países em que não é nativo. Não está ameaçado de extinção

Nenhum comentário:

Postar um comentário