domingo, 27 de abril de 2014

Lampreia Marinha

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Agnatha
Ordem: Petromyzontiformes
Família: Petromyzonidae
Gênero: Petromyzon
Espécie: Petromyzon marinus

Este animal aquático é nativo das regiões costeiras da costa norte atlântica, tanto na América do Norte, como na Europa e no Mar Mediterrâneo. É encontrada em todos os grandes lagos da América do Norte.
A lampreia tem o corpo cilíndrico semelhante a de uma serpente. Possui também sete fendas branquiais próximas à cabeça. Não possui mandíbula, apenas uma boca circular com inúmeros dentes. Para se alimentar, fixa a boca no corpo de sua vítima (geralmente um peixe), como se fosse uma ventosa. Com o auxílio de sua língua e dentes, vai sugando o sangue e outros fluídos corporais de sua vítima.
A exemplo do salmão e do esturjão, passa a sua fase larval em água doce. Sua fase larval dura 7 anos.  Nesta fase, alimenta-se de detritos da água. Após o sétimo ano de vida, migra para o mar. Quando está apta para reproduzir, retorna para água doce. A fêmea põe milhares de ovos. Após a reprodução, geralmente a lampreia morre. Vive cerca de nove anos.
A lampreia tem sido um grande problema para a pesca comercial, pois mata muitas espécies que são importantes comercialmente.

Curiosidades:
  • Em alguns países da Europa e nos Estados Unidos, a lampreia é considerada um prato refinado e é muito apreciada como alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário