sábado, 26 de abril de 2014

Tritão de Crista


Essa postagem faz referência à versão 13.10 do Ubuntu: "The Saucy Salamander" (A Salamandra Atrevida). Se quiseres conhecer outra salamandra que postei neste blog, clique aqui .

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Caudata
Família: Salamandridae
Gênero: Triturus
Espécie: Triturus cristatus

O tritão de crista pode ser encontrado na Europa Central e do Norte, desde a Grã-Bretanha até a Bielo-Rússia. Seu habitat são grandes lagos, rios com pouca correnteza, zonas pantanosas e matas alagadas próximas a rios e lagos.
Geralmente solitário, é um predador muito exigente. Alimenta-se de diversos tipos de invertebrados. Localiza suas presas usando células sensoriais detectoras de movimento que possui na cabeça. Avistada a presa, agarra com seus dentes e depois engole. As larvas engolem qualquer outro animal aquático que caiba em sua boca. Como todos os anfíbios, suas larvas possuem brânquias que captam oxigênio da água. Quando adulto, desenvolve pulmões para respirar o ar atmosférico. Tem hábitos noturnos.
Sendo um anfíbio, sua reprodução ocorre na água, no final do inverno.  Os ovos também se desenvolvem na água. A fêmea põe cerca de 200 ovos com período de incubação de 7 a 36 dias. Pode viver aproximadamente 14 anos.
É ativo durante todo o ano, exceto no inverno. Nesta estação do ano, procura uma fenda ou buraco para hibernar. 
Felizmente, o tritão de crista não está ameaçado de extinção.

Curiosidades:

  • A versão 13.10 do Ubuntu, sistema operacional relacionado ao Linux, foi apelidada pelos seus desenvolvedores de "A Salamandra Atrevida" (The Saucy Salamander).

Nenhum comentário:

Postar um comentário