Marcadores

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Rã Flecha Vermelha e Azul

Para conhecer um parente próximo, clique aqui.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Dendrobatidae
Gênero: Oophaga 
Espécie: Oophaga pumilio

Esta espécie de rã venenosa é encontrada na costa Atlântica da América Central, desde o norte da Guatemala até o Panamá. Seu habitat são as florestas tropicais chuvosas.
Tem hábitos diurnos. É bastante agressiva com quem invade seu território.Suas cores alertam seus potenciais inimigos sobre sua toxicidade. Alimenta-se de formigas, cupins, aranhas e escaravelhos. Acredita-se que sua toxicidade tenha origem em sua dieta de formigas.
A reprodução ocorre em meses intercalados, normalmente em condições de alta umidade. O macho vocaliza para chamar a atenção da fêmea. O macho leva a companheira para uma pequena piscina natural onde ela possa pôr os ovos, para que posteriormente ele os fertilize. A fêmea põe até seis ovos por vez. A mãe vigia os ovos constantemente para mantê-los úmidos e seguros. Após as larvas tenham eclodido dos ovos, ela as carrega no dorso até o interior de bromélias. Cada ovo é colocado no interior de uma bromélia. Após 3 semanas as pequenas rãs emergem das bromélias e desaparecem na floresta. Sua longevidade é de cerca de 10 anos.
A rã flecha vermelha e azul não está ameaçada de extinção, mas pode desaparecer devido à destruição de seu habitat, num futuro próximo.

Curiosidades:

  • A rã flecha vermelha e azul é tão venenosa que uma pessoa pode se intoxicar, não apenas pelo toque, mas o veneno pode entrar através de cortes e feridas, entrando em contato com a corrente sanguínea.


2 comentários: