Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online |
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Accipitridae
Gênero: Aquila
Espécie: Aquila chrysaetos
Também conhecida como águia real, esta ave de rapina é encontrada na Europa, Ásia, América do Norte. norte da África e Oriente Médio. Seu habitat são as montanhas, planaltos, terrenos rochosos, pastos, pântanos e desertos.
É um animal territorial. Sobrevoa seu território para advertir outras aves. Possui uma excelente visão. Utilizando suas grandes e fortes garras, pode caçar os mais diversos tipos de animais. Suas presas incluem as mais diversas espécies de aves, répteis, mamíferos e peixes. Ocasionalmente, alimenta-se de carniça.
A águia dourada só é solitária enquanto não arruma um parceiro. As fêmeas são maiores que os machos. Forma casais fixos para a vida inteira. A reprodução ocorre de março a agosto, mas pode variar dependendo da região. Constrói seu ninho em penhascos ou em rochas íngremes. São postos de 1 a 3 ovos, com período de incubação de 35 a 45 dias. Os ovos são incubados pela fêmea. O macho se encarrega de trazer comida para a família. Os filhotes são dependentes dos pais por cerca de quatro meses. Tornam-se adultos por volta dos 4 anos de idade. A expectativa de vida é de 15 a 20 anos.
No passado, águia dourada foi muito caçada por fazendeiros que a acusavam de matar animais domésticos. Pesticidas ingeridos por suas presas também contribuíram para diminuir muito sua população. Programas de proteção e leis rígidas fizeram que a população se tornasse estável, nos dias atuais.