domingo, 30 de dezembro de 2018

Baleia Cinza

Esta é a última postagem de 2018. Obrigado a aqueles que visitam o blog, escrevem comentários, fornecem fotos e dão sugestões. Até 2019, com novas postagens!
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Cetacea
Família: Eschrichtiidae
Gênero: Eschrichtius
Espécie: Eschrichtius robustus

A baleia cinza passa o verão no Ártico, próximo ao estreito de Bering. No inverno migra para as águas ao longo da Califórnia e México. Seu habitat são as águas costeiras, mares e oceanos.
É um animal pacífico, porém se ameaçado defende-se vigorosamente. Durante o verão, alimenta-se nos mares árticos para acumular gordura para sobreviver aos meses de inverno. Come moluscos, crustáceos e pequenos peixes.
A reprodução ocorre nos meses de inverno a cada dois anos. A gestação dura cerca de  13 meses. A mãe dá à luz a apenas um filhote. Para dar à luz, a mãe migra para as águas quentes da Califórnia e México. Nos primeiros meses, o filhote é alimentado com o leite da mãe, rico em gordura. Em pouco tempo, começa a comer alimentos sólidos. Com cerca de 8 meses torna-se independente. Torna-se adulto com cerca de 8 anos de idade. A expectativa de vida é de 77 anos.
A baleia cinza foi muito caçada nos séculos XVII e XVIII. Sua caça foi proibida em 1946. Apesar de sua população estar se recuperando, ainda está em perigo de extinção.

sábado, 29 de dezembro de 2018

Cobra Bicuda Verde

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Colubridae
Gênero: Ahaetulla
Espécie: Ahaetulla prasina

A cobra bicuda verde é encontrada na Ásia, nos seguintes países: Bangladesh, Butão, Camboja, China, Índia, Laos, Malásia, Cingapura, Tailândia e Vietnã. Seu habitat são as florestas.
É uma cobra de hábitos essencialmente diurnos. Passa boa parte do tempo no alto das árvores, porém também se movimenta com desenvoltura no chão. Seus grandes olhos lhe conferem uma excelente visão. Alimenta-se de pequenas aves, lagartos e rãs.
A reprodução pode ocorrer duas vezes por ano, de abril a julho e de dezembro a janeiro. É uma espécie vivípara. A mãe dá à luz de 4 a 10 filhotes, após uma gestação de cerca de seis meses.
Mesmo que a cobra bicuda verde seja peçonhenta, seu veneno não é fatal para o ser humano. Não está ameaçada de extinção.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Vespa Mandarina

Para conhecer outra espécie de vespa, clique aqui.

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Família: Vespidae
Gênero: Vespa
Espécie: Vespa mandarinia

A vespa mandarina é encontrada no leste e sudeste da Ásia. É muito comum no Japão. Seu habitat são as florestas, montanhas e áreas cultivadas.
É considerada a maior espécie de vespa conhecida e uma das mais perigosas. Vive em colônias comandadas por uma rainha. É um animal agressivo e territorial. Ataca em grupo colmeias de abelhas e outros insetos. Também alimenta-se de néctar de flores e frutas.
A reprodução ocorre no outono. As fêmeas produzem feromônios para atrair os machos. Uma vez fecundada, uma fêmea procura um local para se abrigar durante o inverno. A construção da colônia começa na primavera. No início, a fêmea, que se tornará a rainha da colônia, põe cerca de 40 ovos, que posteriormente se tornam vespas operárias. No verão, a rainha põe uma quantidade adicional de ovos. Aqueles que são fertilizados se tornarão fêmeas, que podem se tornar futuras rainhas. Os ovos não fertilizados se tornarão machos. As vespas operárias vivem alguns meses. A rainha vive cerca de um ano.
A vespa mandarina é considerada um praga na Ásia. Não está ameaçada de extinção.

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Papagaio do Mar de Crista

Última postagem da  série: "Puffin Rocks!"

Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
Família: Alcidae
Gênero: Fratercula
Espécie: Fratercula cirrhata

O papagaio do mar de crista é encontrado no Hemisfério Norte, desde o Alasca até o Japão. Seu habitat são as áreas costeiras.
É uma ave social. Vive em grandes colônias. É um excelente nadador. Alimenta-se pequenos peixes, crustáceos e moluscos.
A reprodução ocorre de abril a junho. A fêmea põe um único ovo, com período de incubação de 40 a 53 dias. Ambos os pais se encarregam de chocar o ovo e de alimentar o filhote, que é criado por cerca de 50 dias. Torna-se adulto aos 3 anos de idade. A expectativa de vida é cerca de 6 anos.
O papagaio do mar de chifre não está ameaçado de extinção.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Papagaio do Mar de Chifre

Mais uma postagem da série: "Puffin Rocks!"

Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
Família: Alcidae
Gênero: Fratercula
Espécie: Fratercula corniculata

O papagaio do mar de chifre é encontrado no Hemisfério Norte, desde o Alasca até a Rússia. Seu habitat são as áreas costeiras e praias rochosas.
É uma ave solitária e diurna. Nômade, costuma migrar conforme a disponibilidade de alimento.. Alimenta-se pequenos peixes, crustáceos, vermes marinhos e moluscos.
Forma casais fixos para a vida inteira. A reprodução ocorre de abril a maio. Nessa época, o papagaio do mar de chifre vive em  colônias. O ninho é  construído em uma fenda nas rochas. A fêmea põe um único ovo, com período de incubação de 41 dias. Ambos os pais se encarregam de chocar o ovo e de alimentar o filhote, que é criado durante 6 dias. 35  dias depois, o filhote é deixado sozinho, enquanto os pais procuram comida. Torna-se adulto com 3 anos de idade. Acredita-se que a expectativa de vida seja de 20 anos.
Nos anos 1970, o papagaio do mar de chifre teve muitos problemas por envenenamento por metais pesados. Hoje em dia, sua população é estável.

domingo, 23 de dezembro de 2018

Papagaio do Mar do Atlântico

Começando hoje uma nova série: "Puffin Rocks!"

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
Família: Alcidae
Gênero: Fratercula
Espécie: Fratercula arctica

Também conhecido como fradinho, o papagaio do mar do Atlântico é encontrado no Hemisfério Norte, desde o Canadá até a França. Seu habitat são as áreas costeiras e praias rochosas.
Vive solitário ou em pares. É um excelente nadador, mas não voa muito bem. Alimenta-se pequenos peixes e moluscos.
A reprodução ocorre em meados de junho, nessa época formam-se grandes colônias. Os machos lutam pelo direito de acasalar com as fêmeas. O acasalamento ocorre na água. O ninho é escavado pelo macho, próximo à área rochosa. A fêmea põe um único ovo, com período de incubação de 42 dias. Ambos os pais se encarregam de chocar o ovo e de alimentar o filhote. Cerca de 40 dias após o nascimento, o filhote é abandonado pelos pais. Com 49 dias, o filhote já pode voar. A expectativa de vida é de aproximadamente 30 anos.
O papagaio do mar do Atlântico já foi muito caçado no passado. Atualmente, sua população é estável.

Curiosidades:

  • A série animada irlandesa "Puffin Rock" conta as aventuras de dois jovens papagaios do mar, ensinando lições de ecologia e cidadania. No Brasil, é exibido pelo canal de streaming Netfix.

sábado, 22 de dezembro de 2018

Ganso da Gâmbia

Foto tirada no Zoológico de São Paulo.


Classificação: 
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Gênero: Plectropterus
Espécie: Plectopterus gambensis

O ganso da Gâmbia é encontrado em vários países da África subsaariana. Seu habitat são as áreas alagadas.
Vive em grupos de até 50 indivíduos. Passa a maior parte do tempo na água ou próximo dela. Alimenta-se basicamente de plantas, mas também come pequenos peixes e insetos.
A época reprodutiva varia de acordo com a região que habita, porém é mais comum de agosto a dezembro. Nessa época, machos tornam-se particularmente agressivos, travando violentas lutas contra seus rivais. Nidifica próximo à água, mas também pode construir ninhos em cavidades de rochas ou ocos de árvores.
O ganso da Gâmbia não está ameaçado de extinção, mas a destruição de seu habitat e a caça ilegal podem comprometer a espécie, num futuro próximo.

domingo, 16 de dezembro de 2018

Moreia Pintada

Foto tirada no Aquário de Ubatuba. Para conhecer um parente próximo, clique aqui.


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Anguilliformes
Família: Muraenidae
Gênero: Gymnothorax
Espécie: Gymnothorax ocellatus

A moreia pintada é encontrada desde as Grandes Antilhas, até a costa setentrional da América do Sul. Seu habitat são os recifes de coral e estuários.
É um animal noturno. Territorialista, é agressiva com aqueles que invadem seu território. Alimenta-se de pequenos peixes e crustáceos.
É um peixe ovíparo. Dos ovos, nascem larvas que crescem até se tornarem semelhantes aos adultos.
Não possui valor comercial. A moreia pintada não está ameaçada de extinção.

sábado, 8 de dezembro de 2018

Mico-leão de Cara Dourada

Foto tirada no Zoológico de São Paulo. Para conhecer um parente próximo, clique aqui.


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Primates
Família: Cebidae
Gênero: Leontopithecus
Espécie: Leontopithecus chrysomelas

O mico-leão de cara dourada é endêmico do Brasil. Seu habitat são as floretas.
É um  diurno.Vive em pequenos grupos de 2 a 8 indivíduos. Normalmente, o grupo é formado por um casal e seus filhotes. Os membros de um grupo costumam ser agressivos com aqueles que invadem seu território. Vocalizam para estabelecer o limite de um território. O mico-leão de cara dourada é onívoro. Alimenta-se de frutas, insetos, pequenos répteis e ovos.
Forma casais fixos para a vida inteira. A reprodução ocorre  na estação quente e seca, que vai de setembro a março. A mãe dá à luz a dois filhotes. após uma gestação de 125 a 132 dias. O casal se encarrega de cuidar dos filhotes. Tornam-se adultos com 18 a 24 meses de idade. A expectativa de vida é de cerca de 20 anos.
O mico-leão de cara dourada é um importante dispersor de sementes. Infelizmente, está ameaçado de extinção.

sábado, 1 de dezembro de 2018

Ceratofrino

Postagem com foto atualizada: tiê sangue.

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Ceratophyidae
Gênero: Ceratophrys
Espécie: Ceratophrys ornata

Também conhecido como untanha ou sapo-boi, o ceratofrino é encontrado na Argentina, Uruguai e no Brasil. Seu habitat é próximo aos cursos de água, temporários ou permanentes.
Passa boa parte do tempo enterrado. Enquanto está enterrado, cria uma camada de muco em torno de seu corpo para conservar a umidade.  Enquanto se alimenta, é voraz. Pode comer praticamente todos os pequenos animais que caibam em sua boca.
Reproduz-se durante os períodos de chuva intensa. Põe seus ovos em cursos de água temporários.
O ceratofrino está ameaçado de extinção. As principais ameaçadas são a destruição de seu habitat e a poluição.