Marcadores

sábado, 19 de julho de 2014

Mico-leão Dourado

Continuando a série "Animais das Cédulas de Real". O animal que está estampado na cédula de 10 reais está aqui. Então vamos prosseguir com o animal da próxima cédula...

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Primates
Família: Callitrichidae
Gênero: Leontophithecus
Espécie: Leontophithecus rosalia

O mico-leão dourado é encontrado nos poucos remanescentes de Mata Atlântica do Brasil. Alimenta-se de frutas, insetos, caracóis, lagartos, filhotes de aves, ovos e resina de árvores.
É um primata diurno e territorial que vive em pequenos grupos de 2 a 11 indivíduos. Em média, 3 a 7 membros de um grupo têm relação de parentesco. O grupo é constituído de um casal dominante, que vive junto durante a vida inteira, e outros animais de diferentes idades. Apenas o casal dominante se reproduz. A reprodução ocorre duas vezes por ano. Geralmente são gerados dois filhotes por vez, num período de gestação de 125 a 132 dias. Aos 3 meses de idade, os filhotes são desmamados. Ao atingir a maturidade, com cerca de dois anos de idade, os jovens abandonam o grupo. O mico-leão dourado pode viver cerca de quinze anos.
Infelizmente, o mico-leão dourado está criticamente ameaçado de extinção. Programas de reprodução em cativeiro e reintrodução de indivíduos no meio selvagem tem ajudado a conservar a espécie. É o símbolo da luta pela preservação das espécies brasileiras ameaçadas de extinção.

Curiosidades:
  • O mico-leão dourado está estampado no verso da cédula de 20 reais.  Esta cédula entrou em circulação em 27 de junho de 2002.

Imagem retirada do site do Banco Central do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário