Marcadores

domingo, 22 de junho de 2014

Tiê Sangue

Imagem atualizada.
Imagem retirada do jornal "Folha de São Paulo", 29/11/2018


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Thraupidae
Gênero: Ramphocelus
Espécie: Ramphocelus bresilius

Esta ave é endêmica do Brasil. Recebe o nome popular devido à plumagem de cor vermelha viva. É encontrada da Paraíba a Santa Catarina. Seu habitat são bordas de florestas, restingas e plantações. Às vezes, é encontrada em parques e praças de cidades.
Vive em casais ou pequenos grupos. É um pássaro frugívoro, isto é, alimenta-se basicamente de frutos, mas também come insetos e vermes.
Apresenta dimorfismo sexual. O macho tem uma plumagem vermelha e a fêmea uma plumagem parda. Torna-se adulto com um ano de idade, mas apenas aos dois anos o macho adquire a plumagem vermelha. Os jovens tem plumagem semelhante à da fêmea. 
Durante o acasalamento, o macho atrai a fêmea exibindo os dotes de sua plumagem. Constrói o ninho em forma de cesto, utilizando-se principalmente de fibras vegetais. São postos 2 a 3 ovos, com período de incubação de 13 dias. A fêmea incuba os ovos sozinha. Após o nascimento dos filhotes, estes são cuidados por diversos indivíduos, inclusive outros machos. Os filhotes tornam-se independentes 35 dias após o nascimento.
Felizmente, o tiê sangue não está ameaçado de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário