Iniciando nova série hoje. O tema desta série de postagens será os "pseudo-voadores". Espero que gostem!
Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural |
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Rodentia
Família: Sciuridae
Gênero: Glaucomys
Espécie: Glaucomys volans
A exemplo da rã-voadora, este mamífero roedor não voa, mas sim, plana de árvore em árvore. Assim como o anfíbio, utiliza-se da estrutura conhecida como patágio para planar.
O esquilo voador do sul pode ser encontrado no sudeste do Canadá, leste dos Estados Unidos, México e Honduras. Seu habitat são as florestas.
São animais de hábitos noturnos. São animais gregários ou solitários dependendo da época do ano. São muito hábeis para planar de árvore em árvore e escapar dos inimigos. São verdadeiros acrobatas aéreos. Utilizam-se de sons de alta frequência para se comunicar com outros da mesma espécie. Alimentam-se de nozes, frutas, sementes e ovos.
Vários machos vivem no território de uma fêmea durante a época do acasalamento. Uma fêmea pode acasalar com um ou mais machos. Ela faz seu ninho num oco de árvore. A gestação dura quarenta dias, gerando de 1 a 6 filhotes, em média 3. A mãe cuida sozinha dos filhotes, que em seis meses tornam-se independentes. Um esquilo voador pode viver aproximadamente 10 anos.
Existem outras 45 espécies de esquilo voador.
Existem outras 45 espécies de esquilo voador.
Não sabia disso agora que sei não preciso pesquisarrumar!!!!
ResponderExcluirAchei em algum site,enfim!
ResponderExcluirPreciso saber qual o periodo que ele plana
ResponderExcluirÓtimas informações! É um animal muito interessante. Jesus, o nome sobre todo nome (Filipenses 2:9) abençoe a todos, e que nos alimentamos da Palavra de Deus!
ResponderExcluir