Para conhecer um parente próximo, clique aqui.
Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural |
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Primates
Família: Cercophitecidae
Gênero: Papio
Espécie: Papio hamadryas
Esta espécie de babuíno é encontrada na África e na Ásia, nos seguintes países: Etiópia, Somália, Eritreia, Arábia Saudita e Iêmen. Seu habitat são as áreas semiáridas, estepes, planícies e savanas.
É um animal social. Vive em grandes grupos, formados por fêmeas e filhotes, liderados por um macho dominante. Cada membro do grupo tem sua posição social. Sua alimentação é variada. Come frutas, sementes, raízes, ovos, insetos e pequenos invertebrados.
A reprodução pode ocorrer em qualquer época do ano. O macho dominante acasala com todas as fêmeas adultas de seu grupo. Cada fêmea dá à luz a apenas um filhote, num período de gestação de 172 dias. O filhote torna independente com um ano de idade, tornando-se adulto por volta dos 4 anos de idade. Normalmente, os filhotes abandonam seu grupo natal, pouco depois de se tornarem independentes. A expectativa de vida é de aproximadamente 37 anos.
O babuíno sagrado não está ameaçado de extinção.
Curiosidades:
- No Antigo Egito, o babuíno sagrado era venerado e considerado sagrado. Muitos exemplares foram embalsamados. Muitas esculturas retratando o animal também foram encontradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário