Marcadores

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Doninha



Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Mustelidae
Gênero: Mustela
Espécie: Mustela nivalis

A doninha é um mamífero predador encontrado na Europa, grande parte da Ásia e América do Norte. Seu habitat é geralmente associado a habitações humanas, como áreas agrícolas e campos. Faz sua toca num buraco ao lado de um muro, no canto de um celeiro ou aproveita uma toca abandonada por outro animal.
É um predador voraz e oportunista. Alimenta-se geralmente de roedores, pássaros, rãs, cobras, lagartixas, insetos e ovos. Algumas vezes, ataca coelhos e lebres. Até mesmo aves de rapina que tentem abatê-la, podem se tornar suas vítimas. Tem o olfato aguçadíssimo. Segue o rastro de sua vítima, salta sobre ela e dá uma mordida certeira na nuca.
Vive geralmente solitária ou em pequenos grupos. O acasalamento ocorre em fevereiro. Faz seu ninho usando capim ou folhas. Nascem habitualmente de 4 a 6 filhotes, após um período de gestação de 34 a 37 dias. Só a fêmea participa dos cuidados parentais. Atinge a maturidade sexual aos 4 meses de idade.
Nas regiões setentrionais, seu pelo se torna branco no inverno. Nas regiões menos frias, o pelo apenas adquire uma tonalidade mais clara.
A doninha não se encontra em extinção. Foi introduzida na Austrália e Nova Zelândia com a intenção de combater coelhos e roedores que se tornaram pragas para as colheitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário