Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural |
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Fennecus
Espécie: Fennecus zerda
Esta pequena raposa é encontrada no norte da África, através do Saara, na península do Sinai e a leste até o Kuwait. Seu habitat são os desertos arenosos, semidesertos e savanas.
A característica mais marcante desse animal são as grandes orelhas, que chegam a ser maiores que a própria cabeça. As orelhas funcionam como órgãos regulares de temperatura corporal. Além disso, tem uma audição apuradíssima. As solas de suas patas tem pelos que as protegem do calor do deserto.
O feneco é onívoro, come tanto plantas como animais. Alimenta-se geralmente de pequenos animais como: insetos, roedores, aves e répteis. Aprecia também ovos. De vez em quando, come plantas rasteiras do deserto. Nunca bebe água. Retira de seus alimentos toda água que necessita. É um animal noturno. Passa o dia dentro de tocas escavadas em dunas de areia.
Vive solitário ou em pequenos grupos. Torna-se adulto com um ano de idade. O macho forma um pequeno harém de fêmeas. O harém é protegido ferozmente contra os rivais. A gestação é de 51 dias. A fêmea dá à luz de 2 a 5 filhotes. Não se conhece a longevidade do feneco em liberdade, mas pode viver 14 anos em cativeiro.
Em algumas localidades, o feneco é criado como animal de estimação. Não é considerado um animal ameaçado de extinção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário