Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural |
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Rodentia
Família: Sciuridae
Gênero: Marmota
Espécie: Marmota monax
Esta espécie de marmota é encontrada nos Estados Unidos, Canadá e Alasca. Seu habitat são florestas, campos e pastagem. Também é encontrada próximo a habitações humanas.
Normalmente é um animal solitário e diurno. Também é muito territorial e anti-social. Cava tocas e explora os arredores com frequência atenta a predadores e em busca de alimento. Come grãos, flores, folhas, cascas de árvores, insetos e ovos. Acumula bastante gordura no corpo para suportar os meses de hibernação no inverno. Hiberna no interior da sua toca. Durante a hibernação, as entradas da toca são fechadas.
A reprodução ocorre logo após acordar do sono da hibernação. Um macho acasala com várias fêmeas. A gestação dura de 31 a 32 dias. São gerados de 1 a 9 filhotes por vez. Os filhotes tornam-se independentes aos dois meses de idade, tornando-se adultos mais ou menos com um ano de idade. A longevidade é de cerca de 6 anos, em liberdade.
A marmota monax soube se beneficiar da atividade humana, portanto não está ameaçada de extinção.
- Em 2 de fevereiro, na cidade de Punxsutawney, a 120 quilômetros de Pittsburgh, nos Estados Unidos, é comemorado o "Dia da Marmota".
- No filme "Feitiço do Tempo"(Groundhog Day, no original) é citado o "Dia da Marmota".
Nenhum comentário:
Postar um comentário