Imagens retiradas de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural.
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Ophisthocomiformes
Família: Oposthocomidae
Gênero: Opisthocomus
Espécie: Opisthocomus hoazin
Esta estranha ave é encontrada na América do Sul, na Região Amazônica, nos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Brasil, Suriname e Guiana Francesa. Seu habitat são as florestas tropicais, áreas costeiras, pântanos e mangues.
Vive próximo a cursos de água. A cigana é uma ave inusitada. Voa mal, tem dificuldade de subir em árvores e não sabe nadar. Por esse motivo, seu território não costuma ser muito extenso. Vive em grandes grupos liderados por um casal dominante. Tem hábitos noturnos e crepusculares. Alimenta-se principalmente de folhas. Ocasionalmente, come flores e frutas. Seu estômago possui bactérias especiais para digerir sua dieta de folhas.
A reprodução ocorre na época das chuvas. A mãe põe de 2 a 4 ovos, com período de incubação de 30 a 31 dias. Os filhotes também são inusitados. Eles tem garras em suas asas, usadas para escalar os galhos das árvores. Além disso, enquanto são pequenos, nadam razoavelmente bem. Tornam-se adultos por volta dos dois anos de idade. A expectativa de vida é de aproximadamente 8 anos.
A cigana ainda não está ameaçada da extinção, mas a destruição de seu habitat pode torná-la uma ave rara, num futuro próximo. Em algumas partes do Brasil, a cigana é utilizada como alimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário