Marcadores

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Peixe Gatilho Rainha

Para conhecer um parente próximo, clique aqui.

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Tretaodontiformes
Família: Balistidae
Gênero: Balistes
Espécie: Balistes vetula

Também conhecido como cângulo rei, este peixe é encontrado no Oceano Atlântico, que banha alguns países da África e da América do Norte. Seu habitat são os recifes de coral.
Vive solitário ou em pequenos cardumes. Alimenta-se de invertebrados marinhos como poliquetas, mariscos e crustáceos. Também come algas.
A reprodução pode ocorrer durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno.O macho torna-se territorial e estabelece um harém de fêmeas. 
O peixe gatilho rainha é muito apreciado como peixe de aquário. Em alguns países, é consumido como alimento.

domingo, 27 de maio de 2018

Tritão Listrado

Como prometido, apresentando a postagem comemorativa do centésimo anfíbio do blog.

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Caudata
Família: Salamandridae
Gênero: Ommatotriton 
Espécie: Ommatotriton vittatus

O tritão listrado é encontrado no Oriente Médio, nos seguintes países: Israel,  Jordânia; Líbano, Síria e no Território Palestino. Seu habitat são as florestas de coníferas e áreas subalpinas.
Alimenta-se basicamente de insetos e suas larvas aquáticas.
O dimorfismo sexual é claro. O macho possui uma espécie de "barbatana" em suas costas. A reprodução ocorre na água. Utiliza-se lagos, diques, riachos e canais.  A fêmea põe de 50 a 100 ovos.
Em Israel, o tritão listrado é criado como animal de estimação. Ainda não está ameaçado de extinção, mas o uso de inseticidas, desmatamento, urbanização e poluição podem comprometer a espécie num futuro próximo.

sábado, 26 de maio de 2018

Cágado Grego

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Testudines
Família: Testudinidae
Gênero: Testudo
Espécie: Testudo graeca

Também conhecido como tartaruga grega, este réptil é encontrado em parte da Europa e Oriente Médio. Seu habitat são as florestas, áreas áridas, dunas e pastagens.
Gosta bastante de temperaturas altas. É um animal pouco exigente em termos de alimentação. Come folhas, flores, frutos, minhocas, caracóis e lesmas. Quando o inverno se aproxima, escava uma toca para hibernar.
A reprodução ocorre na primavera, pouco depois do cágado acordar da hibernação do inverno. O macho inicia uma corte "acirrada e violenta"com a fêmea, atacando-a. O acasalamento ocorre depois do macho ter vencido a "luta". A fêmea põe de 2 a 7 ovos.
Em algumas localidades, o cágado grego é criado como animal de estimação. Infelizmente, está ameaçado de extinção.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Ave Lira

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados 
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Menuridae
Gênero: Menura
Espécie: Menura novaehollandiae

A ave lira é encontrada na Austrália e Tasmânia. Seu habitat são as florestas tropicais e temperadas.
Possui uma bela plumagem. É uma ave diurna de hábitos solitários. À noite, descansa nos galhos das árvores, para se proteger dos predadores que vivem no solo. Voa muito mal. Normalmente, procura alimento no chão. Não é exigente em termos de alimentação. Come insetos, aranhas, pequenos crustáceos e larvas.
O acasalamento ocorre no final do inverno. O macho exibe sua bela plumagem e vocaliza para atrair a fêmea. Após o acasalamento, a fêmea é abandonada pelo macho. Sozinha, a fêmea constrói o ninho, onde põe um único ovo, com período de incubação de 50 dias. O filhote torna-se adulto com 4 a 5 anos de idade. A expectativa de vida é de cerca de 15 anos.
A ave lira já foi muito caçada por causa de sua bela plumagem. Hoje em dia, sua população é estável.

Curiosidades:
  • A ave lira é capaz de imitar o canto de outras aves que vivem em seu habitat. Alguns indivíduos da espécie também foram capazes de imitar sons artificiais, como motosserras.

sábado, 19 de maio de 2018

Caranguejo Aratu Vermelho

Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Família: Grapsidae
Gênero: Grapsus
Espécie: Grapsus grapsus

O caranguejo aratu vermelho é encontrado nos Estados Unidos, México, Peru, Equador, Brasil e nas Ilhas Galápagos. Seu habitat são o litoral e as praias rochosas.
É mais ativo durante o período da manhã e à tarde. Quando adulto, é um animal solitário. Os juvenis formam pequenos grupos. Durante a noite, ou quando não está se alimentando, refugia-se em fendas nas rochas. Alimenta-se de esponjas marinhas, pequenos crustáceos, algas, pequenos peixes e carniça.
Pode reproduzir-se várias vezes ao ano. Os machos lutam ferozmente pelo direito de acasalar com as fêmeas. Uma vez fecundada, uma fêmea põe de 20 a 100 ovos, que são incubados no interior de seu corpo durante cerca de 3 meses. Dos ovos nascem larvas que farão parte do plâncton. Após algumas fases de metamorfose, as larvas tornam-se indivíduos juvenis, semelhantes aos adultos. A expectativa de vida é de cerca de 10 anos.
Não há dados suficientes quanto ao seu estado de conservação na natureza.

domingo, 13 de maio de 2018

Vicunha

Última postagem da série "Camelos do Andes"...
Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Artiodactyla
Família: Camelidae
Gênero: Vicugna
Espécie: Vicugna vicugna

A vicunha é encontrada no Peru, Chile, Argentina e Bolívia.  Seu habitat são as montanhas e áreas semiáridas.
É o menor representante da família dos camelídeos. Alguns cientistas acreditam que a vicunha seja ancestral da alpaca. É um animal sociável. Forma bandos constituídos de um macho dominante adulto, várias fêmeas e filhotes. Alimenta-se basicamente de ervas e plantas rasteiras.
A estação de acasalamento varia conforme a região em que vive.  Gestação dura cerca de 330 a 350 dias. Cada fêmea dá à luz a apenas um filhote. A mãe cuida do filhote por 8 a 9 meses. Torna-se adulto aos  dois anos de idade.
É um animal muito importante na produção de lã. Era criada intensamente pelos incas. Sua lã é considerada uma das melhores do mundo. A vicunha não está ameaçada de extinção.

sábado, 12 de maio de 2018

Alpaca

Mais uma postagem da série "Camelos dos Andes".

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Artiodactyla
Família: Camelidae
Gênero: Lama
Espécie: Lama pacos

A alpaca era encontrada em estado selvagem no Peru e na Bolívia. Foi domesticada e hoje é criada em várias partes do mundo. Seu habitat são as montanhas, áreas abertas e pradarias.
É um animal sociável. Forma bandos constituídos de um macho adulto, várias fêmeas e filhotes. Alimenta-se basicamente de ervas.
Pode reproduzir-se durante todo o ano. Gestação dura cerca de 11 meses. A futura mãe afasta-se do grupo para dar à luz. Nasce apenas um filhote, que é amamentado pela mãe por 6 a 8 semanas.  Torna-se adulto com um a  dois anos de idade. A expectativa de vida é de 20 anos.
É um animal muito importante na produção de lã. Era criada intensamente pelos incas. Praticamente todas as alpacas que existem, nos dias de hoje, são domesticadas.

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Guanaco

Começando hoje uma nova série: "Camelos dos Andes".

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Artiodactyla
Família: Camelidae
Gênero: Lama
Espécie: Lama guanicoe

O guanaco é nativo do Peru, da Bolívia e do Chile. Foi introduzido na Argentina. Seu habitat são as regiões montanhosas, florestas e desertos.
Tem uma estrutura social flexível, dependendo da época do ano. Pode formar grandes ou pequenos grupos. Viver em grupo é uma boa estratégia para se proteger de predadores. Migra conforme a disponibilidade de alimentos. É herbívoro. Alimenta-se de plantas, cogumelos e líquens.
Pode reproduzir-se durante todo o ano. Porém, é mais frequente durante o verão. Um macho forma um grupo com algumas fêmeas, sendo agressivo contra outros machos. A mãe dá à luz a apenas um filhote após uma gestação de 345 a 360 dias. O filhote é criado pela mãe. Torna-se independente com cerca de 11 meses de idade. Torna-se adulto aos dois anos. A expectativa de vida é de 28 anos.
O guanaco é importante na produção de lã. Não está ameaçado de extinção. 

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Monitor de Cauda Espinhosa

Foto tirada no Instituto Butantan.


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Varanidae
Gênero: Varanus
Espécie: Varanus achanthurus

O monitor de cauda espinhosa é endêmico da Austrália. Seu habitat são os desertos e áreas semiáridas.
É um pequeno lagarto de hábitos diurnos. Costuma se esconder em buracos ou ocos de árvores.  Alimenta-se de insetos, pequenos répteis e mamíferos.
Pouco se sabe sobre sua reprodução. Acredita-se que a fêmea ponha até 11 ovos. O período de incubação é de aproximadamente 100 dias.
Em algumas localidades, é criado como animal de estimação. Não há dados consistentes quanto ao seu estado de conservação em natureza.

domingo, 6 de maio de 2018

Cegonha Bico de Sapato

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Balaenicipitidae
Gênero: Balaeniceps
Espécie: Balaeniceps rex

A cegonha bico de sapato é encontrada na África, nos seguintes países: Sudão, Etiópia, Zaire, Zâmbia e Uganda. Seu habitat são os pântanos e áreas úmidas.
É uma ave pernalta.  Com suas longas pernas anda facilmente pelos cursos de água. Usa seu bico especialmente adaptado para capturar suas "presas escorregadias". Alimenta-se basicamente de peixes e animais aquáticos, mas também come pequenos mamíferos e répteis. É um animal diurno.
A reprodução ocorre no começo da estação seca. Constrói um ninho próximo à água. A fêmea põe até 3 ovos, com período de incubação de cerca de 30 dias. Ambos os pais cuidam dos filhotes por quatro semanas. Normalmente, só um filhote sobrevive. Torna-se adultos aos 3 anos de idade. A expectativa de vida é de 36 anos.
A cegonha bico de sapato não está ameaçada de extinção.

sábado, 5 de maio de 2018

Rã Arlequim

Postagens com imagens atualizadas: lobo da Etiópia, porco-espinho brasileiro e petauro do açúcar.

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Bufonidae
Gênero: Atelopus
Espécie: Atelopus varius

A rã arlequim é encontrada desde o sul da América Central até o Sudeste da América do Sul. Seu habitat é a floresta tropical úmida.
Vive próximo a cursos de água corrente. Alimenta-se de moscas e outros pequenos insetos.
Na época da reprodução, o macho atrai a fêmea coaxando. O macho fertiliza os ovos à medida em que a fêmea os põe. São postos de 30 a 75 ovos. Os girinos eclodem dos ovos em cerca de 36 horas. Sofrem metamorfose até se tornarem adultos. A expectativa de vida na natureza é desconhecida. Vive até dez anos em cativeiro.
A rã arlequim está criticamente ameaçada de extinção, devido à destruição de seu habitat.

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Serpente Caiçara

Foto tirada no Zoológico de São Paulo.


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Viperidae
Gênero: Bothrops 
Espécie: Bothrops moojeni

A serpente caiçara é encontrada na Bolívia, Argentina, Paraguai e Brasil. Seu habitat são os cerrados e campos.
É um animal basicamente terrestre. É uma serpente peçonhenta e agressiva. Seus hábitos são noturnos. Alimenta-se de lagartos, pequenos mamíferos e aves, anfíbios e outras serpentes.
A reprodução ocorre na estação das chuvas. É uma serpente vivípara. A fêmea dá à luz de 12 a 14 filhotes, após uma gestação de aproximadamente 4 meses. A expectativa de vida é de cerca de 15 anos.

terça-feira, 1 de maio de 2018

Abelha Jataí

Postagem em homenagem ao Dia do Trabalho. Espero que gostem!
Imagem retirada da Internet
Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Família: Apidae
Gênero: Tetragonisca
Espécie: Tetragonisca angustula

A abelha jataí também é conhecida como abelha indígena. É encontrada na América Tropical, ou seja, no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Guianas, Honduras, Nicarágua, Guatemala, Honduras e México. Seu habitat original são as florestas.
É uma das espécies de abelhas sem ferrão. É uma abelha considerada rústica e de fácil adaptabilidade. Adapta-se muito bem ao ambiente urbano. Constrói seu ninho com cera e resina. A entrada do ninho é constituída de um tubo de cera, no qual é fechado pelas abelhas durante a noite.
Ao contrário da maioria das espécies de abelha produz pouco mel. Isso torna o produto caro. O mel é muito procurado pelas propriedades medicinais. É usado como fortificante e anti-inflamatório.  A abelha jataí também é muito importante para a polinização de cultivos de frutas.