Marcadores

quarta-feira, 27 de março de 2013

Caranguejo de Pintas Vermelhas dos Corais



Imagem retirada da Internet


Classificação:
Reino Animal
Filo: Artrópodes
Classe: Crustacea
Ordem: Decapoda
Família: Trapeziidae
Gênero: Trapezia
Espécie: Trapezia rufopunctata

Esta espécie de caranguejo é encontrada no Oceano Indo-Pacífico, mais precisamente da Malásia ao Japão. É uma espécie bentônica que vivem em associação com algumas espécies de corais.
Alimenta-se basicamente dos tecidos do corpo dos corais. Em troca, defende seu hospedeiro de estrelas do mar predadoras de corais.
É muito apreciado por aquaristas por causa das suas belas cores.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Babuíno



Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural


Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Primates
Família:  Cercophitecidae
Gênero: Papio
Espécie: Papio cynocephalus

O babuíno é encontrado em praticamente toda a África. Seu habitat são as savanas, florestas abertas e florestas galerias.
São animais muito vorazes. Possui grandes caninos, que são maiores nos machos.  A dieta dos babuínos é muito variada: insetos, frutas, cereais e pequenos répteis. Algumas vezes, atacam antílopes e outros macacos. 
Os babuínos vivem em bandos, chefiados por um macho dominante. A hierarquia social é complexa e rígida. A gestação dura de 175 a 181 dias. Apenas um filhote é gerado. O filhote é desmamado com um ano de idade. Um babuíno vive, em média, 14 ou 15 anos.
O principal inimigo natural do babuíno é o leopardo. Os filhotes são vítimas frequentes desse felino. Porém, em localidades onde o ser humano extinguiu o leopardo, o babuíno tem sido um grande problema para os agricultores.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Lúcio


Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural


Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Esociformes
Família: Esocidae
Gênero: Esox
Espécie: Esox lucius

O lúcio é um dos maiores e mais agressivos peixes predadores de água doce, se não o mais voraz. Pode atingir até 1,5 metros de comprimento e pesar 23 quilogramas. Seu habitat são os lagos e os pântanos do hemisfério norte. É encontrado no Canadá, Estados Unidos, Espanha e Rússia.
É um peixe de hábitos solitários. Mimetizando com a vegetação aquática, passa a maior parte do tempo imóvel. Move-se rapidamente quando avista uma potencial presa. Possui numerosos dentes afiados que podem se dobrar para dentro, a fim de impedir a fuga da presa. Suas habituais presas são peixes menores, aves, rãs, lagartos e pequenos mamíferos.
Forma casais apenas na época da reprodução, na primavera. Os ovos eclodem em aproximadamente duas semanas. Os machos tornam-se adultos aos 2 anos de idade e as fêmeas aos 3 anos de idade. Um lúcio pode viver até 24 anos.

terça-feira, 5 de março de 2013

Arara Canindé



Foto fornecida pelo biólogo Gabriel Morand. Clique na foto para visualizá-la melhor.

Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Gênero: Ara
Espécie: Ara ararauna

Esta bela ave é encontrada no Brasil (da Amazônia até o Paraná), no leste do Panamá e norte da Colômbia, Venezuela, Guianas, Perú, Bolivia, até o norte de Argentina e Paraguai e no oeste do Equador. Seu habitat são as florestas de galeria, várzeas de palmeiras e florestas altas.
Alimenta-se basicamente de frutos, sementes e nozes. Pode percorrer grandes distâncias, alternando entre áreas de alimentação e descanso.
Vive em pares ou pequenos grupos. Poucas vezes encontrada em grupos grandes. Já foi registrada uma comunidade que tinha 30 indivíduos. Nidifica em buracos de grandes palmeiras mortas. Põe dois ovos que são incubados por 24 a 26 dias.
Não é considerada ameaçada de extinção, mas tem sido muito apreciada como animal de estimação. Isso pode fazer com que sua população diminua até a extinção.