Marcadores

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Peixe Palhaço

Eu  havia feito o rascunho desse texto há algum tempo. Lembrei de publicá-lo agora. Espero que gostem!

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Perciformes
Família: Pomacentridae
Gênero: Amphiprion
Espécie: Amphiprion percula

O peixe palhaço é conhecido por viver associado as anêmonas. Eles são imunes aos tentáculos urticantes de sua hospedeira. Isso se deve a uma camada de muco especial que recobre seu corpo. O peixe geralmente se alimenta de pequenos crustáceos e de restos de comida desprezados pela anêmona. É uma associação vantajosa, pois o peixe palhaço ganha moradia e proteção e a anêmona pode se livrar de parasitas, pois seu “hóspede” também os come. Pode alimentar-se também de plâncton, algas, larvas, camarões e peixes menores.
Os peixes palhaços geralmente vivem aos pares. Podem por cerca de 100 ovos com período de incubação de 7 dias. Podem viver de 3 a 5 anos.
Seu habitat é nos mares e oceanos, dentro dos recifes de coral do Oceano Pacífico e Oceano Índico.
Em muitos países, são muito procurados como peixes ornamentais. Porém, graças ao fato de sobreviverem muito bem ao cativeiro e procriarem com facilidade, não estão ameaçados de extinção.

Curiosidades:
  • Todos os peixes palhaços nascem machos, mas têm no seu interior, os órgãos necessários para se tornarem fêmeas. Se a fêmea morre, um macho torna-se fêmea e assume seu lugar.
  • Se o peixe palhaço passar mais de um dia longe da anêmona, perde sua camada de muco protetora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário