Hoje eu estarei iniciando uma enquete para decidir o tema da postagem da aniversário de dois anos do Zoológico Virtual. Por favor, votem na ave de sua preferência. O vencedor será postado no dia 27 de junho.
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
Gênero: Falco
Espécie: Falco sparverius
O falcão quiriquiri é o menor dos falcões conhecidos e uma das menores aves de rapina do Brasil. É encontrado desde o Alasca, Canadá, Terra do Fogo e Brasil. Seu habitat são as áreas semi-urbanizadas, beiras de estradas, ambientes abertos , cerrados e campos. Adaptou-se muito bem às áreas colonizadas pelo homem.
Caça a partir de poleiros fixos, que podem ser galhos ou até mesmo fios elétricos. Avistada a presa, ela é capturada e morta no solo, sendo carregada de volta ao poleiro. Alimenta-se principalmente de insetos e lagartos. Às vezes, captura roedores, pequenas cobras e aves.
O macho e a fêmea apresentam dimorfismo sexual. O macho é cinza azulado no alto da cabeça e asa, enquanto as costas e a
cauda são marrom avermelhado, finamente estriadas de negro. Possui uma larga
faixa negra sub terminal na cauda e ponta branca. A fêmea têm as costas e asas marrom avermelhada, com as estrias negras finas,
sem o cinza azulado do dorso do macho ou a faixa negra subterminal na
cauda.
Nidifica em ocos de árvores, buracos de barrancos e até cupinzeiros. A fêmea põe até quatro ovos, que são incubados de 27 a 32 dias. Os filhotes apresentam dimorfismo sexual semelhante ao dos adultos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário