Marcadores

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Esquilo Vermelho

Foto fornecida pela amiga Mitico Kobayashi.


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Rodentia
Família: Sciuridae
Gênero: Sciurus
Espécie: Sciurus vulgaris

Também conhecido como esquilo europeu, este roedor é encontrado por praticamente toda a Europa e no norte da Ásia. Seu habitat são as florestas temperadas, florestas de coníferas, parques e jardins.
Tem hábitos diurnos, ficando ativo até o final da tarde. É um animal predominantemente arborícola e solitário. É um ótimo escalador, andando com desenvoltura nos galhos das árvores. Desce ao chão para procurar alimento e enterrar sua comida. Alimenta-se de sementes, nozes, frutas, brotos, cascas de árvore, insetos e ovos. Não hiberna no inverno. Durante a estação fria, localiza pelo olfato, o alimento que enterrou anteriormente.
Pode reproduzir-se durante todo o ano, porém isso é mais comum durante o final do inverno até o início do verão. Podem ocorrer até duas ninhadas por ano. Os machos travam lutas ferozes pelo direito de acasalar com as fêmeas. Normalmente, uma fêmea costuma acasalar com o macho mais forte. A mãe dá à luz de 5 a 7 filhotes por vez, num período de gestação de 38 a 39 dias. Os filhotes são cuidados pela mãe por até 10 semanas. Tornam-se adultos com um ano de idade. A expectativa de vida é de 10 a 12 anos.
A população do esquilo vermelho ainda é estável, porém a destruição de seu habitat e atropelamentos, podem colocar a espécie em risco, num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário