Marcadores

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Onça Pintada



Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Phantera
Espécie: Phantera onca

A onça pintada é o maior carnívoro e o maior felino brasileiro. Também é conhecida como jaguar. Difere da onça parda pelo tamanho e pelas manchas que possui no seu corpo. Seu pelo manchado serve como uma perfeita camuflagem. Seu habitat são as florestas tropicais, pradarias e pântanos da América do Sul e Central, no México, Belize, Suriname, Brasil (exceto no leste) e Argentina.
A onça pintada é um felino que geralmente caça à noite. Sua dieta é muito variada. Alimenta-se de grandes mamíferos, peixes e répteis. Nem animais aquáticos escapam à sua investida. Este imponente predador é um ótimo nadador.
É um animal solitário, exceto durante a época do acasalamento. A gestação é de 93 a 105 dias. A fêmea dá à luz, na maioria das vezes, dois filhotes, geralmente na época das chuvas. Os filhotes tornam-se independentes aos dois anos de idade, podendo viver aproximadamente 20 anos. 
Infelizmente, encontra-se em extinção devido à caça e destruição de seu habitat.

Curiosidades:
  • Entre os indígenas americanos, a onça pintada foi sempre símbolo de força e poder. Os Maias acreditavam que a onça pintada era capaz de se comunicar com os espíritos dos mortos. Os indígenas brasileiros acreditavam que se esfregassem gordura de uma onça abatida no corpo dos meninos, isso os tornaria fortes e valentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário