Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online |
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Iguanidae
Gênero: Iguana
Espécie: Iguana iguana
A iguana verde, também conhecida como iguana comum, é um réptil que lembra muito um pequeno dinossauro. Sua distribuição original é nas Américas Central e do Sul. Seu habitat são as florestas tropicais, beiras de rios, mangues e regiões pantanosas.
É um animal muito ágil que se move muito bem nas árvores e em terra. Apesar de não apreciar muito a água, é um ótimo nadador. É um réptil essencialmente diurno. Os filhotes são carnívoros. Alimentam-se de insetos, ovos e pequenos vertebrados. Em contraste aos filhotes, os adultos são herbívoros. Alimentam-se de brotos, frutas, flores e folhas. As iguanas são solitárias durante o dia. Formam pequenos grupos à noite.
O acasalamento ocorre no outono e dura várias semanas. Nesse período, os machos lutam para acasalar com o maior número de fêmeas. Cada fêmea põe cerca de 12 a 40 ovos, com período de incubação de 8 a 12 semanas. Tornam-se adultos aos dois anos de idade. Vivem cerca de 15 anos em liberdade e até 20 anos em cativeiro.
Não se encontra em perigo de extinção, graças a programas de conservação da espécie.
Curiosidades:
- As iguanas tem sido muito apreciadas como animais de estimação, o que também tem salvado esses magníficos répteis da extinção. Porém, para possuir um animal silvestre como este, deve-se ter autorização dos órgãos ambientais locais. No Brasil, deve-se ter autorização do Ibama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário